Como declarar o que comprei no exterior?

Troca de informações sobre alfândega no Brasil.
Gans Mensagens: 41
Sex Fev 18, 2011 4:34 pm
Entendi, mas tipo, se o notebook custa 600 euros (820 dolares) eu tenho que pagar imposto sobre o que passar? no caso pagaria imposto sobre 320 dolares ou 820 dolares?

Se eu levasse um notebook do brasil, novo e sem sinais nítidos de uso, ele poderia ser barrado? Mesmo se estiver sem caixa, embalagem, manual, etc?

EricArthurBlair Mensagens: 169
Sáb Fev 19, 2011 12:39 am
Se for um notebook de nitida procedencia nacional, o imposto nao sera cobrado. Caso seja um modelo importado e esteja muito novo, recomendo que leve copia da nota fiscal. Assim, o agente verificara que voce realmente adquiriu o nitebook em data anterior a viagem.

Quanto ao valor, paga sobre o que ultrapassar 500 dolares, ou seja, no caso, pagara sobre 320 dolares.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Fev 19, 2011 7:47 pm
Exatamente como o EricArthurBlair disse. Serão cobrados 50% em cima de U$320.00.
Se o notebook tiver a tecla Ç, foi produzido no Brasil e não haverá problemas na volta.

Gans Mensagens: 41
Sáb Fev 19, 2011 8:21 pm
Entendi, então resumindo, se eu comprar um notebook acima de U$ 500,00 dolares lá, e não declarar, se pegarem é 100% de taxa. Se eu comprar e declarar, pago 50% de 320 dolares?

E se eu comprasse algo mais, eu também teria que pagar imposto? pois minha cota de U$ se foram no notebook.

E desculpe a ignorância, mas em portugal não utilizam notebooks com a tecla Ç? hehe

Obrigado!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Fev 19, 2011 8:53 pm
Exatamente. Se comprar mais eletrônicos entrarão na cota. A exceção é para câmera digital.

Eu não lembro exatamente como é o teclado em Portugal, mas não é igual ao brasileiro.

Gans Mensagens: 41
Sáb Fev 19, 2011 9:05 pm
Entendi,

então ultima pergunta, hehehe.

Se eu sair do brasil com: hd externo, câmera digital, celular, roupas e sapatos.
E voltar com tudo que levei, mais uma câmera digital nova, um celular novo, roupas e sapatos novos (alguns com etiquetas para presentes) e o notebook.

Eu só devo declarar o notebook, e automaticamente, pagar os 50% do valor do notebook que exceder os U$ 500?

Obrigado! vocês me ajudam muito aqui :D

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Fev 19, 2011 10:50 pm
Exatamente. Declare somente o notebook e não se preocupe com o resto.
A Receita Federal não se interessa por itens de baixo valor, como câmeras simples, celulares, HD's internos/externos, caixas de som, impressoras e etc.

Gans Mensagens: 41
Sáb Fev 19, 2011 11:23 pm
Certo.

Então no avião recebo a declaração, só marco notebook, saiu do avião entrego o papel e mostro o notebook, pago (pode pagar em euros?) e vou embora?

Quanto a câmera dizem que só pode até 5.2 MP sem declarar, verdade? as compras no duty free entram nos U$ 500,00 ?

Se der vou pegar o IVA do notebook de volta e já pagar a alfândega hehehe.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Fev 19, 2011 11:30 pm
Você deverá pagar em reais. Pode ser dinheiro, cheque ou cartão de débito. Você poderá fazer câmbio no aeroporto. É provável que o próprio Banco Safra faça isso.

Câmeras estão isentas. Essas câmeras pequenas, as pessoas costumam colocar no bolso, então não há como ser pego.
Essas câmeras antigas, com poucos MP, são consideradas praticamente "lixo".

A cota do Duty Free Dufry é uma coisa e a cota da Receita Federal outra. Não se misturam.

Gans Mensagens: 41
Sáb Fev 19, 2011 11:55 pm
São U$ 500,00 na receita e U$ 500,00 no duty free?





Booking.com

Voltar para “Alfândega”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio