Entrevista com a Receita Federal sobre os procedimentos da Alfândega

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Ajudante Mensagens: 18088
Qua Set 16, 2015 2:22 pm
Olá LucasJacobus,

Como desativar a assinatura no Tapatalk http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=167&t=10590" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 16, 2015 2:24 pm
Uma nota fiscal de $400 não prova que você entrou naquela ocasião só com produtos que valiam $400.

Se você só está voltando com um tablet desse valor, declará-lo vai te tomar alguns minutos, não vai te custar um centavo e vai te livrar de dores de cabeça em futuras viagens.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Set 16, 2015 2:44 pm
Olha, pode ateh ser que nao seja o que diz a lei, mas nas vezes que aconteceu comigo prevaleceu o bom senso dos auditores.

Durante 2 anos sempre viajei com um note comprado em Las Vegas e nao declarado. O valor era de uns 300 e poucos dolares. Eu so andava com a nota do Fry's .

Nas vezes que fui parado bastei apresentar essa nota para provar que nao havia sido trazido naquela viagem e nunca fui questionado.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 16, 2015 2:46 pm
A saída é você, se o tablet permitir, colocar um chip nele e colocá-lo no bolso dizendo que é seu "SmartPhablet", isto é, seu celular tablet...
O meu celular da Samsung é quase isto.. tem 5.6" de tamanho...e ninguém questiona...
Celular é item permitido, desde que esteja funcionando com chip brasileiro..

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Set 16, 2015 2:49 pm
Fábio, com certeza agiram com bom senso com você. O problema é que nem todos tem o mesmo entendimento.

O grande problema é que na nota fiscal provavelmente não consta o numero serial do computador, única forma de garantir que aquela nota se refere àquele produto.

Além disso, mesmo que conste o número serial, numa ausência completa de bom senso, seria possível ao fiscal alegar que a nota emitida nos EUA não teria valor aqui no Brasil, sendo apenas uma referência para fins de valor do produto.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Set 16, 2015 2:58 pm
Sim, concordo que se fossem aplicar a fria letra da lei poderia ser taxado. Mas com um pouco de bom senso algumas coisas a nota prova. Entre elas ter uma data de fabricacao anterior a data de aquisicao, o que de certa forma prova de maneira razoavel, ainda que nao definitiva, que o produto apresentado eh o que esta na nota e nao que alguem esta "reaproveitando" uma nota antiga para trazer outro produto identico.

Quanto a alegar que uma nota americana nao tem valor,eh complicado pois eles estariam ruindo com todo o sistema atual que eh baseado na apresentacao por parte do viajante das notas americanas para provar ou nao que os bens estao dentro da cota.

Enfim, em ultima analise sempre eh uma questao de bom senso, pois um auditor mal intencionado pode basicamente fazer o que quiser na hora e voce que se vire para correr atras depois.

herciomarcos Mensagens: 206
Qua Set 16, 2015 9:35 pm
Olá, comprei no México, ano passado um tablet que custou uns US$ 300 na época, uns 917 reais. Não
declarei ele, passei na fila direto na volta ao Brasil.
Tenho a nota fiscal dele. Se eu for para os EUA ano que vem, levar ele com a nota f.,
e for parado na alfândega no retorno ao Brasil, eles vão computar esse tablet na quota ou não? :roll:

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Set 16, 2015 9:41 pm
herciomarcos, foi exatamente isso que passamos essa tarde discutindo a respeito. Basta ler as duas ultimas paginas.

Ajudante Mensagens: 18088
Seg Out 05, 2015 10:02 am
12 mitos sobre a alfândega http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=224&t=12208" onclick="window.open(this.href);return false;

danielt2255114450 Mensagens: 3
Qui Dez 10, 2015 7:51 pm
Ja solicitei o atestado de residencia, pois estou voltando pro Brasil apos 1 ano e meio.
Pretendo levar o computador que trouxe do Brasil e um macbook que comprei aqui. Alem disso, penso em levar uma TV que me custou $180. Esse computador novo e a TV seriam isentos da taxa com esse atestado mesmo?





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio