Você sabia que a República Tcheca não usa euro? | Dicas para fazer o melhor câmbio

Troca de informações sobre destinos na República Checa.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19837 Administrador
Qua Mai 08, 2019 9:40 am
Imagem

Embora a República Tcheca seja membro da União Europeia há quinze anos, o país usa sua própria moeda: a coroa tcheca. Portanto, os turistas às vezes têm dificuldade em entender a logística e os preços em lojas e restaurantes, e às vezes é difícil escolher o banco certo ou a casa de câmbio para trocar dinheiro. Para te ajudar a não cair em furadas, reunimos algumas dicas de como conseguir coroas tcheca ao melhor câmbio e sem mistérios.

Leia também: Quantos euros devo levar na minha viagem?

Seus direitos ao trocar dinheiro

Todo viajante tem o direito de cancelar uma transação: se você trocar euros por coroas tchecas por uma taxa de câmbio específica em uma casa de câmbio e, após a mudança, descobrir que a taxa de câmbio é desfavorável, você tem o direito de cancelar a transação dentro de três horas. Após a troca, guarde o recibo e verifique se ele inclui a data e a hora corretas da transação. Então, você deve retornar ao mesmo local com o recibo e solicitar o cancelamento e reembolso. O escritório de câmbio só é obrigado a devolver valores de até 1.000 euros. O tempo para o reembolso vale apenas para o tempo durante o qual está aberto. Portanto, a hora indicada no recibo é importante: se o funcionário fechar a loja uma hora após a transação, as duas horas restantes do limite de três horas serão retomadas no dia seguinte, quando o escritório for reaberto.

As agências de câmbio não estão autorizadas a cobrar taxas por seus serviços. Todas as comissões devem ser incluídas na taxa de câmbio oferecida para que você possa calcular e comparar os preços imediatamente e escolher o escritório de câmbio mais favorável a seu critério. Não há taxas de câmbio duplas: um escritório de câmbio está autorizado a usar apenas uma taxa de câmbio. Não é mais possível usar taxas VIP preferenciais. Todo o procedimento de troca deve ser transparente e claro.

No que prestar atenção em casas de câmbio

A primeira coisa que você deve prestar atenção é na taxa de câmbio entre a coroa tcheca e a moeda que você deseja vender. Recomendamos verificar a taxa de câmbio atual na internet antes da transação, preferencialmente no site oficial do Banco Nacional da República Tcheca. Então, você pode escolher um escritório de câmbio próximo ou aquele que oferece a taxa de câmbio mais favorável. Preste também atenção ao recibo e verifique se ele contém a data e a hora corretas da transação. Em seguida, guarde o recibo caso você não tenha certeza se a taxa de câmbio oferecida é favorável ou não. Você pode cancelar a transação com o provedor dentro de três horas após a transação inicial com o recibo, conforme mencionado acima.

Aqui, também vale sempre a regra do bom senso. Se você se deparar com uma casa de câmbio visualmente suspeita, velha e suja, escolha outra para maior segurança. O mesmo vale para aquelas que oferecem um valor de câmbio que aparentemente é muito mais benéfico do que as ofertas concorrentes. Sempre suspeite, afinal, com dinheiro não se brinca.

Retirada em caixa eletrônico e cartão de crédito

Você também pode obter coroas tchecas retirando dinheiro de um caixa eletrônico local. Recomendamos retirar coroas de caixas eletrônicos localizadas dentro de bancos e evitar alguns caixas eletrônicos privados que não oferecem necessariamente taxas de câmbio favoráveis. Você deve saber quanto deve retirar antes de iniciar a transação. Alguns caixas eletrônicos só permitem retirar, como mínimo, uma quantia alta quando eles detectam que você está sacando dinheiro de uma conta estrangeira. Você paga IOF de 6,38% em qualquer operação de saque.

Caso você vá ficar pouco tempo no país e não queira trocar dinheiro, há sempre a opção de pagar com um cartão de débito ou crédito. Você também paga IOF de 6,38%, mas acumula milhas aéreas, e é mais seguro do que andar com muito dinheiro no bolso.

Leia também: Quanto devo dar de gorjeta na Europa?

Boa viagem!

E você, conhece a República Tcheca? Como fez câmbio? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qua Mai 08, 2019 1:51 pm
Ao planejar uma eurotrip passando pela República Tcheca, essa informação tão essencial pode passar despercebida. Imagina o susto! E é sempre de utilidade pública saber dicas sobre como encontrar casas de câmbio seguras e os direitos que temos nesse serviço.

sergiod2686414850 Mensagens: 4
Sex Mai 10, 2019 12:19 pm
"As agências de câmbio não estão autorizadas a cobrar taxas por seus serviços."
Essa regra também se aplica ao Banco do Brasil? As últimas vezes comprei moeda lá, eles cobravam R$ 60 por operação.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mai 10, 2019 6:48 pm
Sérgio,

A matéria é sobre a República Tcheca.





Booking.com

Voltar para “República Checa”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio