Seguro Proteção Ouro dos cartões de crédito do Banco do Brasil

Troca de informações sobre os diversos seguros oferecidos pelos cartões de crédito.
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baran Mensagens: 10215
Ter Mar 08, 2016 2:13 pm
Seguro Proteção Ouro dos cartões de crédito do Banco do Brasil

Sites: http://www.bb.com.br/portalbb/page100,116,10498,1,1,1,1.bb?codigoNoticia=17443&codigoMenu=1405&codigoRet=10564&bread=2_1 e
https://www.bbseguros.com.br/seguradora/para-voce/seguro-vida/seguro-protecao-ouro

O Seguro Proteção Ouro é uma proteção adicional contra o uso fraudulento de cartões de crédito emitidos pelo Banco do Brasil. Todas as compras não reconhecidas, realizadas na função crédito nas 72 ou 96 horas anteriores à comunicação da perda, roubo, furto ou extravio do cartão, bem como saque em dinheiro na conta cartão mediante coação, no Brasil ou no exterior, serão cobertas.

O seguro é comercializado pela BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens S.A. e é oferecido pela Companhia de Seguros Aliança do Brasil. Está registrado na Superintendência de Seguros Privados - SUSEP sob o Processo nº 15414.004663/2004-41.

O Seguro Proteção Ouro está disponível em duas modalidades: 72 horas e 96 horas.

As condições contratuais mais recentes disponíveis no site da SUSEP são as da versão 3.2, de 28/08/2014, que não faz distinção entre as coberturas de 72 e 96 horas e cujo texto faz algumas confusões quanto à numeração dos itens. Os textos disponível no site do BB são o da versão 3.1, de 27/06/2014, e outro mais antigo sem data, porém que dintingue os seguros de 72 horas (Anexo B) e 96 horas (Anexo C). Essa versão também está disponível no site da BB Seguros.

Nesta matéria me basearei no texto da versão mais atual (v3.2) disponível no site da SUSEP, deixando explícito quando estiver me referindo a outra versão. Dependendo da data de contratação do cartão/seguro, a versão em vigor pode ser uma versão anterior às mencionadas aqui. Para dirimir quaisquer dúvidas, recomendo ao interessado consultar o Banco do Brasil.

As últimas versões das Condições Gerais de contratação do Seguro Proteção Ouro (v3.0, v3.1 e v3.2) podem ser acessadas no site da SUSEP na área de Consulta de Produtos, pesquisando-se pelo número do processo:

http://www.susep.gov.br/menu/consulta-de-produtos-1

Riscos Cobertos

O Seguro Proteção Ouro cobre os seguintes eventos:

1) Os valores das transações que não tenham sido autentificadas por senha pessoal e que tenham sido realizadas por terceiros, inclusive no exterior, no período de até 6 (dias) dias, anteriores à comunicação por parte do Segurado à operadora/central de atendimento, descontado o período de carência, limitadas ao valor do limite individual no cartão do Segurado, porém nunca superior ao valor definido na Apólice/Certificado de Seguro; e

2) Transações realizadas pelo Segurado ou portador pelo uso de senha obtida mediante ameaça à sua integridade física, efetuados com o cartão de crédito objeto desse seguro, no período de até 4 (quatro) dias, constante na Apólice/Certificado do Seguro, anteriores à comunicação por parte do Segurado à operadora/central de atendimento, limitadas ao valor do limite individual no cartão do Segurado, porém nunca superior ao valor definido na Apólice/Certificado de Seguro.

Respeitadas as condições acima a responsabilidade da Seguradora abrangerá:

1) As aquisições de bens e/ou serviços junto a estabelecimentos credenciados, exclusiva e diretamente decorrentes do uso indevido do cartão de crédito, em consequência de perda, extravio, furto, roubo do cartão ou uso de senha obtida mediante ameaça à sua integridade física, até o limite aprovado no cartão; e

2) os saques em espécie, exclusiva e diretamente decorrentes do uso indevido do cartão de crédito, em consequência de perda, extravio, furto, roubo do cartão ou uso de senha obtida mediante ameaça à sua integridade física, até o limite aprovado no cartão.

O período de carência mencionado é de 2 (dois) dias imediatamente anteriores à comunicação do sinistro, período em que as transações serão de responsabilidade do Estipulante.

Riscos não cobertos

Tão importante quanto saber o que um seguro cobre e saber o que ele não cobre. A Cláusula 5ª das Condições Gerais elenca os riscos excluídos do seguro, os quais listo abaixo:

a) transações não caracterizadas como Riscos Cobertos, conforme disposições da Cláusula 4ª destas condições, bem como fora dos estabelecidos na Cláusula 7ª, destas condições, como período indenizável;
b) transações não reconhecidas pelo Segurado (titular e/ou adicional) como feitas por ele(s), ainda que originadas por roubo, furto, perda ou extravio, efetuadas fora do período indenizável, mencionado na Cláusula 7ª destas Condições;
c) aquisições de bens e/ou serviços realizado com cartão de crédito roubado, furtado, perdido ou extraviado, enquanto sob responsabilidade do correio, empresas transportadoras e/ou outros meios de entrega dos cartões de crédito e também com cartões de crédito não distribuídos pelo Estipulante;
d) prejuízos ocorridos ANTES e durante o período de carência de 2 (dois) dias, imediatamente anteriores ao efetivo bloqueio do cartão junto à operadora/central de atendimento;
e) saques de dinheiro em terminais com cartão de crédito roubados, furtados, perdidos ou extraviados, enquanto sob a responsabilidade do correio, empresas transportadoras e/ou outros meios de entrega dos cartões de crédito e também com cartões de crédito ainda não distribuídos pelo Estipulante;
f) qualquer transação realizada com base na função débito do cartão de crédito, contabilizada em conta corrente do Segurado;
g) transações realizadas através de cartão de crédito dublê;
h) danos causados por atos ilícitos dolosos ou por culpa grave equiparável ao dolo praticado pelo segurado, pelo beneficiário ou pelo representante legal de um ou de outro. Nos seguros contratados por pessoas jurídicas, a exclusão aplica-se aos sócios controladores, aos seus dirigentes e administradores legais, assim como seus respectivos representantes legais.

O texto não explica o que é um “cartão de crédito dublê” (item “g”), mas creio ser sinônimo para cartão de crédito clonado.

Limite Máximo de Garantia

O limite máximo de garantia (LMG) do cartão, englobando titular e adicionais é de até R$ 11.500,00 (onze mil e quinhentos reais) para clientes de plano até 96 horas, limitado ao valor de limite de crédito (compra e saque) fixado pelo Estipulante para o cartão de cada Segurado, englobando os respectivos adicionais, e do limite extra, quando concedido pelo estipulante.

O limite máximo de garantia fixado refere-se às coberturas contratadas de roubo, furto, saque, perda e extravio do cartão de crédito, não sendo possível à cumulação das coberturas em qualquer hipótese. No caso do risco de Saque, a garantia fica limitada, para cada cartão (individualmente titular e adicionais), ao valor permitido para a hora da ocorrência do evento.

O limite acima, expresso em Reais, também se aplica aos casos que incluam transações em moeda estrangeira. Isso corresponde a, aproximadamente, US$ 3.000 ao câmbio de hoje.

Na versão do Seguro Proteção Ouro 72 horas disponível no site do BB e válido até 29/06/2014, o limite máximo de garantia é informado como R$ 10.000,00 (dez mil reais). Já o limite do Seguro Proteção Ouro 96 horas é de R$ 11.500,00 (onze mil e quinhentos reais)

Prêmio

O prêmio devido pela contratação do Seguro Proteção Ouro é cobrado mensalmente. O valor gira em torno de R$ 3. O texto das Condições Gerais informa que a fatura será emitida pela Seguradora. Minha experiência é que o prêmio do seguro é cobrado mensalmente na fatura do cartão de crédito segurado.

Cartões Ourocard Visa Infinite e Mastercard Black possuem o Seguro Proteção Ouro 96 horas gratuitamente, conforme mencionado no folder a seguir (p. 20):

http://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/dicar/dwn/livreto220210.pdf


Vigência a Renovação da Apólice

1. O prazo de vigência desta apólice será de 1 (um) ano a partir das 24 (vinte e quatro) horas da contratação do seguro, não sendo admitida contratação por prazo inferior.

2. A apólice será objeto de renovação automática por uma única vez ficando as demais renovações sujeitas à anuência prévia tanto da Seguradora como do Estipulante.

Conclusão

Seguros oferecidos por e para cartões de crédito costumam ter coberturas limitadas e cláusulas de exclusão de riscos bastante generosas, quando não confusas. O Seguro Proteção Ouro não é diferente. A apólice mais recente disponível nos sites do BB e da SUSEP não diferenciam o seguro de 72 horas do de 96 horas e contém referências confusas à numeração das cláusulas. A cláusula de vigência e renovação, por exemplo, informa que a primeira renovação é automática mas as renovações subsequentes estão sujeitas à anuência prévia do Estipulante. Difícil acreditar que o cliente será consultado nas renovações posteriores do seguro, tendo em vista que nem para a contratação desse produto ele costuma ser consultado, como mostram as reclamações no site Reclame Aqui.

Além disso, há várias versões da apólice e se torna difícil saber qual era vigente na data da contratação do cartão de crédito.

A cobertura desse seguro é limitada a R$ 10.500, aproximadamente US$ 3.000. Não é um valor alto. O seguro não cobre transações no cartão de débito.

O folder dos cartões Ourocard Mastercard Black e Visa Infinite diz que o Seguro Proteção Ouro 96 horas é gratuito para esses cartões, mas o documento não está datado nem disponível na página desses cartões no site do BB, de modo que é difícil saber se essa gratuidade ainda é válida.

Sugiro muita cautela ao contratar e utilizar esse seguro, ler atentamente as cláusulas da apólice e não depositar muitas esperanças nele.

Agradeço ao colega Jqcunha, que levantou a hipótese de a cobertura deste seguro ser limitada.

Alguém já teve alguma experiência com o Seguro Proteção Ouro? Funcionou? Conte para nós a sua experiência!

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Jqcunha Mensagens: 69
Ter Mar 08, 2016 3:43 pm
Sua pesquisa foi muito boa. Eu que agradeço. Vai ajudar muita gente que acha que basta fazer o seguro e ser feliz...

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JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Mar 08, 2016 7:40 pm
Excelente! Muita coisa que eu não sabia! Vou mostrar agora pro meu marido pois nossos cartões de crédito são BB.

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GuiSodre Mensagens: 533
Qua Mar 09, 2016 8:33 am
Excelente.
E confirmo que a gratuidade para os portadores do Infinite ou Black continua vigente!
Em tempo: Podem confiar no seguro. Eu já precisei utilizar e fui muito bem atendido. Solução rápida e eficaz.

soares Mensagens: 504
Qua Mar 09, 2016 8:44 am
Tenho o Infinite e o Black. Realmente não me debitam os R$3,00 da proteção. Já tive compras fraudadas de R$8.500,00, que foram cobertas em um desses cartões (não me lembro qual). Também nunca me consultaram sobre renovações. :lol:

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Dom Mar 05, 2017 5:56 pm
Vergonhoso não cobrir as compras na função débito, sendo que para ser aprovada é a mesma coisa que no crédito.

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LMBJR Mensagens: 11168
Dom Mar 05, 2017 6:02 pm
Muito boa a matéria. Parabéns e obrigado @baran





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