O que está acontecendo com o Banco Itaú?

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Itaú.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Fev 08, 2013 10:14 am
O Itaú se tornou o maior banco do Brasil ao comprar o Unibanco e ultrapassar o Bradesco. Lindas propagandas na televisão e em diversos outros meios de comunicação mostram apenas o lado bom o banco, explorado pelo marketing. E o lado ruim?

Nos últimos anos, em especial nos últimos meses, o Itaú vem realizando uma série de mudanças de todos os gêneros que só prejudicam seus clientes, principalmente aqueles que usam os cartões de crédito para acumular milhas e benefícios.

Abaixo listamos as principais mudanças que aconteceram:
- Fechamento de todas as salas vips em virtude do alto custo.
- Limitações no Pague Contas e posteriormente mudança para fazê-lo não fornecer milhas.
- Alteração na validade das milhas dos cartões Black e Infinite. Antes não expiravam, agora expiram.
- Alteração na cotação do dólar. Antes era próximo do comercial e agora é próximo do turismo.
- Aumento do limite do número mínimo de pontos para transferência pelo Sempre Presente.
- Não restabelecimento do limite do cartão de crédito após antecipar o pagamento.
- Dificuldade para negociar anuidade dos cartões de crédito.
- Defasagem na conversão de pontos para milhas. 1,25 pontos equivalem agora a 1 milha.

Estamos esquecendo de algo? Provavelmente sim. São tantas notícias ruins que fica difícil lembrar-se de todas.

Pela Internet criaram até um slogan alternativo para o banco. Há muitos clientes insatisfeitos.

Não adianta apenas ficar insatisfeito e não tomar uma atitude. Infelizmente são poucas as pessoas que conseguem ter dimensão de como o banco se tornou menos atrativo, mas quem tem esta dimensão e é cliente do banco deve tomar uma atitude.

Alguns exemplos:
- Abrir reclamações.
- Cancelar os cartões de crédito.
- Cancelar a conta corrente.

Não há indícios que as regras irão melhorar, pelo contrário. O cenário é desanimador.

E você, é cliente Itaú? O que está achando das recentes mudanças? Pretende continuar no banco? Conte para nós os seus próximos passos!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Fev 08, 2013 10:28 am
O motivo disso tudo é fácil de entender: reduzir despesas para aumentar o lucro. A taxa básica de juros está no nível mais baixo da história, então emprestar dinheiro pro Governo já não é mais tão rentável como antigamente. Eles estão tendo que abrir outras frentes para aumentar o lucro, seja aumentando receitas ou diminuindo despesas.

Mas, paralelamente, perdem clientes com essas mudanças. Eles não são bobos e sabem muito bem que isso tende a acontecer. Mas, nas estimativas deles, deve compensar. O brasileiro não é muito ligado nisso e a maioria das pessoas deve deixar para lá. É só ver a taxa de juros dos rotativos dos cartões, a maior do mundo, e ainda tem gente que parcela a fatura.

Como disse no outro post, assim que eu decidir o que fazer com os 17.000 pontos do Sempre Presente que tenho e não posso mais transferir para o Smiles, cancelarei o Itaúcard. Até ano passado eu ainda consegui que me isentassem da anuidade, mas este ano, nem isso mais eu consegui.

andrepli Mensagens: 53
Sex Fev 08, 2013 10:31 am
Com relação a mudança para 1,25 eu só vi uma pessoa falando dessa mudança.
Alguém mais recebeu essa noticia na fatura do cartão.

ZePequeno Mensagens: 1059
Sex Fev 08, 2013 10:32 am
Acabei de postar em outro tópico que o banco, com essas mudanças, deixa claro que "milheiros" não são o perfil de cliente desejado pela instituição.

sidrac15 Mensagens: 272
Sex Fev 08, 2013 10:32 am
Esse ano com certeza irei cancelar meus 2 cartões que tenho, Uniclass platinum e Volkswagen, só não cancelo agora porque a anuidade já foi paga e no Volkswagen ainda não utilizei o bônus acumulado de pontos, e também só não irei cancelar minha conta pois não pago tarifa. Não vejo nenhum beneficio em manter um Itaucard.

andrepli Mensagens: 53
Sex Fev 08, 2013 10:39 am
Se vc olhar bem esse aviso, ele foi enviado para clientes Itaú varejo, no detalhe do aviso, ele é na cor laranja.
Alguém que é Personnalité confirma o recebimento desse aviso? Tem como digitalizar e nos enviar.

ZePequeno Mensagens: 1059
Sex Fev 08, 2013 10:47 am
Farei os ultimos pontos no PSP nesse mês e transferirei tudo.

Depois, cancelarei os cartões e fecharei a conta.

Sou cliente do banco há 26 anos, mas o banco não retribui minha confiança e preferência com pelo menos transparência na comunicação das mudanças.

Veja, o banco muda a regra de resgate para 20 mil pontos. Para mim não fez muita diferença, mas para muitas pessoas fez. Essas pessoas concentraram gastos, pagaram contas estimuladas pelo banco, pagaram juros e iof, justamente para juntar pontos necessários para transferir. Quando estão chegando perto do minimo o banco cancela o pague-contas. Aí a pessoa, fiel ao banco há tantos anos, pretende continuar usando os cartões em compras, sem muita margem de negociação da anuidade, para pelo menos chegar os 20 mil pontos para completar as milhas necessárias para a viagem de férias da familia. Aí vem o banco novamente e muda o critério de resgate para cias aéreas para 1,25 PSP : 1 milha.

É uma relação totalmente desigual e sem respeito nenhum ao cliente.

Programas de fidelidade são instrumentos de estimulo ao consumo dos serviços e produtos comercializados pelo banco. Isso caracteriza uma relação de consumo que deve ser respeitada como tal. Mudar as regras constantemente para beneficiar somente o banco é um absurdo, principalmente quando o consumidor, dadas as regras estabelecidas, se programa para usar os serviços ofertados em troca de um prêmio no longo prazo. Mas qdo esta perto de conquistar esse prêmio, que na verdade ele "comprou" ao utilizar os serviços, a outra parte muda a regra do jogo novamente.

Isso é no minimo antiético, imoral e ilegitimo, apesar de legal, face o contrato leonino do Programa de Fidelidade, que só dá garantias ao banco.

marcelosa Mensagens: 605
Sex Fev 08, 2013 10:54 am
Estou insatisfeito, mas ainda gosto dos serviços bancários do banco. Vou manter a conta, não vejo nada muito diferente no mercado atualmente não. Estou abrindo uma conta conjunta estilo com minha esposa apenas pra quando precisar de algo referente a empréstimo.





Booking.com

Voltar para “Itaú”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes


Anúncio