Itaú Personnalité

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
Avatar do usuário
tvarela Mensagens: 966
Sáb Nov 12, 2016 6:44 pm
Que eu saiba eles não aceitam, inclusive antes de migrar para Iconta perguntei se podia Bacen e tanto o gerente como 0800 falaram que Uniclass e Personalite não é possível Bacen.

alexandrerj Mensagens: 3658
Sáb Nov 12, 2016 7:17 pm
Ninguém vai ter pq nao tem nem opção no sistema... O banco informa que tem mas não no segmento... Somente no varejo como está informa do no PDF...

Abraços.

Lincolns Mensagens: 1515
Dom Nov 13, 2016 8:56 am
Prezados, uma conta no ITAU Personnalité pode ter serviços essenciais (sem tarifa).

Antes de adentrar no mérito, pode-se abrir 3 reclamações junto ao banco central e Procon e o encaminhamento para o Juizado Especial.

A resposta do Banco sempre será a mesma: Por ser Segmento Diferenciado, no Personnalité, não existe a possibilidade de permanecer com os serviços essenciais, portanto deve-se ENCERRAR a conta e ABRIR uma nova no Canal de Varejo.

Pela resolução do Banco Central 3919/2010 (http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/res/2010/pdf/res_3919_v4_P.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;), e TODAS as contas, inclusive as Diferenciadas, devem oferecer o pacote de serviços essenciais, ou seja também no Personnalité deve existir esta opção.

O artigo 1º. da resolução diz: "A cobrança de remuneração pela prestação de serviços por parte das
instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do
Brasil, conceituada como tarifa para fins desta resolução, deve estar prevista no contrato firmado
entre a instituição
e o cliente ou ter sido o respectivo serviço previamente autorizado ou
solicitado pelo cliente ou pelo usuário"

O que isso quer dizer? Se no contrato de abertura de conta entre cliente e o banco no segmento Personnalité não tiver essa norma prevista já é passível de nulidade, pois necessariamente tem que constar no CONTRATO que este serviço não está disponível nesse segmento. Por tanto, eu nunca vi em contrato algum do banco constar referida cláusula, somente em folders!!

Entretanto, vamos mais para frente: Pacotes de serviços
Art. 6º É obrigatória a oferta de pacote padronizado de serviços prioritários para
pessoas naturais, na forma definida na Tabela II anexa a esta resolução.


O que isso quer dizer? Que é OBRIGATÓRIO A OFERTA DE PACOTE PADRONIZADO DE SERVIÇOS PRIORITÁRIOS PARA PESSOAS NATURAIS :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ou seja, o Banco Itaú Segmento Personnalité É OBRIGADO A OFERECER ESSE SERVIÇO, o cliente opta por utilizar ou não. É NORMA DO BANCO CENTRAL, NÃO PODE CLÁUSULA CONTRATUAL E NEM FOLDER SER SUPERIOR A ESSA RESOLUÇÃO !!!!

E tem mais: Art. 7º É facultado o oferecimento de pacotes específicos de serviços contendo
serviços prioritários, especiais e/ou diferenciados, observada a padronização dos serviços
prioritários, bem como a exigência prevista no § 1º do art. 6º


O que isso quer dizer? O banco no segmento Personnalité deve oferecer os pacotes de serviços contendo
serviços prioritários, especiais e/ou diferenciados, e você quem escolhe, NÃO O BANCO!

O que pode acontecer é que se você quiser abrir uma conta no Itaú segmento Personnalité e ele dizer que somente pode ser aberto por tais regras: valor tal, investimento tal etc, mas não obrigar você abrir com pagamento de tarifas diferenciadas.

Imagina você já está no seguimento e agora quer mudar o pacote e o banco diz que não pode e não tem como fazê-lo? Ele que estorne mensalmente o valor da tarifa ou "dê um jeito no sistema".

No prospecto do próprio banco, opção MULTICONTA (pacote atualmente associado à conta corrente) no item Tarifas está escrito o seguinte:

Pacote de Serviços e Tarifas Na sua Proposta de Abertura de Conta,
## OU A QUALQUER MOMENTO APÓS A ABERTURA DA SUA CONTA, VOCÊ OPTARÁ POR CONTRATAR UM DOS PACOTES DE SERVIÇOS OFERECIDOS PELO PERSONNALITÉ, QUE CONTEMPLARÁ OS SERVIÇOS ESSENCIAIS OFERECIDOS GRATUITAMENTE E UMA QUANTIDADE ADICIONAL DE SERVIÇOS BANCÁRIOS PREVISTOS NA COMPOSIÇÃO DO PACOTE ESCOLHIDO.

Importante O Personnalité oferece conveniência e benefícios exclusivos para seus clientes, associados aos seus Pacotes de Serviços exclusivos. Por isso,

## CASO VOCÊ NÃO DESEJE CONTRATAR NENHUM DOS PACOTES DE SERVIÇOS, ABRA SUA CONTA NO ITAÚ, NO QUAL VOCÊ PODERÁ OPTAR POR UTILIZAR GRATUITAMENTE APENAS OS SERVIÇOS ESSENCIAIS

No primeiro trecho, no meu entendimento, você pode, no ato da abertura ou sucessivamente escolher uma cesta de serviços, se você não optar por nenhuma cesta você ficaria com os serviços essenciais.

No segundo trecho onde orienta em abrir a conta no Itaú, no meu entendimento, Personnalite é Itaú são as mesma coisa e o mesmo banco, é só para tentar confundir o Cliente

O Banco Central no site, determina neste link: http://www.bcb.gov.br/?TARBANSERV" onclick="window.open(this.href);return false;

"Se o cliente optar por um pacote de serviços, sua contratação deve ser feita por meio de um instrumento específico e seu cancelamento pode ocorrer a qualquer momento."

Para mim, o ITAÚ esta se recusando em cumprir esta determinação, gostaria de uma opinião a respeito, se o meu entendimento foi correto.

Eu não queria muito me aprofundar porque vez ou outra tem gente aqui que segue as regras do banco. Tem que seguir é do Banco Central!

Minha sugestão, faça o pedido por escrito, com a recusa faça as reclamações de praxe nos órgãos públicos e depois acione na justiça.


Agradeço antecipadamente a todos por lerem as explanações acima e é melhor contribuir com soluções que SEGUIR CEGAMENTE AS REGRAS DO BANCO ITAÚ.

"um abraço"

alexandrerj Mensagens: 3658
Dom Nov 13, 2016 9:25 am
Eu sempre achei isso, mas me referi ao que ocorre na prática no Itaú... Até gostaria que alguém entrasse com um processo com relação a tarifas no Personnalite e ganhasse... Pela resolução eu sempre achei que fosse obrigatório... Nesse caso os bancos deveriam solicitar a alteração para que a mesma deixasse claro que os serviços essenciais fosse obrigatório o oferecimento apenas no varejo...

Mas do jeito que está, na minha opinião abrange todo e qualquer segmento.. Se está certo ou não, se é honesto ou não não estamos discutindo... Apenas falando o que a resolução obriga os bancos a conceder os serviços essenciais...

Abraços.

vilmarhmn Mensagens: 253
Dom Nov 13, 2016 2:20 pm
Eu penso exatamente desta forma, até que na verdade entrei em contato com o BACEN sobre isso, questionei, até porque seria interessante uma conta segmentada sem tarifas.
E a resposta foi a seguinte:


Prezado Senhor VILMAR:
As normas do Conselho Monetário Nacional e do Banco Central não abordam e, portanto, não vedam, por parte das instituições bancárias: (i) a eventual classificação de sua clientela por segmento (clientes "varejo", "Estilo", "Personalitée", "Private", "Prime", etc), (ii) a definição de critérios para tal classificação e permanência no segmento (como, por exemplo, a existência de pacote de serviços contratado), bem como (iii) o estabelecimento de ponto de atendimento mais adequado por tipo de segmento. Vale notar que a Resolução CMN 3.694, de 2009, alterada pela Resolução CMN 4.283, de 2013, estabelece que as instituições devem assegurar "a adequação dos produtos e serviços ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes e usuários". Nesse sentido, as instituições podem adotar procedimentos operacionais específicos visando ao cumprimento da regulamentação.

PS.: eu copiei esse e-mail aqui na época que estava tendo essa mesma discussão. SE alguém ainda assim conseguir na justiça não pagar tarifas, todos que conhecem o Itaú sabem que ele não é muito legal com pessoas que fazem isso, diga-se que o banco é um pouco vingativo... Como vingativo? Ele pode simplesmente não te cobrar tarifas, mas também não te conceder facilidades, nem taxas atraentes, linhas de crédito, limites de crédito e etc.

Brunomachado Mensagens: 978
Dom Nov 13, 2016 3:00 pm
Uma dúvida, por exemplo essas contas digitais faz com que eu não tenha mais gerente certo ?
Qualquer problema que tiver de qualquer natureza será resolvido pelos canais de atendimento eletrônico??
Se eu for comprar um carro e precisar financiar pra quem eu ligo ?

alexandrerj Mensagens: 3658
Dom Nov 13, 2016 3:03 pm
Tem o atendimento do banco nas mesas e no bankline... Pra essas contas digitais...

Abraços.

Brunomachado Mensagens: 978
Dom Nov 13, 2016 3:04 pm
Há então então se esses tipos de situações também é possível resolver em uma conta digital, é muito mais vantagem ter uma!

alexandrerj Mensagens: 3658
Dom Nov 13, 2016 3:10 pm
Sim e o atendimento do bankline do Itau é muito bom tb... Resolve muita coisa por lá..

Abraços.





Booking.com

Voltar para “Itaú”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes


Anúncio