Burocracia brasileira: Programas de fidelidade

Troca de informações sobre programas de fidelidade e milhas/pontos.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jul 30, 2010 5:19 pm
Burocracia brasileira: Programas de fidelidade

Você já percebeu como é burocrático o cadastro nos programas de fidelidade das empresas aéreas brasileiras? São solicitados vários dados DESNECESSÁRIOS. Além de pedirem CPF e RG.

Sou cadastrado em diversos programas de fidelidade mundo afora, como AAdvantage, Victoria, Mileage Plus e SkyMiles. Em TODOS o cadastro é simples e não é exigido NENHUM documento pessoal. Tampouco pedem informações pessoais.

Veja o AAdvantage como é simples e prático.

Hoje me cadastrei no Smiles. Pediram, entre outras coisas, os seguintes dados: renda, número de filhos, nome do cônjuge, nome da mãe, formação, profissão etc.

Na Azul foi PIOR ainda. Me pediram diversos dados e entre eles o CPF. Acontece que na hora de concluir o registro dizia que meu CPF estava incorreto. E com isso não foi possível concluir o cadastro. Para desencargo de consciência tentei me cadastrar com o da minha esposa e deu o MESMO erro.

Fui reclamar. Vi que havia um chat. Ótimo, deve ser mais simples. Cliquei para entrar e adivinha o que pediram? MEU CPF. Inacreditável que eu precise informar o CPF para um simples chat. Burocrático ou não? Chega a ser inacreditável.

Acabei colocando meu CPF e fui atendido por um atendente que não soube fazer nada e me mandou ligar para a central.

Pelo menos o Tudo Azul não exige diversos dados pessoais. O formulário é bem simples. Se retirassem a exigênia de CPF e RG ficaria no padrão internacional.

Agora eu pergunto:

- Por que as empresas brasileiras dificultam as coisas simples?
- Se você é estrangeiro não pode participar dos programas brasileiros? Só o Smiles dá opção para estrangeiros.
- Qual a finalidade de tantos dados pessoais?

Se alguém souber as respostas, conte para mim!


[html]


http://www.addthis.com/bookmark.php?v=250&pub=gmdias" class="addthis_button_compact">Compartilhe


Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jul 30, 2010 5:23 pm
Atualização: tentei me cadastrar no Tudo Azul na segunda-feira e deu o erro do CPF. Hoje, sexta-feira, tentei novamente e o erro persiste.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Set 07, 2010 2:38 pm
A Azul me informou que o site está com problemas. Ele tenta checar o CPF junto a Receita Federal, porém não funciona. Enquanto isso você só poderá se cadastrar no TudoAzul pela central telefônica.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Sex Set 24, 2010 2:08 pm
Realmente não dá para acreditar na burocracia brasileira, eu pensava que era só em orgão públicos essa política, mas parece que é uma contaminação generalizada. :shock:

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Set 24, 2010 3:52 pm
Wilianbc escreveu:Realmente não dá para acreditar na burocracia brasileira, eu pensava que era só em orgão públicos essa política, mas parece que é uma contaminação generalizada. :shock:
Pois é. Acreditamos que as companhias aéreas brasileiras deviam seguir os melhores (e mais antigos) programas e não criar dificuldades e burocracias. Uma pena, pois com isso nós brasileiros acabamos optando por um programa de outro país.

astecno2 Mensagens: 21
Qua Fev 02, 2011 11:39 am
Não quero parecer ácido, mas o Smiles quando funciona é aceitável. Quando falha é miseravelmente imprestável.

O website seguro da Smiles (aquele em que a gente se loga) vive mais tempo fora do ar que qualquer outra coisa. Não adianta ligar no atendimento da Smiles pois eles possuem uma rota diferente de acesso de modo que na visão deles o site nunca está fora. E não adianta reclamar pois os bichinhos do atendimento são mesmo cabeça-dura, incapazes de entender e mesmo de levar o problema adiante.

Falo, porém, como se "ligar" para a Smiles fosse fácil. Creio que aqui todos sabem quão difícil é ser atendido por esta gente pois te colocam em espera por dezenas de minutos. É a estratégia de vencer pelo cansaço?

Mas é claro que tem aquele canal de Atendimento Online/Chat no website da Smiles. Todavia, este canal é impressionantemente ridículo. Primeiramente você sempre precisa preencher um cadastro completo para ser atendido. Isto inclui informar seus dados de usuário Smiles, além de CPF, email, telefone, estado, cidade e país! Tudo isto apenas para falar com um pangaré do outro lado que nunca, mas repito, nunca consegue resolver qualquer problema ou oferecer uma informação correta ou ao menos consistente. E pior: o chat vive caindo. As vezes a sessão não dura sequer 30 segundos. É imprestável.

Outro problema comum com o Smiles, que não aconteceu comigo mas que se repete em diversos relatos na Internet, são os raptos/desaparecimentos de pontos seguidos de eterna demora - 1 mês ou mais - para regularizar a situação.

E mais recentemente tem este problema entre Smiles e Amex. Desde meados de dezembro/2010 que a Amex não está transferindo pontos para o Smiles. Aliás, nem mesmo permitem cadastrar o seu código Smiles no Membership Rewards. Segundo a Amex, trata-se de "problema técnico não especificado" o que é, francamente falando, uma das piores respostas que já ouvi da Amex (e sim, concordo plenamente que depois que Bradesco assumiu o nível despencou). E para piorar ainda mais, não há previsão de retorno. Mas a Amex vai ainda mais além, agindo de modo deplorável com um grupo de clientes. Em dezembro, creio que antes de terem detectado o tal "problema técnico", ocorreram transferências de pontos para o Smiles e que nunca se completaram. Os pontos foram debitados do Membership Rewards, nunca apareceram no Smiles e nunca mais retornaram para o Membership. E o atendimento se lixa para estes clientes, alguns dos quais registraram sua indignação na Internet.

Na minha opnião este comportamento dos programas de fidelidade e de algumas operadoras de cartão no trato com tais programas é uma combinação astuta de falta de regulamentação, falta de fiscalização, descaso e oportunismo. Sem muita dúvida, creio que muitas pessoas desistem de seus pontos e perdem totalmente o encanto com os programas de fidelidade dado os imensos obstáculos que encontram.

Celso Mensagens: 163
Qua Fev 02, 2011 11:59 am
astecno2 e Gabriel,

Realmente o site do SMILES apresenta muitos problemas ainda e constantes. Há inclusive incompatibilidade do site com o FIREFOX e Opera. No call center os funcionários são muito menos treinados que no tempo da VARIG, mas não tão ruins como no call center da TAM.
O atendimento está excessivamente demorado, ontem emiti 2 bilhetes e demorou nada mais nada menos que 2 horas entre o inicio da ligação e o termino da emissão. Detalhe: sou cliente Diamante, imaginem como está o atendimento do cliente do nível azul. Realmente está EXCESSIVAMENTE demorado.
O chat ON LINE é para brincar com o usuário, NUNCA resolve nada, não perca tempo.
.......
Sinceramente eu desconhecia este tipo de queixa , vou observar:
Outro problema comum com o Smiles, que não aconteceu comigo mas que se repete em diversos relatos na Internet, são os raptos/desaparecimentos de pontos seguidos de eterna demora - 1 mês ou mais - para regularizar a situação.. DIGAMOS NÃO AO SEQUESTRO, das milhas.....rsrsrsr

Outro fato que você nunca refletiu talvez seja, porque a GOL vai investir pesadamente num programa sendo que seu concorrente é MUITO PIOR?

Gabriel,
A compra da VARIG não acrescentou muito a GOL, mas o SMILES tem quase 8.000.000 de usuários. Imagine quanto vale informações de 8.000.000 de usuários que tem poder de consumir. Claro que no cadastro o ideal seria saber até seu saldo médio no banco, como não é permitido criam um perfil e dai a imensidade de questões ............ que tem valor monetário.


sds.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Fev 02, 2011 4:24 pm
astecno2,

Eu concordo com as suas observações. Entretanto, apesar dos problemas, o Smiles é o melhor programa brasileiro atualmente. Está sempre lançando promoções, os pontos são creditados corretamente e a emissão é relativamente fácil. O grande problema é a demora da central para atender. Isso é irritante.

Há ainda os erros citados pelo Celso. Mas percebe-se que o Smiles quer melhorar. O site foi reformulado, o processo de solicitação de milhas não creditadas funciona. Está caminhando, mas ainda precisa melhorar.

O problema do Smiles com o Amex eu já havia relatado em outro tópico. O problema persiste?

Celso: Claro, vale muito. Mas deveriam ser informações ADICIONAIS e não obrigatórias. É chato ter que informar estes dados. Mas o valor monetário é realmente altíssimo.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Fev 02, 2011 4:25 pm
Celso... conta aí os trechos emitidos e o valor gasto em milhas para nós! :)

astecno2 Mensagens: 21
Qua Fev 02, 2011 5:42 pm
Oi falandodeviagem, não há dúvida de que e o Smiles é o melhor (ou o menos pior, depende do ponto de vista). Isso que é irritante porque é um programa extremamente popular, que a muito deveria oferecer um atendimento de primeira qualidade, um website que funcione adequadamente, uma central de atendimento com capacidade para atender a demanda. Enfim, estas coisas básicas.

Quanto a briga Amex x Smiles, infelizmente o problema ainda persiste. Ontem mesmo liguei na central do Amex para me atualizar quanto ao estado do problema pois aquela viagem para Mendoza-ARG que comentei em outro tópico ia ocorrer em função dos pontos acumulados no Amex a serem transferidos para o Smiles (TAM, ao menos neste caso, nem pensar). Confesso que já considero a viagem abortada e ontem mesmo já saiu a decisão familiar de reservar o fôlego ($$$) para uma viagem à França agora em Junho, assim espero.





Booking.com

Voltar para “Programas de Fidelidade”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio