Avaliação da Business Class da TAM

Avaliações de voos realizados na LATAM Airlines.
jvinicius Mensagens: 507
Qua Out 06, 2010 9:57 pm
Avaliação da Business Class da TAM

Imagem

Recentemente voei na Business Class da TAM usando o Boeing 777-300 e vou relatar para vocês a minha experiência.

Agora o destino é London e vamos aproveitar para conhecer a executiva da TAM, em um dos seus maiores vôos e operado pelo Boeing 777-300. O processo de avaliação, acima de tudo, é como outro qualquer, apenas adicionando as “comodidades” da executiva.

Vamos embarcar na rota São Paulo (Guarulhos) - London (Heathrow).

Compra: Feita pelo site da própria TAM, ainda sem os n-tipos de tarifas que eles lançaram para os trechos internacionais (antes era apenas para os nacionais). Sinceramente, acho isso muito confuso para o passageiro, mas fica mais simples do que ficar lendo regras e regras de um bilhete, sendo que a maioria deles não vai entender diversos termos. Ainda não conheci uma companhia aérea que tivesse um modelo simples de compra, como a maioria das lojas virtuais, como uma Amazon, onde é possível comprar com um simples clique. Nota: 9,5.

Serviços business: Um serviço de transfer é oferecido entre o local que você está e o aeroporto, porém, apenas em London (ele não é oferecido no Brasil). Achei um pouco confuso, pois, você precisa ligar na TAM, eles pegam o endereço em que você está e depois pedem que você retorne para confirmar e no dia do vôo novamente. No mais, transfer feito em carro de luxo, britanicamente pontual (será que é porque eu estava na terra da rainha?). É importante ficar atento ao serviço, pois, existe um raio limite para a “gratuidade” do serviço, onde passando dele, você deve pagar uma diferença. O aluguel de telefones também é oferecido, porém, não solicitei o serviço, já que tinha uma linha por lá. Pelo serviço não está disponível no Brasil, vou ter que dar uma nota pela metade. Nota: 4,5.

Check-in: Em São Paulo uma certa demorada e uma pequena fila, no check-in destinado para os passageiros da business. O meu check-in acabou demorando mais ainda, pois, meu bilhete não foi encontrado e tive que ficar dez minutos esperando uma posição da TAM. Em London, o check-in estava sem fila e a eficiência foi ótima. Nota: 8.

Embarque: O embarque prioritário funcionou tanto aqui, quanto lá. Espumante/suco de laranja e alguns tipos de nozes, castanhas, etc são oferecidos para os passageiros. Nota: 10.

Apresentação: O Boeing 777-300 estava limpo, com as luzes de leitura funcionando, porém, os botões de reclinação do assento estão bem gastos e mereciam uma pequena atenção. Kit de viagem, manta, travesseiro, revista de bordo, catálogo do free shop tudo devidamente colocado em seu lugar. Nota: 9.

Assento: Como eu disse, os botões de reclinação do assento estão gastos. A distância entre as poltronas é muito boa, assim como a largura. O problema fica com a inclinação que creio que fique entre 130-150 graus, sendo que muitas concorrentes estão na faixa dos 180 graus. Nota: 7.

Entretenimento: Boas opções de filmes, música, além de um sistema de vídeo que permite que você veja a parte externa da aeronave. Um pequeno detalhe é que o mapa de rota deveria ser atualizado, já que existem vários nomes incorretos, como "Spirito Santo", "Jão Pessoa" e o estado do Tocantins não existe (continua sendo Goiás). Nota: 7.

Pontualidade: Sem grandes problemas, se não fosse o operador do finger em London, que travou ele, o que causou um pequeno atraso de 10 minutos na volta. Não vou culpar a companhia pelo fato. Nota: 10.

Serviço de bordo: Um pequeno menu de refeições e vinhos é oferecido para os passageiros antes da decolagem. Acho que a TAM precisaria adicionar mais opções de pratos e vinhos. A vantagem é que você pode optar por um serviço express, onde você recebe a entrada e prato principal de uma vez, ao invés de esperar a entrada, depois o prato principal e por fim a sobremesa. No café da manhã, uma boa variedade de pães e opções de cereais, iogurtes. No quesito bebidas, café, leite, suco e chá (afinal estamos na terra da rainha). Nota: 7,5.

Atendimento: Finalmente o calor brasileiro. Atendimento cordial e pontual, como à tempos não via (inclusive na business de outras companhias). Nota: 10.

Desembarque: Em London, você recebe um passe para o fast track, onde você literalmente fura a fila da imigração. A entrega prioritária de mala funciona (inclusive na volta a minha foi a primeira a aparecer na esteira), assim como o desembarque. Nota: 10.

Pós-serviços: O crédito de pontos (por incrível que pareça), foi feito dentro do prazo, sem a necessidade de ficar ligando na central, mandado e-mail, etc. Mesmo assim, ainda estou esperando o crédito dos vôos que fiz pra Asuncion, o que não vai deixar eles com nota 10. Nota: 9.

Nota Final = 8,45.

A TAM se saiu bem no quesito de atendimento, pontualidade e embarque/desembarque, mas ainda precisa melhorar a questão dos serviços para os passageiros business, assim como seus assentos e o serviço de bordo. É uma boa opção para ir para a Europa, porém, muitas outras companhias oferecem um serviço melhor para as rotas operadas.

E você, já voou na Business Class da TAM? Achou do assento? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Celso Mensagens: 163
Qua Out 06, 2010 11:11 pm
Em nenhuma rota a TAM tem business competitiva no mercado internacional de longo curso atualmente. A primeira classe da TAM é competitiva.
Falou em business class, TAM não é melhor opção.
O 773ER esta bem fraquinho!
sds

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Out 07, 2010 12:00 am
Concordo. Não reclina em 180 graus e ainda existe grande chance de problema com as milhas.

viajante Mensagens: 1090
Sáb Out 09, 2010 9:46 pm
Acho que você teve sorte em ter os pontos creditados corretamente. Ou será que só quem viaja em First e Business Class não tem problemas?

jvinicius Mensagens: 507
Sáb Out 09, 2010 10:04 pm
Viajante,

Usei a Business entre São Paulo e Asuncion em julho e meus pontos só foram creditados no final de setembro e errado ainda, isto é, creditaram a mesma pontuação da econômica... Solicitação de crédito aberta e prazo de 30 dias para corrigir o erro...

Nessa viagem, em si, brilhou uma estrela quase que variguiana de eficiência nos créditos...

¡hasta luego!

jackson Mensagens: 5
Dom Mai 29, 2011 9:02 am
Em janeiro último voamos Guarulhos-Orlando-Guarulhos na Executiva da Tam. Minha avaliação ficou bem abaixo das expectativas. Os comissários tanto na ida quanto na volta pareciam não estar familiarizados com o serviço que foi desorganizado e deixou a desejar. No retorno um passageiro que viajava no assento atrás, chegou a discutir com a comissária, pq "foi esquecido". A ele não foi oferecido champagne de boas vindas, nem necessaire. Quanto a mim até hoje estou esperando os queijos, o repeteco do pãozinho e o café...

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 11:27 am
Ahahahahah, Jackson, seria legal você colocar uma avaliação desse vôo para nós. Realmente, ando ouvindo comentários ruins da executiva da TAM. Minha esposa vôo aqui na América do Sul e disse que a comissária falhou várias vezes... Lamentável.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Mai 29, 2011 3:22 pm
Apesar de nunca ter voado Business na TAM , sempre a considerei uma boa cia quando está no ar.
Minhas críticas a ela são sempre em terra ( O nefasto INFidelidade , as tarifas acima da média , o tradicional stress para creditar os pontos etc...)

jvinicius Mensagens: 507
Dom Mai 29, 2011 3:55 pm
A grande dificuldade é ser bom em terra e ar... A VARIG também deixava uns problemas em terra, mas, no ar era ótimo. A GOL é aceitável em terra, mas no ar deixa à desejar... E por aí vai.

Em termos de business, existem produtos melhores no mercado, concorrendo com a TAM, mas, para a América do Sul, muitas vezes se torna a única alternativa viável.

¡hasta luego!

jackson Mensagens: 5
Qui Set 22, 2011 5:12 pm
Nossa segunda experiência na Executiva da TAM foi Guarulhos a Santiago no 777/300. Novamente o serviço decepcionou. Viajamos com um bebê de 10 meses e apesar de ter realizado reserva de berço e comida, na volta, os comissários ignoraram a presença dele. A carne servida no almoço acabou para alguns passageiros pois "o forno estava desregulado" e havia queimado. Após almoço coloquei a bandeja no chão, pois não havia comissário para recolher. Está faltando treinamento? Concorrência?





Booking.com

Voltar para “Avaliações da LATAM Airlines”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio