Avaliação British Airways: Buenos Aires para São Paulo

Avaliações de voos realizados na British Airways.
jvinicius Mensagens: 507
Sáb Mar 12, 2011 12:19 pm
Avaliação British Airways: Buenos Aires para São Paulo

Vou avaliar a Club World, ou classe executiva da British Airways na rota Buenos Aires (EZE) para São Paulo (GRU). Essa era a intenção, mas infelizmente isso não vai ocorrer. Ficou curioso? Então leia os próximos capítulos e entenda o porquê.

Compra: Em um belo dia estava passando perto de uma agência de viagens e já com os dados do voo que queria em mãos, resolvi entrar e ver se eles podiam me vender o bilhete da British Airways. Entrei na agência, fui bem específico no que queria, porém a moça não entendeu "British Airways Classe Executiva" e me ofereceu uma opção de voar com a Pluna. Dei um sorriso leve e expliquei novamente "British Airways na Classe Executiva". Ela entendeu e fez a emissão, sem problemas.
Nota = 10

Check-in: Foi divido em duas partes: Como a British Airways cobra US$125 para marcar o assento no upper-deck do 747-400, resolvi deixar a marcação do assento para o check-in online, onde a marcação seria gratuita. 24 horas antes do voo recebi um e-mail falando que eu podia fazer meu check-in online. Fiz ele pelo iPad, porém o site deles dá uns probleminhas com o ele, mas consegui marcar meu assento e pedi para retirar o cartão de embarque no aeroporto.

Já chegando ao aeroporto, havia uma identificação nas placas de sinalização do aeroporto em qual dos terminais é o check-in da British. Logo de cara, fui para o check-in da Ibéria, onde perguntei se era o check-in da British e tomei um não na cara. Vi então uma fila relativamente grande e achei o local correto. Havia uma fila duas posições de atendimento exclusivas para a Club World e First, que estevam vazias. Na recepção a funcionária da British pediu meu passaporte, viu o carimbo de entrada e confirmou se meu nome estava na lista dos passageiros da Club World ou First (eu não tive que apresentar nenhum papel que estou viajando nessas classes, como algumas companhias aéreas fazem). Havia um casal na minha frente já sendo atendido. Fui chamado e a simpática funcionária pegou meu passaporte e em menos de um minuto já tinha as malas despachadas, cartão de embarque em mãos, além da indicação de onde ficava a sala vip para aguardar o voo.
Nota = 9,5

Serviços pré-embarque: O site da British, em termos de gestão de reserva, é o melhor que já vi. Você sabe informações sobre sua origem e destino, sobre as salas vips, assentos, pode requisitar serviços especiais, alterar e cancelar seu voo, entre outros. Tudo isso em uma ótima organização. Parabéns a British pelo site! Bate muita companhia aérea desse lado do mundo, que você precisa ir na loja para alterar bilhete, entre outros.

A sala vip oferecida pela British Airways é o Admirals Club, da American Airlines (veja a avaliação dele aqui). Acho um pouco estranho, uma vez que Iberia e British vão virar a mesma coisa, por que não usar a sala da Iberia que existe no mesmo aeroporto?

Fora isso não há transfer para os passageiros da Club World.
Nota = 9

Embarque: Após sair do Admirals Club caminhei até o portão de embarque do voo e vi aquela fila "vucu-vucu" (voo vindo para o Brasil) e os passageiros da business e first estavam do lado, formando uma segunda pequena fila. No que eu cheguei o embarque já começou e as prioridades foram respeitadas. Alguns passageiros teimaram em embarcar e tomaram um "você deve aguardar ser chamado". Entrei no Boeing 747-400 que iria fazer a rota e subi para o upper deck, onde tomei minha poltrona e comecei a fazer a avaliação do voo.

De repente chega uma comissária pedindo meu cartão de embarque, falando que tinha uma pessoa já marcada no meu assento. Retirei meu cartão de embarque, mostrei para ela e ela viu a igualdade de poltronas. Ela pediu para aguardar e fiquei lá, com o outro passageiro esperando.

Dá um minuto e lá vem ela, em minha direção, com um novo cartão de embarque dizendo:

Comissária: "Sir, aqui está seu novo cartão de embarque. Seu assento foi alterado para voar na First."
Eu: :D Good, good! (me dei bem).

Fiquei impressionado com esse upgrade. Desde a VARIG não via as coisas sendo resolvidas assim. Acho que as nossas atuais companhias aéreas nacionais e latinas deveriam aprender com ela.
Nota = 10.

Apresentação: Agora é hora de fazer a passagem da executiva para a primeira classe. No geral o 747-400 precisa de redecoração interna, mas acredito que British esteja aposentando alguns e outros ficarão para o mercado da Ásia. Vale lembrar que a partir de 27 de março de 2011 perderemos a British Airways na rota São Paulo/Buenos Aires, já que os voos para Londres sairão direto de São Paulo e Buenos Aires, aumentando as operações da companhia nesse lado do mundo. E o 747 dará lugar ao Boeing 777.

Nos assentos, tanto da executiva como na primeira, revista de bordo, catálogo do tax-free, cartão de seguro, manual de como usar o assento, travesseiro e fone de ouvido. Na executiva a disposição do assento é para ficar cara-a-cara com seu companheiro de viagem, porém existe uma divisória. Na primeira era apenas eu, olhando para o céu.

Os controles do assento estavam um pouco gastos, assim como o controle do sistema de entretenimento.
Nota: 7

Assento: Tirando o fato dele ter passado por vários poucos e decolagens, o assento senão é o melhor, é um dos melhores que já sentei. Ele vira uma cama, graças a reclinação em 180º graus.

Eu com meus 1,90 metros cabia perfeitamente nele. Uma coisa interessante é que o mesa de refeições é grande, além de ser móvel. Se você quiser um jantar à dois durante o voo poderá ter, pois há uma "dobra" na frente, que permite que uma pessoa sente em sua frente. Aqui está o manual do assento, que eu trouxe junto com a revista de bordo.

Imagem

Imagem

Imagem

Para fechar, luz de leitura individual.
Nota: 9.

Entretenimento: Não usei. Fiquei com meu iPad, mas as opções pareciam interessantes. O monitor é individual e pode ser ajustado, de acordo com a posição que você estiver.
Nota: 10.

Pontualidade: Eles queriam ser pontuais, mas o controle de tráfego aéreo não deixou. Pediu para que ficassemos meia hora parado, pois o voo passa pelo Uruguai e o espaço aéreo por lá estava cheio. Bom, nesse caso, não posso penalizar a companhia por atraso, já que ele deixou tudo pronto para partir no horário.
Nota: 10.

Serviço: Veja fotos dos cardápios.

Carta de vinho

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Menu

Imagem

Imagem

Em termos de vinhos foi a melhor carta que já vi, mesmo para voos mais longos. Sem contar que carta de vinho não basta opções, é preciso ter combinações, como no caso, vinho aperitivo, branco, vermelho e sobremesa. Os vinhos servidos eram ótimos.

Em relação a comida, senti a falta de um prato com carna vermelha, além de mais uma ou duas opções de sobremesas. O sabor da comida estava ótimo. Como entrada pedi a salada de lagostim, sendo acompanhada pelo filé de peixe-espada (depois de tanto carne argentina, hora de um peixe) e a sobremesa (que não achei muito boa).

Além disso, antes da decolagem, a comissária, que me chamava pelo sobrenome, perguntou se eu queria algo para beber antes do almoço, o que me fez pedir um english breakfast tea para matar a saudade, que veio acompanhado de torrões de açúcar e biscoitos, em um bule, para que eu pudesse tomar mais chá, caso desejasse.

Para acompanhar o almoço veio primeiro o Châteu Smith e para sobremesa o Warre's Tawny Port. E mais tea.

A velocidade foi aceitável. Ah, um chocolate de presente para fechar.
Nota: 9.

Atendimento: Se ele não foi perfeito, foi próximo. Desde do check-in, até minha mudança de classe e claro, o atendimento da primeira classe, todos os funcionários mostraram que, mesmo não sendo, tem uma educação inglesa e uma atenção. Eles também são simpáticos, algo que pesou para a nota final.
Nota: 10.

Desembarque: Os passageiros da primeira classe, juntamente com a executiva e a econômica plus, que fica logo atrás de nós, foram os primeiros a desembarcar. Por incrível que pareça o Aeroporto de Guarulhos estava tranquilo. Apertei o passo para ser o primeiro a passar pelo Polícia Federal. Logo depois vieram alguns voos da TAM.

O grande problema do aeroporto é o tempo de entrega das malas. Fiquei uns 15 minutos esperando e, claro, a etiqueta de prioridade ficou apenas no enfeite, já que minha mala foi uma das últimas a chegar. As companhias aéreas gringas precisam rever esse problema no desembarque, pois pode "queimar o filme" quando ela vende que você tem desembarque de mala prioritário.
Nota: 6.

Pós-serviços: O crédito de milhas ocorreu em dois dias depois do voo, como primeira classe. Fiquei na dúvida se iria receber o crédito como business ou first. O programa escolhido para o crédito das milhas foi o AAdvantage, uma vez que a British Airways é parceira da American Airlines na Oneworld. O bônus para voar na primeira classe é de 50%, além da distância em milhas (no caso de São Paulo - Buenos Aires é de 1.069 milhas). Achei o tempo aceitável. Não há serviço de transfer para os passageiros que desembarcam e estejam voando na business ou first.
Nota: 8.

Com isso, a companhia da terra da rainha fica...

Nota Final = 9,0

Fantástico! A maior nota das avialiações que fiz de companhias aéreas e batendo a empresa que usei na ida, a Qatar Airways. Parabéns ao time da British Airways que fez esse voo, desde do check-in até a saída da aeronave.

Os pontos que não fizeram a avaliação ser nota 10 está ligado a decoração do avião, que está um pouco velha, a um ou outra opção no menu em termos de sobremesa e prato principal, além do desembarque. Colocar um serviço de transfer, mesmo que seja só para quem voa na primeira classe, seria um diferencial.

Se eu voltarei a voar pela British Airways? Sim, só que na executiva para fazer a avaliação dela e ver como ficaria a nota final.

Como disse na avaliação, infelizmente depois de 27 de março de 2011 iremos perder essa opção na rota. Aqui eu já voei de VARIG, VARIG/GOL, TAM, TAM Paraguay, Qatar Airways e British Airways. Dessas a Qatar (que ainda ficará) e British superaram o serviço e atendimento das brasileiras. Temos muito que aprender!

E você, já voou na British Airways? Em qual classe? Gostou do atendimento? E da comida? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Qui Ago 16, 2012 10:33 pm
Vou voar pela primeira vez agora no sábado, partindo do Rio.

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Qui Ago 16, 2012 10:38 pm
Na época o autor afirmou que o 747-400 da rota de SP daria lugar ao 777? Mas creio que isso não se confirmou, estou certo?

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Ago 17, 2012 12:23 pm
Tambem fiquei impressionado com a carta de vinhos :shock: :shock:





Booking.com

Voltar para “Avaliações da British Airways”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio