Workshop GOL: Os bastidores da aviação

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Set 30, 2015 1:23 pm
Workshop GOL: Os bastidores da aviação

Imagem

Durante os dias 17 e 18 de setembro fomos convidados a participar do 5º Workshop GOL para Imprensa - Os Bastidores da Aviação, onde tivemos a oportunidade de embarcar no mundo fascinante da aviação e saber mais sobre o dia a dia de uma das maiores companhias aéreas do Brasil.

O objetivo nesse encontro proporcionado pela GOL é justamente desmistificar um pouco mais o assunto por meio de palestras com a participação de vários diretores da empresa, inclusive seu presidente, Paulo Kakinoff.

Mercado de aviação brasileiro e o atual momento da GOL

Logo depois da abertura do evento, tivemos a oportunidade de assistir a primeira palestra, com o presidente da GOL, onde ele falou sobre o atual mercado de aviação brasileiro.

Imagem

Imagem

A GOL tem, em média, 900 voos diários e uma frota com 142 aviões Boeing 737-800 e Boeing 737-700 Next Generation para atender aos 73 destinos operados pela companhia aérea. Desse total, 56 são destinos domésticos e 17 internacionais. 100% das capitais brasileiras são atendidas, sendo que ainda 23 destes destinos domésticos são considerados regionais pela empresa.

Ainda falando em números, a GOL tem 16.825 empregados em todos os estados brasileiros, 12 codeshares com a Delta Air Lines, Air France e KLM, além de mais 70 interlines, que é uma parceria que permite a venda de trechos operados por companhias diferentes em um único bilhete.

De acordo com a ANAC, a GOL obteve 98,24% de pontualidade em agosto. Um recorde histórico! A GOL também manteve a liderança no acumulado de 2015, atingindo 95,43%

Kakinoff revelou também que a GOL está em um estudo avançado com a Boeing para a utilização do 737-MAX9.

Geolocalização

A GOL é a primeira e única companhia aérea no mundo a oferecer o sistema de geolocalização, desenvolvido pela própria empresa. Pelo aplicativo, você tem a opção de ser monitorado. Caso aceite, o monitoramento começa apenas com 4 horas de antecedência ao voo. Ao localizar o cliente, a GOL cruza os dados com as informações de trânsito disponíveis e, caso o sistema identifique que o cliente não chegará a tempo, o aplicativo disponibiliza a opção dos próximos voos para adiamento.

Imagem

Com isso a GOL tira a ansiedade de perder o voo e possibilita o embarque daquele passageiro que está no balcão e quer comprar a passagem. Da mesma forma, o cliente que chega mais cedo no aeroporto, tem a possibilidade de antecipação do voo caso queira. Ponto para a GOL!

Wi-Fi e TV a bordo

A partir de 2016, a GOL passará a oferecer Wi-Fi a bordo de seus aviões, desde o momento do embarque. Os aviões terão também TV ao vivo e gratuita, adicionando a possibilidade de adquirir filmes, além do acompanhamento do voo, informações sobre alteração e conexão, remarcação de passagens e condições meteorológicas. O mais completo sistema de entretenimento disponível no mercado mundial e aplicado em 100% de seus aviões. Ao todo, serão três anos de trabalho para implementar o sistema em toda a sua frota.

Imagem

Precificação das Passagens Aéreas

Durante sua apresentação, Kakinoff também nos informou como são elaborados os preços das passagens. São basicamente dois fatores: a data do voo e a ocupação dos assentos. As passagens mais baratas estão no período de 330 dias a 180 dias da data do voo.

Imagem

Em média, um passageiro que voa a turismo geralmente compra a sua passagem com muita antecedência, já o corporativo, compra muitas vezes no mesmo dia do voo.

Imagem

Centro de Controle de Operações

Um dos setores mais importantes da empresa e que desempenha uma função importantíssima no gerenciamento de todas as operações. É para o CCO que a malha é entregue com uma semana de antecedência. Com estas informações em mãos, todos os demais recursos serão determinados, desde o modelo de avião que será utilizado, tripulação, pessoal de aeroportos, além de outras funções, são desempenhadas dentro do CCO.

Imagem

Nas 48 horas que antecedem a operação é que são disponibilizados os aviões, com suas manutenções devidas, as tripulações juntamente com a combinação com a infraestrutura aeroportuária e o gerenciamento do espaço aéreo.

Centro de Treinamento

Toda a estrutura para a realização do treinamento dos tripulantes fica na cidade de Diadema, em São Paulo, onde a GOL mantém o seu centro de treinamento. Lá estão os três simuladores de voo do Boeing 737-800 NG utilizados no aperfeiçoamento dos pilotos. Segundo o presidente da GOL, os simuladores são o "estado de arte". Os melhores simuladores do mundo estão presentes no local.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Nos simuladores os pilotos têm suas habilidades testadas pelo comandante checador, que é o responsável pela avaliação dos pilotos, que são submetidos a diversas situações de emergência dentro do simulador.

Imagem

Imagem

O realismo do simulador é impressionante! Depois de alguns segundos temos a sensação total de estar a bordo da cabine de um avião. Experiência inesquecível!

Imagem

Imagem

Imagem

Para o treinamento dos comissários existe na instalação um mockup da cabine de um 737 em que a tripulação pode simular algumas condições de emergência e, consequentemente, os procedimento a serem tomados caso exista a necessidade de atendimento. Se aprovado, o comissário passará por um período de instrução em voo, para depois ser checado por um chefe de cabine habilitado para essa função.

Imagem

Imagem

Centro de Manutenção de Aeronaves GOL - CMA

Localizado praticamente anexo ao Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, é no CMA onde são feitas todas as manutenções dos aviões e as pinturas.

Imagem
Avião que nos transportou de Congonhas para Confins já com a nova identidade visual da GOL.

Imagem
Nova identidade visual da GOL.

Imagem
Nova identidade visual da GOL.

No CMA existem diversos setores, cada um responsável por uma determinada função. Um setor para o reparo das janelas, um setor para a manutenção das poltronas dos passageiros e tripulação, setor das rodas e pneus e muitos outros.

São 3 hangares, sendo que um é dedicado ao setor de pintura e conta com grandes exaustores. No dia em que visitamos havia um Boeing 737 todo lixado, que é procedimento inicial para receber a nova identidade visual.

Conheça alguns setores através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem
Freios de aço.

Imagem
Freios de carbono.

Imagem
Detalhe da roda do trem de pouso traseiro: Messier-Bugatti.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Conclusão

Adoramos a inciativa da GOL em promover o workshop, compartilhando diversas informações sobre a rotina da companhia aérea e nos permitindo ter uma ideia de como funciona o mundo da aviação comercial.

Também pudemos constatar o nível de comprometimento com a segurança e satisfação de cada passageiro ou tripulante a bordo dos aviões da empresa. Comprometimento esse que inicia muito antes de você comprar a sua passagem.

Foi uma ótima oportunidade de conhecer os bastidores da aviação!

Texto e fotos: Telmo Curcio.

O Falando de Viagem participou do evento a convite da GOL.

E você, costuma voar com a GOL? O que mais gosta na companhia aérea? E o que não gosta? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 30, 2015 1:35 pm
Muito legal, principalmente a visita ao CMA!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Set 30, 2015 1:39 pm
Gostei muito da matéria também. Iria adorar o simulador!

Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Set 30, 2015 1:48 pm
O simulador é brinquedo de gente grande... e bem rica! :D

Pra quem é apaixonado por aviões, como eu, a visita ao CMA e o simulador são experiências inesquecíveis. Ainda mais porque tive a chance de pilotar por alguns momentos um Boeing 737-800 no simulador.

E no CMA, poder estar do lado dessas máquinas incríveis também é muito bom.

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qua Set 30, 2015 1:57 pm
Muito bacana vermos um pouco dos bastidores de uma Cia aérea.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qua Set 30, 2015 2:41 pm
Muito legal a iniciativa da Gol com o Workshop e sua matéria Telmo! Parabéns!
O CMA e o simulador são bem legais mesmo!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Set 30, 2015 11:10 pm
Muito bom ler uma materia assim. Adoro saber tudo ligado a aviacao.

yureco Mensagens: 2490
Qua Set 30, 2015 11:22 pm
Excelente matéria!!! Parabéns!

Patricia Mensagens: 2384
Seg Out 05, 2015 9:50 am
Adorei Telmo! Muito bom. Uma ótima oportunidade que você teve e agradeço por nos passar essas informações :D

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
telmocurcio Mensagens: 1146
Qua Out 07, 2015 11:50 pm
Patrícia, quem agradece sou eu!

Pra que adora aviação assim como eu, ficar do lado daqueles brinquedinhos voadores não é trabalho nenhum....

http://fdv.im/TelmoCurcio" onclick="window.open(this.href);return false;




Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio