Novas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito no Banco do Brasil

Informações sobre cartões de crédito e produtos do Banco do Brasil.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Qui Fev 16, 2017 7:50 am
Novas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito no Banco do Brasil

O Banco do Brasil anunciou as novas condições para utilização do Rotativo do cartão de crédito, com início de vigência previsto para 3 de abril, válidas para todos os cartões de pessoas físicas e jurídicas oferecidos pela Instituição. As novas regras, previstas na Resolução nº 4.549 do Conselho Monetário Nacional (CMN), limitam o uso do rotativo pelo período máximo de 30 dias.

Com a mudança, a partir das faturas que vencem em 3 de maio os clientes terão que obrigatoriamente liquidar o saldo remanescente da fatura anterior ou contratar um parcelamento. Outra novidade refere-se ao valor pagamento mínimo da fatura, que passa a ser composto pelo saldo não pago da fatura anterior, se houver, somado aos encargos do rotativo, mais 15% sobre os gastos do mês, mais o valor das parcelas de financiamentos de faturas anteriores, caso existam.

Assim, em um exemplo hipotético, uma pessoa que tenha uma fatura de cartão no valor de R$ 200 no início de abril e só efetuar o pagamento mínimo (R$ 30, correspondente a 15% do valor total da fatura), deixará um saldo de R$ 170. Imaginando ainda que, no decorrer de abril, ela acumule mais R$ 50 em novos gastos e tenha uma parcela de financiamento de fatura anterior no valor de R$ 20, a fatura a vencer no início de maio terá o valor de R$ 240 mais os encargos do rotativo do mês anterior. Neste caso, o total a ser obrigatoriamente pago a título de valor mínimo, no início maio, será equivalente a: R$ 170 (saldo que ficou em aberto do período anterior) acrescido de R$ 7,50 (considerando um pagamento mínimo de 15% dos gastos do mês) e do montante de encargos, mais o valor da parcela do financiamento de fatura já contratado, de R$ 20.

O cliente continuará a ter a opção de escolher a condição de parcelamento da fatura que preferir, por meio dos canais do BB. Caso contrário, o parcelamento será feito automaticamente em 24 meses, desde que haja pelo menos o pagamento de valor igual ou maior que o valor exigido como entrada.

Em janeiro o BB antecipou parte dos efeitos das medidas e promoveu a redução de 4 pontos percentuais nas taxas de juros do crédito rotativo. As taxas atuais da linha de parcelamento da instituição estão entre 3,13% e 9,38% ao mês.

Imagem

As novas regras pretendem contribuir para a diminuição do comprometimento de renda dos consumidores que utilizam o crédito rotativo do cartão.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
LMBJR Mensagens: 11168
Qui Fev 16, 2017 6:50 pm
Confuso e pouco prático. O certo era acabar com isso de rotativo, chegou no fim do mês não conseguiu pagar parcela e suspende o cartão para evitar hiperendividamento

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Fev 17, 2017 7:25 am
Se você que trabalha no banco ficou confuso, imagina o resto...

marcelanering Mensagens: 84
Sex Fev 17, 2017 8:36 am
To aqui ainda tentando entender se isso vai mudar pra melhor ou pra pior...
Cair em rotativo de cartão é economicamente a pior coisa que pode acontecer!!

soares Mensagens: 504
Sex Fev 17, 2017 8:40 am
Rotativo no cartão não deveria sequer existir. Ora, se alguém quer pagar parcelado, que faça esta opção no momento da compra. Há bandeiras que permitem parcelar em até 10x. Agora, optar por parcela única e depois querer entrar no rotativo do cartão para pagar a fatura em prestações é um suicídio financeiro. Vi algumas faturas de cartões de clientes, em que a taxa do rotativo do cartão chegava a juros de 890% ao ano.

Avatar do usuário
tvarela Mensagens: 966
Sex Fev 17, 2017 2:58 pm
Muito confuso, e na prática não sei até que bom será bom para o consumidor.

Avatar do usuário
regsteixeira Mensagens: 1194
Sex Fev 17, 2017 4:31 pm
"Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar"

emmanuelkalispera Mensagens: 2457
Dom Mar 05, 2017 2:14 am
Eu acho que ficou bom para os bancos. Afinal, mesmo que eles cobrem um juros menor (de 15% am para 7% rsrsr), eles vão cobrar por mais tempo (12 meses ou invés de 1 mês). Sei não, acho que foi feito sob medida para os bancos lucrarem mais ainda.





Booking.com

Voltar para “Banco do Brasil”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio