Fiscal da alfândega me chamou pelo nome e me enviou para a inspeção de bagagem no GIG

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 25, 2018 8:44 pm
Imagem

Hoje, retornei de uma viagem de 3 semanas para Orlando. Desembarquei em um voo da Copa Airlines, no Aeroporto do Galeão, pela manhã. No momento, só havia o meu voo e outro voo da GOL, vindo de Córdoba. Retirei as malas e segui junto com a minha família para passar na alfândega. Éramos 5 adultos e uma criança, o Felipe, meu filho de 4 anos, que junto comigo seguiu na frente.

O fiscal me viu, me chamou pelo nome, e me mandou para a fila de inspeção B. No aeroporto, existem três coisas que podem acontecer com você ao voltar do exterior:
- Passar direto, sem ser fiscalizado;
- Ser parado, indo para a fila A;
- Ser parado, indo para a fila B.

A fila B já indica que você terá uma fiscalização mais rígida, pois além das malas, todos os viajantes precisam passar pelo detector de metais, ou seja, tem que tirar tudo dos bolsos e passar. Já na fila A, você passa apenas as malas, e geralmente é liberado. Na fila B, um fiscal fica com os olhos fixos no monitor, e o procedimento é mais lento. O viajante passa as malas e todos ficam esperando a fiscalização do fiscal, para só então a fila andar. Resumo: ele não tem pressa e a fiscalização é bem mais rigorosa do que a fila A.

Na fila A, já passei várias vezes, e mesmo com notebook e câmera, nunca pedem para abrir nada, e me liberam. Já na fila B, eu nunca havia passado até o momento, mas o sistema de reconhecimento da facial da Receita Federal por alguma razão me indicou para uma fiscalização mais rígida.

Talvez, o motivo sejam muitas viagens recentes, pois eu estive:
- Canadá, em março, por 10 dias;
- Punta Cana, em abril, por 11 dias;
- Orlando, em maio, por 21 dias.

Na inspeção, ele liberou as duas malas grandes sem abrir e sem qualquer pergunta. Pediu para abrir a minha mochila e viu logo o drone, perguntando se era novo. Eu respondi que sim. Ele perguntou quanto custou e eu disse o valor, de US$280. Ele pediu a NF e eu abri o link da Amazon para comprovar o valor, que foi aceito por ele sem mais perguntas, pois está abaixo da cota. Ele não comentou em nenhum momento sobre homologação do modelo.

Ele viu o notebook e abriu apenas um pouco da case. Com isso, ele não conseguiu ver se era novo ou usado, na minha opinião. Ele não perguntou nada e eu também não falei (é um notebook usado, que teve o imposto pago quando comprei, então não tinha preocupações). Havia uma câmera e uma GoPro na mochila, mas ele também as ignorou. Ele deu uma geral na mochila, vendo se não havia nada escondido. Ele também não foi ver o modelo do meu iPhone, se era novo ou usado, e também ignorou o celular do meu filho, que estava na mochila.

Antes de sair, vi que um casal atrás de mim tinha passado as malas e o fiscal pediu de forma bem direta a nota fiscal de todos os vinhos que estavam na mala. Devia ter bastante coisa, mas não sei que fim levou. Quem entende do assunto, sabe que há vinhos bem caros.

Fui liberado sem pagar nada de imposto, mas eu estava totalmente dentro da cota da alfândega. Estava preocupado apenas com homologação do drone, mas isso não pareceu ser um problema para o fiscal. Foi a primeira vez, em 4 anos, que sou parado com o meu filho. O sistema de reconhecimento facial deles é muito bom e sabe para onde você foi e quanto tempo ficou no exterior, por exemplo.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já passou pela fiscalização mais rigorosa da Receita Federal? O que aconteceu? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Mai 25, 2018 9:53 pm
Até hoje eu só tive problemas com a Vigilância Sanitária porque trouxe vários frascos de aspirina da Bayer para minha mãe, cunhado e colega ...
A fiscal foi gentilissima e explicou que só eh permitido passar para uso próprio...fez as contas de quanto duraria consumindo 1 dragea por dia... apreendeu 2 frascos, mas fez termo de apreensão.. e disse que se resolver trazer para familiares que distribua pelas malas de todos...
Com a SRF só tive problemas com uma mala que a Sra Zardox resolveu trazer 20 potes de biscoitinhos Oreo....mas o fiscal liberou...

JLito2015 Mensagens: 282
Sáb Mai 26, 2018 1:39 am
Para tributar somos #1

SilvaBR Mensagens: 363
Sáb Mai 26, 2018 8:23 am
Muito importante haver essa análise do viajante para identificar riscos como documentação falsa, tráfico de drogas e outros. Tenho três homônimos com problemas e sempre no guichê da pf já falo e apresento o rg, às vezes o agente sai para alguma conferência mas sempre volta com o ok. No de leitura facial sempre passo direto. Pelos programas de aeroporto na tv, a identificação pelo q entendi já acontece na lista de passageiros no embarque. Mês passado ganhei um x na Flórida, acho q aleatório, minha esposa q era primeira vez passou.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Sáb Mai 26, 2018 8:47 am
Pensei que chamaram pelo nome porque queriam ser entrevistados :lol:

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Mai 26, 2018 2:24 pm
Hahahahaha

Eu sentiria um frio na espinha caso o fiscal me chamasse pelo nome.

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Sáb Mai 26, 2018 6:33 pm
Aconteceu isso com a minha esposa mês passado, voltamos de uma viagem de 15 dias nos EUA onde o destino final foi Orlando. O fiscal chamou ela pelo nome e disse para manter a direita, como eu estava junto com ela, acabei indo também. Passamos no Raio X e fomos liberados.
Trouxemos algumas coisas da Apple, mas tudo dentro da cota. Por pouco não trouxe um IPad Pro, preferimos não arriscar e fizemos bem.

Abraço

Ayos0 Mensagens: 121
Dom Mai 27, 2018 11:53 am
Aconteceu com minha esposa também mês passado. Estávamos voltando de Miami via Panamá, a mala dela estava demorando muito pra sair e resolvi adiantar as compras no free shopping. Passei na fila de nada a declarar, mas o fiscal me mandou pra inspeção, fizeram somente a A (não tinha nada de valor).

Na hora que a minha esposa passou, o fiscal a chamou pelo nome e também indicou pra passar no raio x, ela também não tinha nada de valor e liberaram rapidamente.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Mai 28, 2018 10:21 am
Eu ia ficar tensa! hahah Sempre rola uma adrenalina na hora de passar pela RF, por mais que a gente esteja na cota e com tudo certinho!
Eu já tive a mala revistada 2 vezes na fila A. Na última vez tavam em busca de melatonina! heheh Fui liberada sem problemas...

ludsonfarah Mensagens: 49
Qua Mai 30, 2018 3:41 pm
Comigo aconteceu algo parecido.
Sou engenheiro e tenho, algumas reunioes e treinamentos nos EUA. Estava voltando depois de ficar um mes la. Tinha 4 notebooks em duas mochilas, porem todos com etiqueta da Anatel, eram notebooks da empresa.
Cheguei pelo aeroporto de Confins, e na fila disseram que deveriamos dizer nosso nome para o fiscal.
Chegando minha vez, disse meu nome, ele olhou no computador e me mandou para a sala.
Na sala, pediu para que eu passasse na toda minha bagagem no raio X. Mesmo com os 4 notebooks ninguem disse nada!! :shock: :shock: :shock:
Apos isso, me pediram para tirar tudo do bolso e passar no raio X. Essa deve ter sido minha decima viagem aos EUA e foi a primeira vez que passei pelo detector de metais ao chegar no Brasil. Eu estava com dois iphones no bolso, um novo e outro usado. Tirei os dois, coloquei naquela bandeja branca, passei pelo detector, peguei meus pertences de volta e pronto.
Nada aconteceu.
Achei estranho ninguem falar nada nem perguntar nada.
Mas enfim, percebi que fiscalizacao esta bem diferente.





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio