Como os fiscais da alfândega definem quem será fiscalizado?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Abr 26, 2013 3:49 pm
Imagem

Os auditores fiscais da Receita Federal, que costumamos chamar de fiscais, são os responsáveis por definir quem irá sair sem ser fiscalizado ou quem passará pelo raio-x. Sempre há um fiscal na fila do 'Nada a declarar'.

Antigamente, você entrava na fila, apertava um botão e duas coisas poderiam acontecer:
- Luz verde: passar direto;
- Luz vermelha: ir para o raio-x.

Esse sistema não existe mais e agora são os fiscais que decidem quem deverá ser inspecionado. Obviamente, eles estão interessados nos voos vindos dos Estados Unidos, principalmente da Flórida. A chance de você ser parado vindo desses voos é maior. Voos da Europa, Ásia e América do Sul, por exemplo, muitas vezes passam sem nenhum passageiro ser fiscalizado.

Como o viajante é escolhido? Os critérios variam de fiscal para fiscal, mas normalmente eles escolhem:
- Quem está com duas ou mais malas grandes;
- Quem está viajando sozinho e com muitas malas;
- Quem tem muitos carimbos dos Estados Unidos;
- Quem está com cara de medo.

São Paulo e Rio de Janeiro são os aeroportos com maior movimento, então sempre é melhor entrar por eles. Nos outros aeroportos, é possível parar o voo inteiro, devido ao menor movimento. Em São Paulo são muitos voos chegando ao mesmo tempo e fica impossível fiscalizar todos os passageiros. A maioria passa sem nenhum problema, mesmo com muitas malas. No Rio de Janeiro a fiscalização é mais rigorosa, pois há uma área onde é possível deixar vários passageiros na fila sem atrapalhar a circulação, então eles param mesmo quem não está com duas malas.

A escolha é aleatória, mas normalmente quem é parado está:
- Com duas ou mais malas;
- Com malas ou sacolas gigantes;
- Viajando sozinho;
- Chegando em um horário/aeroporto com poucos voos.

Agora, com o reconhecimento facial, muitos viajantes são parados quando ficam pouco tempo no exterior e viajam para um destino de compras. Quem viaja muito a trabalho também tem grandes chances de ser suspeito, sendo sempre parado para fiscalização.

Lembre-se que roupas, perfumes e outros itens também entram na sua cota. Muitos viajantes acham que apenas eletrônicos entram na cota, o que é um grande equívoco.

Leia também: Tudo sobre a Cota da Alfândega

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Compre com moderação e boa viagem!

E você, costuma ser parado nas suas viagens? Já precisou pagar imposto? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

yureco Mensagens: 2490
Sex Abr 26, 2013 3:56 pm
Moro em Salvador, mas escolhi GRU justamente por ser mais movimentado, facilitando a burlar a fiscalização. Vim de Miami na quinta-feira às 9 da manhã e tinham bastante passageiros de outros voos de EUA na fila grande e só tinha 1 fiscal no NADA A DECLARAR, para o meu espanto. Estava com uma mala de mão e outra média, além de mochila. Passei sem ser parado.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Abr 26, 2013 4:35 pm
Bem... para acalmar as pessoas vou relatar como foi a minha experiência na Alfândega GIG.
Cheguei de Orlando no dia 28/02/13.. Erámos 6 pessoas, e entre mala de mão e mala de porão, cada carrinho estava com 3 malas...sendo 2 grandes (aquelas de 28" de policarbonato) e 1 pequena de mão...
No meu carrinho e no da minha esposa tinha mais malas... eram 3 malas grandes + 1 mala pequena + bolsa e mochila...(eu paguei duas malas extras para a AA, cada uma US$ 75.00)
Nós 6 entramos na fila, e ficamos em "fila indiana", um atrás do outro, bem juntinhos..
Quando chegamos NA fiscal, a senhora nos perguntou:
- Estão em família ??? respondi sim;
- Tem algum item que custe mais de US$ 500,00 ?? eu disse que se somasse alguns deles, passaria deste valor...
- Aí, ela falou: Não.. existe algum item que, ISOLADAMENTE, ultrapasse US$ 500,00 ??? - respondi não.. e disse: senhora, de eletrônico, compramos apenas 3 tablet´s da Sansung, cada um US$ 199,00 + 1 camara de filmar Sony por US$ 179,00 + brinquedos para meu filho, o mais caro de US$ 65,00 ... falei que o resto das compras eram roupas, perfumes e cremes, para uso pessoa...
Aí.. ela disse a frase mágica: PODE PASSAR!!!!!!!!!!....
Mas.. a estória não acaba aí....
Eu perguntei: Onde é que fica o Free Shop ???
Aí, ela falou que eu já teria que ter feito o free-shop e abriu a fita para eu voltar...
Pedi minha esposa para me aguardarem lá fora... mas.. cadê que ela queria deixar de aproveitar mais esta ocasião para fazer compras....rsrsrsrs
Voltamos todos e fomos ao free-shop.. falei para minha esposa que nós teriamos que passar de novo pela alfândega e que se tivesse que pagar imposto era ela que ia pagar...
Fizemos o free-shop.. e voltamos de novo para a alfândega...
Aí.. a senhora não estava mais lá...
Pensei.. putz... é agora...
Repetimos o mesmo esquema...fila indiana e todo mundo junto...
Quando estávamos chegando perto DO fiscal, A fiscal anterior chegou perto, nos olhou e disse para o fiscal que ela já tinha checado e que nós tinhamos esquecido de fazer o free-shop.. e passamos BATIDO pela fiscalização...
Bem.. em relação a eletrônicos.. era aquilo mesmo.. apenas o que informamos.. eu apenas esqueci de falar do GPS de +- US$ 155,00 que eu comprei...
Roupas.. também eram de uso pessoal.. só que eu comprei 4 malas de roupas... minha esposa comprou meia mala só...
Foram comprados 8 relógios no total, para as 6 pessoas... sendo que 3 deles só para a minha esposa...
Jogos de lençol, foram mais de 30 jogos...
Enfim.. somando tudo isto aí.. deu muito mais que US$ 500,00 por pessoa, mas realmente não tinha nada que custasse individualmente mais que este valor...
Eu acho que com aquela fiscal, se eu falasse que tinha comprado um tablet ou coisa parecida na faixa de US$ 600 a 900, para uso pessoal, ela ia deixar passar...
O detalhe é que fizemos a alfândega +- as 6 ou 7 da manhã....
Muito tranquilo...

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sex Abr 26, 2013 7:05 pm
Em Março aconteceu justamente o que o post diz. Eu e minha esposa chegamos por Guarulhos vindos de Miami e passamos numa boa com 4 malas grandes e 2 pequenas. Já os meus tios desembarcaram no Galeão vindos de Atlanta com 4 malas sendo 1 delas de nossa propriedade mas essa mala específica era gigante, foram parados e depois de uma inspeção foram tributados em R$ 1.000,00 era para ser mais de R$ 3.000,00 mas o auditor estava de bom humor. Além disso minha tia relatou que eles estavam bem rigorosos e parando quase todos os viajantes.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Abr 26, 2013 10:07 pm
Wilian... um colega veio de Miami com a namorada... ela é rica... comprou 7 bolsas, sendo a mais barata US$ 3mil e a mais cara US$ 17 mil... trouxe eletrônicos Iphone 5,
Ele trouxe 15 relógios....
Cada um dos dois trouxe 4 malas abarrotadas.. foram abertas duas delas..
O fiscal falou assim:
cara.... to vendo que vc abusou... não vou abrir as outras malas...
Tu vai pagar R$ 1 mil, porque eu tenho que tributar pelo menos isso... o cara foi legal.. só as bolsas era pra lá de 20 mil em impostos...Acho que a regra é pagar 1 mil quando pegam...

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Sex Abr 26, 2013 10:10 pm
Nunca fui parado (que me lembre) mas, caso te mandem para o raio-x e constatarem que comprou mais que a cota, a cara não queima?

E, só via BB para pagar e já liberar os produtos?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Abr 26, 2013 11:41 pm
Coka, atualmente você já pode passar o cartão de débito ali mesmo na hora e já fica liberado.


Na única vez que fui taxado o cara também não quis muita conversa. Falou que ia tomar um café e enquanto isso era para eu ir pensando numa cifra.
Falei que tinha uns US$700 acima da cota e ele não discutiu. Na verdade tinha uns US$3,000 a mais.

Naomikawa Mensagens: 33
Sex Abr 26, 2013 11:49 pm
Eu não acho que os horários com menos vôos são piores. Aqui no RJ as vezes em que achei mais tranquilo passar pela alfandega foi qd voltei pela United em um vôo que chega no início da tarde. Já peguei filas enormes qd voltei em vôos que chegam de manhã. Uma vez, qd voltava do Canada via Dallas os fiscais estavam checando os passaportes. Como não estava vindo dos EUA a fiscal não me mandou para o raio x.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Sex Abr 26, 2013 11:52 pm
Bom que no débito já dá certo. :D

Sobre este caso seu, Fabio, tomou é sorte. :lol:

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sáb Abr 27, 2013 2:19 pm
@zardox, é mesmo auditor! Ele fixou nos R$ 1.000,00! Ano que vem ele corrige a taxa pelo IGPM! rsrs





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio