Como é voar na Premium Business da TAM no Airbus A330
- falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
A TAM, uma das maiores companhias aéreas brasileiras, anunciou em 2010 sua associação com a LAN, unindo os dois holdings em uma única organização controladora: LATAM Airlines Group. Em 2015 eles lançaram sua marca e se tornaram um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea.
Hoje eles oferecem transporte para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países.
A nova marca do Grupo LATAM já foi divulgada e as companhias já estão trabalhando para implementar sua nova identidade visual de forma gradativa, começando no primeiro semestre de 2016.
O único voo direto do Brasil para Cancún é operado pela TAM e eles oferecem a Premium Business, como é chamada sua Classe Executiva. Ele começou a operar no final de 2014 e em 2015 a companhia aumentou de um para três o número de voos semanais.
Voo: JJ 8160 / JJ 8161.
Rota: GRU-CUN-GRU.
Horário: 11:40 - 17:10 / 18:35 - 06:00.
Frequência: 3 vezes por semana (sábados, domingos e quartas-feiras).
Como é voar de Premium Business da TAM para Cancún?
A viagem começa ao realizar o check-in no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, o terminal mais moderno do Brasil. O atendimento é iniciado algumas horas antes do voo e passageiros da Premium Business têm acesso ao check-in prioritário, onde não enfrentamos nenhuma fila.
Feito o check-in, nossa experiência premium seguiu durante a espera, que ocorreu na nova sala vip do Grupo LATAM.
Na sala vip: Os passageiros da classe executiva têm acesso às salas vips gratuitamente. Serviço de alimentos e bebidas, conforto e Internet gratuita são alguns dos diferenciais. No aeroporto de Aeroporto de Guarulhos a sala utilizada pela companhia é a nova sala do Grupo LATAM. Ela oferece mais de 1.800 m2, acomoda até 450 pessoas e oferece muito conforto. No espaço há salas de entretenimento com tablets, um espaço para jogar videogame e outras facilidades, como banheiro para tomar banho, espaço de silêncio para descansar e mais de uma área para comer e beber, com ótimas opções de bebidas alcoólicas, além de um buffet com dezenas de opções.
Sugerimos a leitura: Sala Vip LAN e TAM - Aeroporto de Guarulhos - São Paulo
Na aeronave: Os passageiros da Premium Business embarcam primeiro. Ao entrar na aeronave recebemos as boas-vindas e nos acomodamos com toda a calma. Após alguns minutos os comissários já dão início ao serviço de bordo e antes mesmo de decolar nós optamos por começar nossa viagem com champanhe, um mix de nuts e uma revista de nossa escolha.
A partir desse momento já estávamos com o cardápio em mãos para escolher o almoço, com três opções muito brasileiras. Nessa hora eles também já nos deram a carta de vinhos, que por sua vez oferece muitas opções, desde vinhos argentinos e chilenos até vinhos europeus, selecionados pelo sommelier Héctor Vergara.
Os assentos são confortáveis, mas não têm reclinação total. Elas contam com 3 opções de posição, além de oferecer a possibilidade de você alterar qualquer uma das partes articuladas isoladamente. Cada assento oferece entretenimento individual, tomadas e duas opções de luz para leitura.
Quem voa nessa classe pode usar modelos modernos de fones de ouvido. Os do nosso voo tinham a possibilidade de ativar o modo noise canceling, que abafa o som externo das turbinas do avião. Assim, ouvindo música ou não, você pode dormir, trabalhar ou ler sem quase nenhum barulho. Isso é uma maravilha para quem gosta de dormir de verdade no voo.
Além dos fones, durante o voo as comissárias distribuem travesseiro e edredom muito macios e confortáveis, daqueles que lembram os da nossa casa. É uma coisa simples, mas que faz muita diferença.
Para quem gosta de aproveitar as opções de entretenimento esse voo contou com 110 filmes, sendo que 6 deles grandes lançamentos. Além de alguns episódios de séries de sucesso, também estavam disponíveis álbuns de músicas de ótima qualidade. Não utilizamos muito esse serviço pois priorizamos dormir durante o voo.
Amenity kit: Desta vez fotografamos os dois kits, da ida e da volta. Saindo de São Paulo recebemos o modelo ainda antigo, que é muito funcional, mas não chama tanta atenção quanto o novo, que recebemos na volta.
O novo amenity kit vem em uma nécessaire Salvatore Ferragamo, na cor vinho para as mulheres e azul marinho para os homens. Tudo no kit obedece a cor bordô como vocês podem ver na foto. A escova de dente desse kit é ótima. Durante o voo também usamos o creme para as mãos, o pente e a máscara de dormir. Além da meia e o saco para colocar os sapatos, o que para nós foi mais um diferencial melhorado do novo kit.
Sem dúvida esse nos deu até gosto de guardar e usar tudo depois. Além da case ser muito bonitinha, o kit é prático, funcional e de boa qualidade.
Serviço de bordo: Os menus dos voos internacionais contam com saladas, peixes brasileiros, biscoitos artesanais, moquecas e pratos regionais. A comida estava toda deliciosa, mais saborosa do que fotogênica.
Na ida começamos com um almoço que estava delicioso. Optamos por um frango com molho muito sofisticado e saboroso, arroz e berinjelas. A salada também estava uma delícia e de sobremesa pedimos frutas.
O lanche foi um sanduíche de queijo, tomate, molho pesto no pão ciabatta e uma espécie de cheesecake maravilhosa, que deu até vontade de repetir tudo.
No jantar da volta escolhemos o peixe com legumes, salada e fruta. Tudo estava gostoso, mas menos saboroso que as escolhas da ida, mas isso sempre pode acontecer, pois as empresas de catering são diferentes.
Para o café da manhã da volta nós preenchemos uma ficha com tudo que queríamos comer nessa refeição e isso foi muito prático. Pedimos pão, bolo, frutas e ovos mexidos. Eles serviram os pães várias vezes e tudo estava muito gostoso.
O cardápio é disponibilizado antes da decolagem, em português, espanhol e inglês para facilitar as escolhas. Junto com ele vem a carta de vinhos, onde você pode ler tudo sobre o vinho que deseja escolher. Nós só tomamos o mesmo vinho branco francês, que estava uma delícia e na temperatura certa. Não tivemos nem vontade de experimentar outro!
Atendimento: A facilidade dos comissários falarem português impede qualquer barreira de comunicação. Fora isso, todos os funcionários da companhia foram muito prestativos, nos chamaram pelo nome e buscaram servir bem durante todo o tempo de voo.
Quando precisamos trocar o fone que não estava funcionando foram rápidos, além de solucionarem de forma prática a questão de guardar a nossa bolsa, dado que a primeira cadeira não conta com o assento da frente para que possamos colocar a mesma embaixo dela.
Conclusão
A experiência foi boa e as mais de 8 horas passaram bem rapidamente, sendo possível aproveitar o serviço de bordo, relaxar e dormir. Chegar à Cancún saindo de São Paulo nunca foi tão rápido e prático.
Apesar do assento não reclinar 180º, foi possível dormir. Utilizamos os botões pré-estabelecidos da poltrona, que deitam e sentam com ou sem reclinação. Assim foi fácil mudar a mesma e transformá-la em uma cama, que sempre vai ser bem mais confortável do que a Classe Econômica.
Voar na Classe Executiva nos garantiu uma boa disposição para aproveitar o jantar que tivemos na chegada à Cancún e o dia de trabalho no dia de retorno ao Brasil. A Premium Business de fato fez muita diferença, apesar de estar abaixo de outras companhias aéreas, que oferecem assentos com reclinação total e acesso direto ao corredor em todos os assentos.
É impossível não recomendar um voo direto para o destino final, pois sem dúvida é a melhor forma de chegar ao destino em menos tempo.
Recomendamos!
Texto e fotos: Joana Cannabrava.
E você, já voou na Premium Business da TAM? Em qual aeronave? Para qual destino? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
- Fabio Mensagens: 8900
Melhor que qualquer economica no mundo, sem duvida alguma. E com um atendimento a bordo excelente, que sempre foi a marca da empresa.
E o upgrade da necessaire eh um detalhe que faz diferenca.
Tambem acho um detalhe significativo a TAM servir Champagne de welcome drink. Delta e United servem um espumante intragavel. Quem paga 10 mil reais em uma passagem certamente nao bebe aquilo.
Mas eu acho que a TAM comete alguns pecados . Nao falo da poltrona toboga pois isso jah foi corrigido. Os A330 serao devolvidos e os A350 reclinarao 180 graus. Ponto para a TAM.
Mas eles insistem, mesmo nos novos avioes, numa configuracao que jah estah ultrapassada. 2-2-2. Eu jurava que os A350 viriam 1-2-1 mas nao vem.
O outro "defeito" ao meu ver seria facil de resolver. Parar com esse servico tipo bandejao, onde tudo vem de uma vez. O voo demora mais de 8 horas, entao por que tanta pressa?
E o upgrade da necessaire eh um detalhe que faz diferenca.
Tambem acho um detalhe significativo a TAM servir Champagne de welcome drink. Delta e United servem um espumante intragavel. Quem paga 10 mil reais em uma passagem certamente nao bebe aquilo.
Mas eu acho que a TAM comete alguns pecados . Nao falo da poltrona toboga pois isso jah foi corrigido. Os A330 serao devolvidos e os A350 reclinarao 180 graus. Ponto para a TAM.
Mas eles insistem, mesmo nos novos avioes, numa configuracao que jah estah ultrapassada. 2-2-2. Eu jurava que os A350 viriam 1-2-1 mas nao vem.
O outro "defeito" ao meu ver seria facil de resolver. Parar com esse servico tipo bandejao, onde tudo vem de uma vez. O voo demora mais de 8 horas, entao por que tanta pressa?
- Patricia Mensagens: 2384
Gostei do que é oferecido. Certamente que se a reclinação fosse de 180 graus, que seria melhor.
http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
- zardox Mensagens: 11619
Nunca viajei em executiva na TAM, mas em julho último fomos para Miami num destes A330, econômica mesmo...
A refeição servida estava excelente... nunca tinha comido à bordo uma pasta tão gostosa... talheres de metal e um excelente atendimento das comissárias...
Refeição melhor do que muita executiva por aí.....
E, mesmo sendo econômica e tendo 1.83 de altura, a poltrona era larga e bem confortável.. claro que não se compara a uma 180º da executiva, mas dormi a noite toda e cheguei bem descansado em MIA....
Pelo relato do tópico, é realmente chato esse sistema de bandejão... é meio que num sistema de churrascaria rodízio o garçom colocar todas as carnes em cima da mesa... ou ainda, num sistema à la carte, servirem entrada, salada, pièce de resistance, sobremesa e bebidas, tudo de uma única vez...
E com o detalhe que a mesa reclinável do avião é bem pequena...se tem uma coisa que é um porre é você fazer sua refeição todo apertado.....
A refeição servida estava excelente... nunca tinha comido à bordo uma pasta tão gostosa... talheres de metal e um excelente atendimento das comissárias...
Refeição melhor do que muita executiva por aí.....
E, mesmo sendo econômica e tendo 1.83 de altura, a poltrona era larga e bem confortável.. claro que não se compara a uma 180º da executiva, mas dormi a noite toda e cheguei bem descansado em MIA....
Pelo relato do tópico, é realmente chato esse sistema de bandejão... é meio que num sistema de churrascaria rodízio o garçom colocar todas as carnes em cima da mesa... ou ainda, num sistema à la carte, servirem entrada, salada, pièce de resistance, sobremesa e bebidas, tudo de uma única vez...
E com o detalhe que a mesa reclinável do avião é bem pequena...se tem uma coisa que é um porre é você fazer sua refeição todo apertado.....
- zardox Mensagens: 11619
Por falar em executiva da TAM... ela está fazendo promoções a todo momento para os EUA e Europa.. passagens executivas na faixa de R$ 2.500,00 / R$ 3.500,00...
- Fabio Mensagens: 8900
Patricia os 767 e 777 ja foram retrofitados e ja reclinam 180 graus. E a medida que os A350 forem chegando toda a frota wide body irah ficando assim.
Zardox, eles andam fazendo pormocoes tentadoras mesmo de business. Ate mesmo com milhas. Andaram cobrando em business para a Europa menos que o programa concorrente cobra em economica. 35k por perna.
Zardox, eles andam fazendo pormocoes tentadoras mesmo de business. Ate mesmo com milhas. Andaram cobrando em business para a Europa menos que o programa concorrente cobra em economica. 35k por perna.
http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
- zardox Mensagens: 11619
É Fábio..
"O porteiro do meu prédio" (TM) me disse que viu num outro site sobre os 35k por perna na executiva...
Eu estou com poucos pontos no Multiplus....andei até analisando comprar uns 500k através da promoção do kmdevantagens... só que eu ainda tenho muitas milhas na AA, no EC e no Smiles... então, quero queimá-las antes e deixar milhas do Multiplus para enviar para o Le Club.... (quando voltar a ser 2:1 ou 2,5:1)...
Parece que o AAdvantage vai "melhorar para pior" em 2016...
(TM) by Baran....
"O porteiro do meu prédio" (TM) me disse que viu num outro site sobre os 35k por perna na executiva...
Eu estou com poucos pontos no Multiplus....andei até analisando comprar uns 500k através da promoção do kmdevantagens... só que eu ainda tenho muitas milhas na AA, no EC e no Smiles... então, quero queimá-las antes e deixar milhas do Multiplus para enviar para o Le Club.... (quando voltar a ser 2:1 ou 2,5:1)...
Parece que o AAdvantage vai "melhorar para pior" em 2016...
(TM) by Baran....
- Hildo Mensagens: 247
Caramba, já acabou a conversão Multiplus/Le Club de 2,5:1?
Que pena!
Que pena!
Booking.com
Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes