Viajantes são presos com vários iPhones 7 escondidos no corpo

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
davilenz Mensagens: 514
Sáb Out 08, 2016 1:10 am
Acho que mais errado que esses contrabandistas são as leis e impostos que estimulam esse comportamento.

Não esqueçamos que o contrabando pode ser também benéfico, uma forma de legítima defesa contra um estado autoritário. Quem viveu durante a lei da informática sabe que para se ter acesso a tecnologia só com seu contrabandista do Paraguai, até as universidades públicas tinham seus contrabandistas "oficiais". Não fosse isso o país teria ficado ainda mais defasado do que ficou. Já li inclusive trabalhos acadêmicos interessantes sobre a função social do contrabandista no Brasil, e outros que responsabilizam a lei da informática pela década perdida.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 08, 2016 9:28 am
Não concordo. Eles querem é se dar bem. Comprar para uso pessoal acho ok. Comprar, esconder e ainda revender a preços altíssimos por não ser vendido no mercado nacional acho absurdo.

davilenz Mensagens: 514
Sáb Out 08, 2016 5:34 pm
É óbvio que eles queriam se dar bem e lucrar o máximo possível, mas ao mesmo tempo estão atendendo uma demanda do mercado que parece estar sendo ignorada...pena que não foi pelos meios legais.

Vejamos o caso da Venezuela hoje: o governo criou tantas barreiras para o comércio e importação que há falta crônica dos alimentos mais básicos no comércio oficial. Para não passar fome muitos recorrem ao mercado paralelo, atendido principalmente por contrabandistas que trazem os alimentos de países vizinhos. Até mesmo o tráfico de drogas enxergou essa oportunidade e migrou para o tráfico de alimentos. Quem devemos condenar por essa situação? O contrabandista, o comprador ou o governo?

Anos atrás ocorreu algo com um amigo que acho que exemplifica bem a diferença de visão do brasileiro e americano sobre o livre comércio. Ele foi se casar com uma americana nos EUA e resolveram levar 200 pares de chinelos Havaianas do Brasil para presentear os convidados na festa. Assim que retirou as malas na esteira do aeroporto americano apareceram 2 fiscais da alfândega, que pediram para acompanha-los a uma sala pois precisavam revistar as malas. Quando os fiscais abriram as malas e viram que eram chinelos começaram a rir, justificaram que o raio x havia desconfiado de drogas e o liberou. Um dos fiscais perguntou por curiosidade quanto ele havia pago no Brasil e ele respondeu: por volta de $10 cada par. A resposta do fiscal foi: "nossa, minha esposa comprou recentemente uma Havaianas parecida por $30. Revenda por $20 e ajude-nos a baixar esse preço alto." Detalhe que o fiscal sequer perguntou se era tudo para revenda e nem meu amigo precisou justificar que era tudo para presentear. Fosse no Brasil o fiscal deixaria ele ficar com 3 pares (limite de quantidade da cota), o restante seria apreendido e ele ainda responderia a processo por contrabando.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Out 08, 2016 6:08 pm
Não concordo com os impostos abusivos, mas não acho que a solução é fazer contrabando.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sáb Out 08, 2016 7:22 pm
Venezuela tem falta de dólares para honrar compromissos externos, então é uma questão de gerenciamento de divisas. ...cias aéreas sairam de lá porque não conseguiam repatriar dólares...
Numa viagem em família com 5 pessoas trouxem os 3 Ipad'a. ..2 já em uso desde os EUA e 1 para um colega de trabalho..lacrado na caixa. .
Tb sempre trago umas 50/80 peças de roupas para mim, entre blusas, calças, cuecas, meias, calças....tudo diferente mas mesmo numero. ..
Trago coisas para casa..material escolar para meu filho...
Não tiro etiqueta de nada e trago todas as notas fiscais...
Sempre entro na fila do nada a declarar e respondo com a verdade quando o fiscal pergunta...
Já disse que tinha um XBox One para meu filho. ..falei da outra vez que tinha um Ipad de US$ 799.00 para um colega...e uma vez o fiscal me perguntou o que tinha na mala e disse que roupas e artigos para casa...me perguntou se tinha repetidos e eu disse não. ...quando perguntou a quantidade de peças de roupas falei umas 60 para uso próprio. ..o cara olhou na minha cara e falou ora passar...
Eu jamais entrarei na fila do a declarar mas também jamais mentirem para o fiscal e jamais vou trazer quantidades de eletrónicos para revender...
Se um dia eu não tiver emprego não terei vergonha de vender biscoito Globo na praia...
Ninguém é santo nessa vida...dá para aceitar os viajantes abusarem das compras para uso próprio mas tentar fazer disso um negócio de forma ilegal é errado como qq negócio ilegal...

davilenz Mensagens: 514
Dom Out 09, 2016 12:07 am
Falta divisas na Venezuela porque o governo acabou com o câmbio livre e estipulou como câmbio oficial uma taxa irreal, que é mais de 100 vezes menor que o câmbio paralelo, e aí é óbvio que a demanda por dólares será maior oferta e acabarão as divisas. É como se hoje o governo brasileiro estipulasse que 1dolar: R$0,03, e o câmbio real de R$3,20 passasse a ser o paralelo. Só que poucos têm acesso a esse câmbio "oficial" e recebem autorização para importar por ele, geralmente só consegue quem tem bom contato político (será que não rola uma propina)? Para os mortais só é possível importar através do câmbio paralelo e por contrabando, é a única saída para não passarem fome na Venezuela hoje.

No Brasil da década de 1970 e 80 se você quisesse um computador que não fosse da marca Cobra a única saída era o contrabando, e isso valia para muitos outros bens. Nessa época viajar para os EUA para fazer suas comprinhas era muito caro, só os ricos tinham esse hábito. E mesmo que você fosse era proibido trazer qualquer produto que contivesse componente eletrônico. Certa vez, o presidente Sarney foi aos Estados Unidos, e a televisão mostrou computadores sendo trazidos por membros da comitiva no avião do governo, o que causou muito embaraço.

JLito2015 Mensagens: 282
Dom Out 09, 2016 6:49 pm
Essa prisão foi só uma parte da história. Em outro vôo, no mesmo dia, rota e aeroporto, tripulantes de uma empresa aérea foram presos por contrabando do mesmo produto. Aeromoça, comissário, comandante, etc. Isso foi abafado pela imprensa. É uma quadrilha muito bem organizada. Há aqueles que trazem os aparelhos, outros os carregadores, outros as caixas, etc. Quem me contou foi um amigo que trabalha nessa empresa aérea e me disse que a máfia dos tripulantes é gigante.

Sempre desconfiei dos sites de venda de eletrônicos que davam como prazo de entrega do produto 180 dias...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Out 09, 2016 7:00 pm
Lembrei agora daquela história dos comissários da Varig que vendiam as latas de caviar que sobravam do serviço de bordo da 1ª classe.

JLito2015 Mensagens: 282
Ter Out 11, 2016 1:00 am
Muitas festas da alta sociedade daqui do RJ foram regadas a "caviar da VARIG".

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Out 11, 2016 7:23 am
Departamento de Estado dos EUA informa que, aquele que for pego com Galaxy Note 7 preso ao corpo, será classificado e tratado como terrorista, por andar com artefato inflamo-explosivo... :lol: :lol:

Após o recall do Note 7 - versão II - continuar apresentando os mesmos problemas da versão I -, Samsung decide ordenar a todos que "desliguem seus Note 7"...

http://veja.abril.com.br/economia/samsung-joga-a-toalha-desligue-seu-galaxy-note-7-agora/" onclick="window.open(this.href);return false;

Pessoal da teoria de conspiração começa a afirmar que estes episódios têm o dedo da Apple...como se a gigante americana necessitasse deste tipo de estratégia para seguir líder mundial....





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio