TAM doméstico de São Paulo para Recife

Avaliações de voos realizados na LATAM Airlines.
jvinicius Mensagens: 507
Qua Jul 20, 2011 10:51 pm
TAM doméstico de São Paulo para Recife

Hora das férias e de algumas mudanças na forma como eu avalio as empresas aéreas. Antes eu pegava todo o trabalho da empresa, tanto na ida e volta, quanto nas conexões e depois fazia uma nota geral de tudo. Pensei um pouco e vi que seria mais justo avaliar por voo, do que efetivamente avaliar como um todo.

Quem será a primeira na lista é a TAM, em um trecho doméstico entre São Paulo (Guarulhos) - Recife, vôo esse direto, operado pelo Airbus 321.

Compra: Feita pelo próprio site da TAM. Não tive muitos problemas na aquisição do bilhete. A gestão da reserva foi feita tanto pelo site, quanto pelo CheckMyTrip. Porém, no site não havia a possibilidade de incluir o meu número de fidelidade da empresa parceira da TAM na Star Alliance. Tive que ligar pra lá e foi um joga pro setor internacional, volta pro doméstico (pois o vôo era doméstico), volta pro internacional (pois a empresa parceira é internacional), em suma, uma pequena bagunça apenas para informar o número do cartão de milhagem. Nota: 7,5

Check-in: Usei a fila Star Alliance Gold e tinha apenas um passageiro fazendo o check-in. Chegou minha vez e pedi o assento conforto. Informei qual fileira eu queria e tinha disponibilidade para tal. Para pagamento, resolvi usar meu cartão de crédito, pois, não queria ir na loja pagar, que era o caso do dinheiro, porém, o sistema estava com algum problema e tivemos que ir na loja. O atendente me acompanhou e fiz o pagamento do assento de R$ 20,00. Ao total gastei uns 12 minutos no processo todo. Poderia ter sido mais ágil. Notei que o atendente era novo e não conhecia alguns procedimentos. Nota: 8

Embarque: Com a boa gerência do aeroporto de Guarulhos, fomos para o portão remoto, onde as prioridades de embarque vão para o espaço. Apesar disso, fui o primeiro à entrar no ônibus e rumamos para o avião. No geral, o embarque remoto permite que você veja os aviões na pista e passe bem perto deles, porém, para a maioria dos passageiros isso não é interessante. Ao chegarmos na aeronave tudo sem problemas. Nota: 9,5

Apresentação da Aeronave: No geral estava aceitável, porém, no meu assento notei farelos de comida e chiclete colado sob a bandeja. Não havia revista de bordo. Parece-me que o voo veio de outra cidade e as coisas foram um pouco corridas. Cartão de segurança e saco de enjôo estavam no lugar. Nota: 8

Imagem

Assento: Na configuração do A321 notei que existem quatro assentos perto da saída de emergência, sendo que entre eles e a próxima fileira, existe um espaço de duas fileiras, ou seja, um belo espaço (maior que muita primeira classe) para você esticar suas pernas. Porém, o assento em si não é ótimo, sem uma grande reclinação, padrão doméstico. Nota: 8,5

Imagem

Imagem

Pontualidade: Tivemos um atraso de 25 minutos na saída, o que resultou num outro atraso na chegada de 13 minutos. Venho notando que nossas companhias vem colocando horários bem "largos" em relação ao tempo de vôo para tentar livrar-se de um eventual atraso. Nota: 7,5

Atendimento: Tivemos uma tripulação nordestina, o que deixou o atendimento bem típico. Meu único ponto negativo foi que meu cartão de embarque foi solicitado para verificar se eu realmente estava no assento conforto (eles estão monitorando o seu uso, portanto, se você não adquirir ele será convidado à retirar-se), algo que ele poderia ter visto com o pessoal de embarque. Tirando isso, um bom atendimento, que me surpreendeu pelas várias reclamações que venho ouvindo da TAM. Seria a Star Alliance fazendo efeito? Ficou próximo do padrão VARIG. Nota: 9,5

Serviço de bordo: Café da manhã padrão TAM: Uma caixa fechada, com duas torradas, mini-biscoito, Polenguinho e geléia. Levei um chá comigo, pois, não tomo refrigerante e nem café. Pedi um copo de água quente e fui atendido sem demoras. Para um voo de três horas, o serviço de refeição deveria ser um pouco melhor. Já peguei voos mais curtos (uma hora, ou uma hora e meia no máximo) e o serviço foi o mesmo. Precisa de um "plus". Nota: 6

Imagem

Entretenimento: Algumas opções de música e um vídeo durante parte da viagem. Como estava com o iPad não usei ele. Nesse quesito não poderei dar nenhuma nota.

Desembarque: Tranquilo, porém, a quase dor de cabeça veio quando eu fui retirar minha mala. Fiquei mais de meia hora esperando ela, até que a esteira parou e ela não apareceu. Logo, me veio que ela tinha sido extraviada e que ela faria parte das estatísticas sobre. Fui até uma funcionária de solo questionar sobre ela e a mesma mostrou minha mala e disse que ela tinha vindo no voo anterior… Fiquei feliz porque a entrega prioritária da mala foi ótima, chegando antes do próprio dono (risos), porém, eu poderia ter sido chamado e não ficar mais de meia hora esperando minha mala. Faltou "time". Nota: 7,5

Pós-serviços: O crédito das milhas no programa parceiro ocorreu em 4 dias após meu voo. Não é um tempo perfeito, mas, por ser empresa parceira digamos que está "dentro". Nota: 9,5

Nota Final: 8,15

A TAM se saiu bem para um voo doméstico de 3 horas. Os únicos alertas que ficam estão ligados a uma pequena melhora na refeição de café da manhã e pequenos deslizes que os funcionários cometeram no embarque e desembarque. Fora isso tudo dentro dos conformes.

E como vem sendo seus voos domésticos com a TAM? Pontos positivos ou negativos? Deixem seus comentários.

¡hasta luego!

Avatar do usuário
gobbato Mensagens: 1524
Seg Jul 25, 2011 1:11 am
Parabéns pelo post!
Esse assento conforto é para qualquer vôo? São os que ficam próximos às saídas de emergência? Reclinam?

jvinicius Mensagens: 507
Seg Jul 25, 2011 7:55 am
Os assentos conforto estão disponíveis em todos os vôos sim. No caso esses assentos estão próximos a saída de emergência ou primeira fileira da classe econômica.

O que varia são os preços, que são feitos de acordo com o trecho.

¡hasta luego!





Booking.com

Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio