Como é a alfândega no Aeroporto de Guarulhos (GRU) em São Paulo

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
ThiagoHRG Mensagens: 4
Sáb Out 11, 2014 11:09 pm
Hercio, se todos os seus eletrônicos (exceto o tablet) são daqui e você tem a nota para provar, não tem problemas. Pode levar o que quiser, já que os impostos devidos foram pagos no ato da compra. Quanto a isso, não se preocupe. Tendo a nota, está ok. A câmera fotográfica, mesmo que não encontre a nota, você poderá levar, já que é permitido trazer uma câmera isenta de impostos. Entretanto, se levar uma daqui, não poderá trazer outra sendo isenta de impostos.

Se o tablet realmente está abaixo dos 500 dólares, o que EU faria, seria ir na fila de nada a declarar. Pois você não estará passando do seu limite com esse equipamento. Sendo poucas roupas, apenas dois tênis e poucos perfumes e tendo USADO eles de fato, não deverá ter problemas.
Caso te parem, mostre a nota dos eletrônicos e deverá ser dispensado sem maiores problemas. Mesmo que te taxem deverá ser pouca coisa, ainda compensando o valor. Mas é improvável, não tem com o que se preocupar a mais.

Outra opção para você é ir a fila de declarar e declarar o tablet. Caso não impliquem com as suas roupas (o que, na verdade, vai do humor do fiscal), você não pagará nada pois o tablet tem valor inferior a sua cota (lembre-se: o valor considerado é COM os impostos!) e terá um documento da Receita falando que aquele equipamento foi importado segundo todos os trâmites. Assim, em outras viagens que fizer e comprar algo, ele não poderá ser taxado, desde que tenha o papel contigo. É uma forma de assegurar que não terá problemas futuros.

Sinceramente a coisa é muito relativa. Podem te taxar pelas roupas ou não, então cabe a você avaliar o que considera melhor para sua situação. Porém, creio que as roupas se encaixariam em itens pessoais que você comprou no exterior e de fato utilizou em sua viagem. Acredito que não terá problemas.

Agora, me desculpem, mas não vejo problema nenhum na pergunta de "alguns usuários" (pergunta essa que até já foi feita anteriormente). Trazer itens além da cota, seja no corpo ou na mala é a mesma coisa. Muitos aqui certamente já compraram roupas e mais roupas, perfumes e outros bens, enfiaram em suas malas e torceram para não serem selecionados.
Levando em conta a lógica citada, isso também é crime de descaminho, uma vez que oculta-se da Receita um bem que deveria ser declarado.
Mas enfim, isso é uma opinião pessoal e, não sendo a política do site, peço desculpas pela pergunta e que a deletem caso julguem devido.

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Out 12, 2014 4:18 pm
Sala de retenção da Receita Federal no Aeroporto do Galeão http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=224&t=9733" onclick="window.open(this.href);return false;

herciomarcos Mensagens: 206
Seg Out 13, 2014 12:45 am
ThiagoHRG, sobre roupas, pelo que li, vc poderia trazer até 3 peças iguais custando cada uma, acima de US$ 10 ou 10 peças iguais custando até US$ 3,00 cada...não tenho certeza se é isso, me corrija. Por ex.: iria trazer 1 ou 2 bermudas, 3 camisetas diferentes ou até 5, enfim...vou misturar com velhas e usá-las...tirar etiqueta...

Mas se o tablet custar 520 dollars, é melhor ir na fila " declarar " e pagar o imposto, caso cobrem, dos 20 dollars a mais...mas lá vou pagar em pesos, rs...só fiz a conversão... :roll:

ThiagoHRG Mensagens: 4
Seg Out 13, 2014 12:53 am
Hercio, a regra na verdade são três produtos iguais (não apenas roupa) acima dos U$10 e, abaixo de U$10, até dez produtos iguais (novamente, não limitado a roupa).
Tire etiquetas, use, amasse as roupas e não deve ter problemas. Como não é muita quantidade, fique tranquilo.

Quanto ao tablet, duvido que te taxem. Sinceramente. Mas de qualquer forma, mesmo que pague, será pouco.
Mas lembre-se o pagamento é em real, não em dólar ou pesos ;) Eles só convertem para ver em relação a sua cota :)

Boa viagem pra ti :)

swordfish Mensagens: 3
Sex Out 31, 2014 6:38 pm
Alguém, vindo dos EUA, desembarcou recentemente no Terminal 3?

CINTRAPC Mensagens: 14
Dom Nov 02, 2014 6:25 pm
Desembarquei no último domingo, dia 26/10, vindo de Miami pela TAM, em torno de 5:30 da manhã. Na verdade, eu e o mundo. Nunca vi tanta gente chegando ao mesmo tempo. A fila da Polícia Federal era maior que a da Imigração na minha chegada em Miami/USA. Eu, minha esposa, filha de 5 anos e cunhado não declaramos nada. Quando passamos pelo fiscal sentado, ele virou de costas e deixou todo munda passar. Acho que ele estava p...da vida por ter que trabalhar num domingo, de madrugada. Também é impossível fiscalizar com tanta gente chegando ao mesmo tempo.
Já meu colega que chegou no sábado, e declarou, o fiscal fez jogo duro e teve que recolher 1.200.

herciomarcos Mensagens: 206
Qui Nov 06, 2014 2:20 pm
Hmm....então o segredo é dar um jeito de chegar domingo, pois as chances de não ser taxado, serão maiores, pensando no lado do descanso e da preguiça do fiscal :lol: :lol:

PS: Porisso que muita gente chegou de Miami no domingo, já sabiam das chances... :lol: :D

Eduardo Mensagens: 45
Qui Nov 06, 2014 4:59 pm
E no desembarque do terminal 3 já instalaram as máquinas de raio-x? Ou a fiscalização é apenas aleatória sem a necessidade de colocar as malas na esteira para passar pelo raio-x?
CINTRAPC escreveu:Desembarquei no último domingo, dia 26/10, vindo de Miami pela TAM, em torno de 5:30 da manhã. Na verdade, eu e o mundo. Nunca vi tanta gente chegando ao mesmo tempo. A fila da Polícia Federal era maior que a da Imigração na minha chegada em Miami/USA. Eu, minha esposa, filha de 5 anos e cunhado não declaramos nada. Quando passamos pelo fiscal sentado, ele virou de costas e deixou todo munda passar. Acho que ele estava p...da vida por ter que trabalhar num domingo, de madrugada. Também é impossível fiscalizar com tanta gente chegando ao mesmo tempo.
Já meu colega que chegou no sábado, e declarou, o fiscal fez jogo duro e teve que recolher 1.200.

CINTRAPC Mensagens: 14
Sex Nov 07, 2014 1:12 pm
Com certeza, as máquinas de raios-x já estão instaladas, embora eu não tenha passado por elas. Acho que, sem elas, o terminal 3 não estaria nem mesmo aberto, em funcionamento.
Nem todas as pessoas passam pela máquina de raios-x.
No desembarque internacional, independentemente do terminal, ao sair do avião com sua bagagem de mão, primeiro você passa pela Polícia Federal para registrar seu retorno ao país. Depois, você se dirige à esteira de seu vôo para pegar a bagagem que foi despachada. Depois, empurrando toda a tralha que você despachou, mais a bagagem de mão, você segue em direção à Alfândega (Receita Federal). Aqui pode ocorrer o seguinte:
1) declarou a entrada de produtos: você deve pegar a fila, ou o corredor que indica declarantes. Nessas situação, você vai para um recinto mais reservado, onde se encontram as máquinas de raios-x. O fiscal poderá pedir que você coloque todas as bagagens, ou algumas, no raio-x. Fará diversas perguntas e ira pedir que você abra as malas com itens mais "curiosos" identificados pelo raio-x. Isso já aconteceu comigo, no terminal internacional anterior de Guarulho da Tam, em Viagem que fiz declaração.
2) não declarante: você pega a fila, ou o corredor, de não declarante. Sempre fica um fiscal, ou vários fiscais, no início da fila ou entrada do corredor, observando os passageiros. Neste ponto há duas possibilidades:
a) você passa direto (como foi o meu caso em Guarulhos na última viagem). Pronto, terminou, sua bagagem adentrou o território nacional sem passar por qualquer máquina de raios-x;
b) o fiscal te para e manda ir para o ambiente reservado de fiscalização (pior dos mundos). Se o fiscal fez isso, irá mandar passar toda a sua bagagem nas máquinas de raios-x, diversas perguntas e abertura das malas. Se ele considerar que você ultrapassou a cota, cobrará os impostos e ainda irá te multar por não ter declarado voluntariamente.

Eduardo Mensagens: 45
Sex Nov 07, 2014 2:19 pm
Obrigado pelo relato.

No retorno da minha última viagem (setembro/14) todos os passageiros que entravam na fila do nada a declarar (logicamente após a retirada das bagagens da esteira) eram obrigados a passar todas as malas pelo raio-x.
E isso não foi a primeira ocasião que aconteceu isso comigo, em outras chegadas pelo terminal 2 todos os passageiros estavam sendo obrigados a passar os pertences pelo raio-x
CINTRAPC escreveu:Com certeza, as máquinas de raios-x já estão instaladas, embora eu não tenha passado por elas. Acho que, sem elas, o terminal 3 não estaria nem mesmo aberto, em funcionamento.
Nem todas as pessoas passam pela máquina de raios-x.
No desembarque internacional, independentemente do terminal, ao sair do avião com sua bagagem de mão, primeiro você passa pela Polícia Federal para registrar seu retorno ao país. Depois, você se dirige à esteira de seu vôo para pegar a bagagem que foi despachada. Depois, empurrando toda a tralha que você despachou, mais a bagagem de mão, você segue em direção à Alfândega (Receita Federal). Aqui pode ocorrer o seguinte:
1) declarou a entrada de produtos: você deve pegar a fila, ou o corredor que indica declarantes. Nessas situação, você vai para um recinto mais reservado, onde se encontram as máquinas de raios-x. O fiscal poderá pedir que você coloque todas as bagagens, ou algumas, no raio-x. Fará diversas perguntas e ira pedir que você abra as malas com itens mais "curiosos" identificados pelo raio-x. Isso já aconteceu comigo, no terminal internacional anterior de Guarulho da Tam, em Viagem que fiz declaração.
2) não declarante: você pega a fila, ou o corredor, de não declarante. Sempre fica um fiscal, ou vários fiscais, no início da fila ou entrada do corredor, observando os passageiros. Neste ponto há duas possibilidades:
a) você passa direto (como foi o meu caso em Guarulhos na última viagem). Pronto, terminou, sua bagagem adentrou o território nacional sem passar por qualquer máquina de raios-x;
b) o fiscal te para e manda ir para o ambiente reservado de fiscalização (pior dos mundos). Se o fiscal fez isso, irá mandar passar toda a sua bagagem nas máquinas de raios-x, diversas perguntas e abertura das malas. Se ele considerar que você ultrapassou a cota, cobrará os impostos e ainda irá te multar por não ter declarado voluntariamente.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio