Como é voar na Premium Business da TAM no Airbus A330

Avaliações de voos realizados na LATAM Airlines.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Dom Nov 08, 2015 8:16 pm
Imagem

A TAM, uma das maiores companhias aéreas brasileiras, anunciou em 2010 sua associação com a LAN, unindo os dois holdings em uma única organização controladora: LATAM Airlines Group. Em 2015 eles lançaram sua marca e se tornaram um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea.

Hoje eles oferecem transporte para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países.

A nova marca do Grupo LATAM já foi divulgada e as companhias já estão trabalhando para implementar sua nova identidade visual de forma gradativa, começando no primeiro semestre de 2016.

O único voo direto do Brasil para Cancún é operado pela TAM e eles oferecem a Premium Business, como é chamada sua Classe Executiva. Ele começou a operar no final de 2014 e em 2015 a companhia aumentou de um para três o número de voos semanais.

Voo: JJ 8160 / JJ 8161.
Rota: GRU-CUN-GRU.
Horário: 11:40 - 17:10 / 18:35 - 06:00.
Frequência: 3 vezes por semana (sábados, domingos e quartas-feiras).

Como é voar de Premium Business da TAM para Cancún?

A viagem começa ao realizar o check-in no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, o terminal mais moderno do Brasil. O atendimento é iniciado algumas horas antes do voo e passageiros da Premium Business têm acesso ao check-in prioritário, onde não enfrentamos nenhuma fila.

Feito o check-in, nossa experiência premium seguiu durante a espera, que ocorreu na nova sala vip do Grupo LATAM.

Na sala vip: Os passageiros da classe executiva têm acesso às salas vips gratuitamente. Serviço de alimentos e bebidas, conforto e Internet gratuita são alguns dos diferenciais. No aeroporto de Aeroporto de Guarulhos a sala utilizada pela companhia é a nova sala do Grupo LATAM. Ela oferece mais de 1.800 m2, acomoda até 450 pessoas e oferece muito conforto. No espaço há salas de entretenimento com tablets, um espaço para jogar videogame e outras facilidades, como banheiro para tomar banho, espaço de silêncio para descansar e mais de uma área para comer e beber, com ótimas opções de bebidas alcoólicas, além de um buffet com dezenas de opções.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sugerimos a leitura: Sala Vip LAN e TAM - Aeroporto de Guarulhos - São Paulo

Na aeronave: Os passageiros da Premium Business embarcam primeiro. Ao entrar na aeronave recebemos as boas-vindas e nos acomodamos com toda a calma. Após alguns minutos os comissários já dão início ao serviço de bordo e antes mesmo de decolar nós optamos por começar nossa viagem com champanhe, um mix de nuts e uma revista de nossa escolha.

A partir desse momento já estávamos com o cardápio em mãos para escolher o almoço, com três opções muito brasileiras. Nessa hora eles também já nos deram a carta de vinhos, que por sua vez oferece muitas opções, desde vinhos argentinos e chilenos até vinhos europeus, selecionados pelo sommelier Héctor Vergara.

Os assentos são confortáveis, mas não têm reclinação total. Elas contam com 3 opções de posição, além de oferecer a possibilidade de você alterar qualquer uma das partes articuladas isoladamente. Cada assento oferece entretenimento individual, tomadas e duas opções de luz para leitura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quem voa nessa classe pode usar modelos modernos de fones de ouvido. Os do nosso voo tinham a possibilidade de ativar o modo noise canceling, que abafa o som externo das turbinas do avião. Assim, ouvindo música ou não, você pode dormir, trabalhar ou ler sem quase nenhum barulho. Isso é uma maravilha para quem gosta de dormir de verdade no voo.

Além dos fones, durante o voo as comissárias distribuem travesseiro e edredom muito macios e confortáveis, daqueles que lembram os da nossa casa. É uma coisa simples, mas que faz muita diferença.

Para quem gosta de aproveitar as opções de entretenimento esse voo contou com 110 filmes, sendo que 6 deles grandes lançamentos. Além de alguns episódios de séries de sucesso, também estavam disponíveis álbuns de músicas de ótima qualidade. Não utilizamos muito esse serviço pois priorizamos dormir durante o voo.

Imagem

Imagem

Amenity kit: Desta vez fotografamos os dois kits, da ida e da volta. Saindo de São Paulo recebemos o modelo ainda antigo, que é muito funcional, mas não chama tanta atenção quanto o novo, que recebemos na volta.

O novo amenity kit vem em uma nécessaire Salvatore Ferragamo, na cor vinho para as mulheres e azul marinho para os homens. Tudo no kit obedece a cor bordô como vocês podem ver na foto. A escova de dente desse kit é ótima. Durante o voo também usamos o creme para as mãos, o pente e a máscara de dormir. Além da meia e o saco para colocar os sapatos, o que para nós foi mais um diferencial melhorado do novo kit.

Sem dúvida esse nos deu até gosto de guardar e usar tudo depois. Além da case ser muito bonitinha, o kit é prático, funcional e de boa qualidade.

Imagem

Imagem

Serviço de bordo: Os menus dos voos internacionais contam com saladas, peixes brasileiros, biscoitos artesanais, moquecas e pratos regionais. A comida estava toda deliciosa, mais saborosa do que fotogênica.

Na ida começamos com um almoço que estava delicioso. Optamos por um frango com molho muito sofisticado e saboroso, arroz e berinjelas. A salada também estava uma delícia e de sobremesa pedimos frutas.

Imagem

O lanche foi um sanduíche de queijo, tomate, molho pesto no pão ciabatta e uma espécie de cheesecake maravilhosa, que deu até vontade de repetir tudo.

Imagem

No jantar da volta escolhemos o peixe com legumes, salada e fruta. Tudo estava gostoso, mas menos saboroso que as escolhas da ida, mas isso sempre pode acontecer, pois as empresas de catering são diferentes.

Imagem

Para o café da manhã da volta nós preenchemos uma ficha com tudo que queríamos comer nessa refeição e isso foi muito prático. Pedimos pão, bolo, frutas e ovos mexidos. Eles serviram os pães várias vezes e tudo estava muito gostoso.

Imagem

O cardápio é disponibilizado antes da decolagem, em português, espanhol e inglês para facilitar as escolhas. Junto com ele vem a carta de vinhos, onde você pode ler tudo sobre o vinho que deseja escolher. Nós só tomamos o mesmo vinho branco francês, que estava uma delícia e na temperatura certa. Não tivemos nem vontade de experimentar outro!

Imagem

Atendimento: A facilidade dos comissários falarem português impede qualquer barreira de comunicação. Fora isso, todos os funcionários da companhia foram muito prestativos, nos chamaram pelo nome e buscaram servir bem durante todo o tempo de voo.

Quando precisamos trocar o fone que não estava funcionando foram rápidos, além de solucionarem de forma prática a questão de guardar a nossa bolsa, dado que a primeira cadeira não conta com o assento da frente para que possamos colocar a mesma embaixo dela.

Conclusão

A experiência foi boa e as mais de 8 horas passaram bem rapidamente, sendo possível aproveitar o serviço de bordo, relaxar e dormir. Chegar à Cancún saindo de São Paulo nunca foi tão rápido e prático.

Apesar do assento não reclinar 180º, foi possível dormir. Utilizamos os botões pré-estabelecidos da poltrona, que deitam e sentam com ou sem reclinação. Assim foi fácil mudar a mesma e transformá-la em uma cama, que sempre vai ser bem mais confortável do que a Classe Econômica.

Voar na Classe Executiva nos garantiu uma boa disposição para aproveitar o jantar que tivemos na chegada à Cancún e o dia de trabalho no dia de retorno ao Brasil. A Premium Business de fato fez muita diferença, apesar de estar abaixo de outras companhias aéreas, que oferecem assentos com reclinação total e acesso direto ao corredor em todos os assentos.

É impossível não recomendar um voo direto para o destino final, pois sem dúvida é a melhor forma de chegar ao destino em menos tempo.

Recomendamos!

Texto e fotos: Joana Cannabrava.

E você, já voou na Premium Business da TAM? Em qual aeronave? Para qual destino? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Hildo Mensagens: 247
Dom Nov 08, 2015 9:18 pm
Um voo direto é uma boa opção!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Nov 08, 2015 11:33 pm
Melhor que qualquer economica no mundo, sem duvida alguma. E com um atendimento a bordo excelente, que sempre foi a marca da empresa.

E o upgrade da necessaire eh um detalhe que faz diferenca.

Tambem acho um detalhe significativo a TAM servir Champagne de welcome drink. Delta e United servem um espumante intragavel. Quem paga 10 mil reais em uma passagem certamente nao bebe aquilo.

Mas eu acho que a TAM comete alguns pecados . Nao falo da poltrona toboga pois isso jah foi corrigido. Os A330 serao devolvidos e os A350 reclinarao 180 graus. Ponto para a TAM.

Mas eles insistem, mesmo nos novos avioes, numa configuracao que jah estah ultrapassada. 2-2-2. Eu jurava que os A350 viriam 1-2-1 mas nao vem.

O outro "defeito" ao meu ver seria facil de resolver. Parar com esse servico tipo bandejao, onde tudo vem de uma vez. O voo demora mais de 8 horas, entao por que tanta pressa?

Patricia Mensagens: 2384
Seg Nov 09, 2015 8:31 am
Gostei do que é oferecido. Certamente que se a reclinação fosse de 180 graus, que seria melhor.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Nov 09, 2015 8:36 am
Nunca viajei em executiva na TAM, mas em julho último fomos para Miami num destes A330, econômica mesmo...
A refeição servida estava excelente... nunca tinha comido à bordo uma pasta tão gostosa... talheres de metal e um excelente atendimento das comissárias...
Refeição melhor do que muita executiva por aí.....
E, mesmo sendo econômica e tendo 1.83 de altura, a poltrona era larga e bem confortável.. claro que não se compara a uma 180º da executiva, mas dormi a noite toda e cheguei bem descansado em MIA....
Pelo relato do tópico, é realmente chato esse sistema de bandejão... é meio que num sistema de churrascaria rodízio o garçom colocar todas as carnes em cima da mesa... :D ou ainda, num sistema à la carte, servirem entrada, salada, pièce de resistance, sobremesa e bebidas, tudo de uma única vez...
E com o detalhe que a mesa reclinável do avião é bem pequena...se tem uma coisa que é um porre é você fazer sua refeição todo apertado.....

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Nov 09, 2015 8:39 am
Por falar em executiva da TAM... ela está fazendo promoções a todo momento para os EUA e Europa.. passagens executivas na faixa de R$ 2.500,00 / R$ 3.500,00...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Nov 09, 2015 10:29 am
Patricia os 767 e 777 ja foram retrofitados e ja reclinam 180 graus. E a medida que os A350 forem chegando toda a frota wide body irah ficando assim.

Zardox, eles andam fazendo pormocoes tentadoras mesmo de business. Ate mesmo com milhas. Andaram cobrando em business para a Europa menos que o programa concorrente cobra em economica. 35k por perna.

Patricia Mensagens: 2384
Seg Nov 09, 2015 10:37 am
Bom saber Fabio ;-)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Nov 09, 2015 10:42 am
É Fábio..
"O porteiro do meu prédio" (TM) me disse que viu num outro site sobre os 35k por perna na executiva... ;)

Eu estou com poucos pontos no Multiplus....andei até analisando comprar uns 500k através da promoção do kmdevantagens... só que eu ainda tenho muitas milhas na AA, no EC e no Smiles... então, quero queimá-las antes e deixar milhas do Multiplus para enviar para o Le Club.... (quando voltar a ser 2:1 ou 2,5:1)...
Parece que o AAdvantage vai "melhorar para pior" em 2016...

(TM) by Baran....

Avatar do usuário
Hildo Mensagens: 247
Seg Nov 09, 2015 11:04 am
Caramba, já acabou a conversão Multiplus/Le Club de 2,5:1?
Que pena!





Booking.com

Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio