Não consigo marcar meu assento no avião

Troca de informações sobre assentos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Sex Jan 13, 2017 7:25 am
Imagem
Classe Econômica da Alitalia no Airbus A330-200.

Você comprou a passagem aérea e posteriormente foi marcar o assento, quando teve uma desagradável surpresa: a marcação do assento é cobrada. Sim, isso existe e está cada vez mais comum no mundo da aviação. As companhias aéreas fazem isso para aumentar os lucros (ou diminuir os prejuízos).

Basicamente funciona assim:
- Primeira Classe e Classe Executiva sempre podem marcar gratuitamente;
- Premium Economy geralmente pode marcar gratuitamente;
- Classe Econômica na maioria dos casos precisa pagar para marcar;
- Passageiros Elite geralmente podem marcar gratuitamente.

Aí você se pergunta como fará para marcar o assento sem pagar. Em praticamente todos os casos, quando abre o check-in on-line você poderá marcar gratuitamente. No aeroporto, no balcão de check-in, a marcação também será gratuita. A desvantagem é que a maioria dos passageiros já terão marcado o assento, então você ficará com a sobra. Pode ser que você sequer consiga ficar ao lado do seu companheiro de viagem.

Vale lembrar que todas as companhias aéreas oferecem assentos especiais, que são mais confortáveis (ou menos desconfortáveis), e neles você sempre precisará pagar. Os valores variam bastante, mas é uma forma relativamente barata de ter mais conforto, que vale a pena ser considerada.

As companhias aéreas nacionais não cobram (ainda) pela marcação do assento. Você pode voar com a GOL, Azul, Avianca Brasil ou LATAM Airlines Brasil e marcar gratuitamente o assento, exceto os melhores assentos, que ficam bloqueados para quem deseja pagar por eles (ou é membro elite).

A nossa recomendação é tentar procurar companhias aéreas que não cobrem pela marcação, mas isso nem sempre é possível, pois o fator preço vem em primeiro lugar. Caso seja cobrado, vale a pena pagar para não ter uma preocupação na hora do voo.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jan 13, 2017 2:40 pm
Principalmente quando viajamos em família, é um transtorno não poder marcar o assento gratuitamente.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Jan 13, 2017 2:55 pm
É mesmo... principalmente para quem tem filhos pequenos...
Depender da educação dos outros ou da boa vontade é dose..
Muitas vezes as próprias pessoas percebem e se oferecem para trocar de lugar...
Mas.. têm pessoas que são mais "territoriais": acham que têm o direito de levar o assento depois que o voo termina... ;) acha que é a dona do assento e por isso, nem você tendo que pedir, a pessoa se toca e concorda em trocar de lugar...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sex Jan 13, 2017 4:41 pm
ODEIO quando a companhia cobra para marcar o assento! Muito ruim você estar com alguém conhecido no voo e sentar longe!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jan 13, 2017 4:55 pm
Acho bem ruim ter que pagar, mas é melhor pagar do que sofrer.

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Sáb Jan 14, 2017 9:15 am
Eu consegui marcar na CopaAirlines sem problemas. É muito ruim ter que pagar por isso. Um conhecido deu um lance em um assento da classe executiva e venceu, na hora do check in disseram que o assento estava quebrado, ele disse que não tinha escolhido o assento, como estava quebrado? Teve que viajar na classe econômica e processou a companhia aérea que agora me fugiu o nome.

Abraço.

Deidei Mensagens: 6
Qui Jun 29, 2017 3:17 pm
Fui me informar sobre marcação de assentos , justo pq vou viajar com criança.Acabei de falar com o chat da Avianca Internacional...a tarifa promocional não pode marcar...só no check in 24h antes!!! Absurdo isso! Então promoção só serve p adultos sozinhos, pq famílias querem estar juntas...deveriam ao menos deixar marcar a o assento de uma criança c um responsável...acho discriminatório isso. Pior que nem tem taxa p marcar não...se quiser tem que comprar outra tarifa. Que custa o mesmo que a da Copa ou Delta...sendo q a Avianca paz 30h p ir p Orlando (por isso a promoção)...pq pagaria mais p viajar tanto tempo? as outras Cias c voos de 13h...fiquei irritada c essa Avianca...pior q gosto de voar nela em nacionais...
Alguém passou por isso em voos promocionais Avianca? Sabe se marcar 24h antes consegue lugar junto? e na hora do voo os comissários ajudam nesse realocamento, se for o caso?

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 29, 2017 3:29 pm
Quantos anos seu filho tem ???
De qual cidade seu voo vai sair ???

Deidei Mensagens: 6
Qui Jun 29, 2017 3:34 pm
Minha filha tem 8 anos! Sai do RJ galeão p Orlando com conexão em Bogota

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Jun 29, 2017 4:04 pm
Bem...vamos lá...
Primeira coisa: Em GIG tinha Juizado Especial Cível...acho que ainda tem...
Segundo...
Existe a Resolução da ANAC Nº 280..
Link:
http://www.anac.gov.br/assuntos/legislacao/legislacao-1/resolucoes/resolucoes-2013/resolucao-no-280-de-11-07-2013/@@display-file/arquivo_norma/RA2013-0280.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Esta resolução trata dos procedimentos relativos a passageiros com necessidade de assistência especial =>PNAE..
No caput (cabeça) do Art. 3º existe a definição do que seja PNAE... e, entre outros você verá lá:
"..... ou qualquer pessoa que por alguma condição específica tenha limitação na sua autonomia como passageiro..."
Bem...
Uma criança de 8 anos, obviamente tem limitação na sua "autonomia como passageiro".
Um juiz não vai precisar de muito blá.. blá..blá, para corroborar isto...
Sua filha precisa de assistência sua ou do pai ou de qq pessoa legalmente responsável por ela no momento da viagem...
Então, o caput do Art. 8º, estabelece que a prestação de assistência especial não deve acarretar qq ônus ao PNAE...(ali até existem exceções que permitem a cobrança, mas isto não se aplica a sua filha, até porque você pagou pelo assento que ela vai ocupar)..
Normalmente esta Resolução deveria ser utilizada apenas para crianças de colo....
Mas, o que ocorre é que que as cias. aéreas estão abusando ao criar tentar ENGANAR os passageiros...
Eles tiram todas as conveniências minimas (como, por ex. uma mala despachada em voo internacional), para a passagem ficar "baratinha"...
E não existe limite para a imbecilidade deles....
Não interessa se em Marte, nos EUA ou na Europa a banda toca assim...
Lá as outras condições são "outras"... então, não tem essa de querer impor aqui comportamento e procedimentos alienígenas...
Eu não acho errado que uma cia. aérea venda uma passagem aérea com direito à marcação apenas no momento do check-in...
MAS, quando se trata de viagem com crianças (não importa se com 3 ou 15 anos), a criança é uma pessoa com necessidades especiais, porque ela não tem autonomia para uma série de coisas...ela precisa que o seu responsável esteja ali ao seu lado...
Então, não tem essa de chegar no momento do check-in e querer que você marque o assento junto de sua filha..
E, se por acaso, os outros passageiros forem status Gold que permite marcação antecipada sem custos e não tiver assento junto para sua filha ??
Além disso, se você olhar o ANEXO III à esta resolução, de que trata o Treinamento da equipe de bordo, vc verá lá no item 1.10, que eles relacionam "... pessoas que necessitam de acompanhantes e o papel dos acompanhantes...."
Não dá para um pai/mãe largar a filha dentro de um avião e sentar a metros de distância...
Minha sugestão:
Vá em GIG, leve esta Resolução e tente marcar nestes dias, o seu assento e o de sua filha ao lado....
Se você e ela vão sentar na cadeira do corredor e ao lado, é uma coisa que vc sabe se será necessário ou não (meu filho eu sempre marco assim porque ele vai toda hora no banheiro...uma vez ele teve que fazer xixi num copo lá atrás, porque os WC estavam ocupados)...
Tente mostrar ao supervisor da Avianca, que não importa se a passagem é do tipo PromoMegaPromoProBug... isso é irrelevante...
Mostre que sua filha é uma pessoa que: "....por alguma condição específica tenha limitação na sua autonomia como passageiro..." (o artigo que eu citei antes)...
Dependendo da boa vontade da pessoa, tente marcar os assentos das outras pessoas da sua família... mas, saiba que isto eles não são obrigados, apenas vc e sua filha...
Se o atendente/supervisor falar que vc terá este direito assegurado no momento do check-in, não aceite...
Imagina se todos os outros passageiros compram a tarifa que permite marcar assento e isto seja impossível no momento do check-in...
Se não for atendido, então, vá no Juizado de Pequenas Causas, levando a Resolução e dos seguintes documentos:
- certidão de nascimento de sua filha (original + cópia);
- sua identidade + cópia;
- bilhetes ou reserva (original e/ou cópia)...
E exponha a situação.. que você quer apenas marcar o assento de sua filha e o seu, um ao lado do outro...
Provavelmente o juiz chamará o supervisor da Avianca para resolver isso no mesmo momento...
Depois, dá um retorno aqui pra gente...
Boa sorte...





Booking.com

Voltar para “Assentos”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio