Estorno Itaú - Antecipação de Pagamento

Deixe aqui sua reclamação sobre bancos ou produtos financeiros.
Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qua Mai 16, 2012 4:55 pm
Discussão bem interessante, mas sem agressões hein!

dt2012 Mensagens: 577
Qua Mai 16, 2012 4:58 pm
Não estou falando deste cálculo:
nando escreveu:Ué,

3/365 = 0,0082

Foi feita a redução no decreto colado por você empréstimos à pessoa física com prazo de um ano ou mais.
Mas sim, deste:
dt2012 escreveu: Tive acesso a uma fatura de um colega meu, que pagou uma conta de R$ 631,19 no dia 20/04, sendo a fatura com vencimento em 15/05, portanto, teoricamente 25 dias de potencial utilização. Foram cobrados nesta fatura:
"Juros pagamento contas" = R$ 15,73. Como se chega neste valor? Resposta: R$ 631,19 x (2,99%/30 x 25) = R$ 631,19 x 2,491667% = R$ 15,73
"IOF pagamento contas" = R$ 2,87. Como se chega neste valor? Resposta: R$ 631,19 x (0,38% + 0,0068% x 11) = R$ 2,87. Porque foi utilizado 11 para multiplicar por 0,0068%? Porque as instituições financeiras tem que recolher o IOF no dia 1º de cada mês, então foi calculado 11 dias, do dia 21 ao dia 1º.

Meu colega pagou esta conta no dia 03/05. Na fatura deste mês já consta, na data de 04/05, "estorno de juros de financ" = - R$ 7,54. Como se chega neste valor? Resposta: R$ 631,19 x (2,99%/30 x 12) = R$ 631,19 x (1,196%) = R$ 7,54. Porque foi utilizado 12 para multiplicar pelo produto da divisão 2,99%/30? Porque a conta foi paga dia 03/05, então do dia 04 ao dia 15 (12 dias) não foi utilizado o serviço.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qua Mai 16, 2012 7:10 pm
Andei olhando aqui mas preciso esperar chegar a próxima fatura, para conferir corretamente as coisas. Pois tem pagamento que não entrou nessa.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Mai 16, 2012 7:43 pm
Pessoal,

Todo mundo tem liberdade para discutir, mas com educação. Discussões são saudáveis, quando apresentamos fatos e argumentos. Então, por favor, sem agressões.

dt2012 Mensagens: 577
Qua Mai 16, 2012 8:48 pm
Gabriel, quem começou as ofensas não fui eu. Veja:
dt2012 escreveu:Acredito que essa discussão não vai nos levar a lugar algum. Para encerrar o assunto, os encargos no Itaú são (ou deveriam ser):

Juros de 2,99% a.m., calculados pro-rata desde a data de pagamento da conta até a data de pagamento da fatura;
IOF de 0,0068% por dia de utilização do serviço, contados da data de pagamento da conta até a data de pagamento da fatura;
IOF adicional (fixo) de 0,38%

Somente os juros e o IOF de 0,0068% ao dia é que podem ser estornados, visto que, no momento da contratação do serviço (pagamento da conta) eles são calculados desde a data do pagamento da conta até o vencimento da fatura. Se há antecipação do pagamento da fatura, há devolução dos juros pro-rata aos dias não utilizados e devolução do IOF (0,0068% x dias não utilizados).
Aí ele respondeu:
nando escreveu:Pra ser sincero, eu não sei nem por qual motivo você a começou. Se você não usa os serviços e não o conheço, cabe ser humilde e ver como as coisas funcionam, assim como diversas vezes já lhe perguntei coisas relacionadas ao Santander banco este que raramente uso.
....
E logo depois se contradiz:
...
Agora se tem pessoas neste forum que, por terem postado 900 e tantas mensagens, "acham-se" donas da verdade e não aceitam o debate, partindo logo pra ignorância, eu não posso fazer nada. Não posto inverdades aqui, procuro me certificar das informações que escrevo ou comento, porque sei que existem pessoas que as tem como referência. Se eu estivesse errado, com certeza reconheceria isso. Mas foi provado aqui que quem estava errado era ele, que se gosta tanto de humildade como prega, deveria começar por si próprio e reconhecer claramente que estava errado.

Não guardo ressentimento desta discussão, não sou afeto destas coisas e, se fosse, nem teria motivos para tanto, afinal não conheço ele pessoalmente. Pra mim o assunto está encerrado.

Avatar do usuário
cokaVENCIDA Mensagens: 9698
Qua Mai 16, 2012 8:55 pm
Calma dt2012. O nando já reconheceu que você estava com a razão. Valeu como conhecimento para todos.

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Mai 16, 2012 9:19 pm
Eu não estou procurando culpados. Só quero que isso acabe de uma vez.

Avatar do usuário
fernandobetao Mensagens: 393
Qui Mai 17, 2012 12:43 pm
Me tirem uma dúvida.

O estorno dos juros e IOF devem ser feitos na mesma fatura? ou podem ser feitos na fatura posterior?

A partir de que mês os juros passaram a ser 2,99% + IOF Fixo + IOF diário?

renanzin Mensagens: 18
Sáb Dez 01, 2012 12:46 am
Coka ou admin.. podem me ajudar por favor?


estou com itauuniclass e 1 credicard exclusive.
eu posso pagar a conta do exclusive com o uniclass platinum hoje e no mesmo dia fazer o pagamento junto ao itau para nao ser cobrado do juros pro rata? qual seria a melhor maneira?

li algumas pessoas falando para esperar 2 dias para fazer o pagamento... esse pagamento avulso no cartao de crédito já entra como o pagamento do pague contas? como é feito o procedimento?

obrigadoo





Booking.com

Voltar para “Reclamações”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio