Por que a Emirates Airline não honrou as passagens aéreas emitidas no bug?

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 5:07 pm
Por que a Emirates Airline não honrou as passagens aéreas emitidas no bug?

Nessa madrugada, a Emirates Airline colocou no ar uma tarifa errada em seu site, que rapidamente foi descoberta e anunciada em vários locais. Muitas pessoas emitiram a passagem aérea com tarifa zero e apenas a cobrança da taxa de embarque. Bugs assim são comuns e têm acontecido com frequência, mas dessa vez foi diferente.

Quando uma companhia aérea coloca um valor baixo pode até existir uma dúvida se é promoção ou bug, mas nenhuma empresa em sã consciência vai vender algo de graça, ainda mais se tratando de companhia aérea, que tem uma operação difícil.

Posteriormente, como eu já esperava, recebi o aviso que todas seriam canceladas:
Por conta de um erro técnico, alguns tickets da Emirates de voos partindo do Brasil foram emitidos com tarifa 0. O fato ocorreu em 16 de junho de 2016 e durou aproximadamente três horas.

Todos os tickets emitidos neste período serão automaticamente cancelados. A Emirates entrará em contato com todos os passageiros afetados que reservaram online pelo site da companhia e com agentes de viagens que adquiriram os tickets para auxiliar com uma nova reserva de voo em tarifa aplicada.

A Emirates lamenta pelo inconveniente causado aos clientes.

As tarifas da Emirates têm preços competitivos e continuamos providenciando aos nossos clientes um serviço excelente e um forte custo-benefício.
O zardox também já havia sinalizado que considerava o cancelamento, com argumentos coerentes:
A Emirates pode se negar em honrar o erro no site. Ela pode invocar o inciso XV, do § 3º, do Art. 36, da Lei 12.529/2011:

"...
Art. 36. Constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir os seguintes efeitos, ainda que não sejam alcançados:
....
§ 3o As seguintes condutas, além de outras, na medida em que configurem hipótese prevista no caput deste artigo e seus incisos, caracterizam infração da ordem econômica:
....
XV - vender mercadoria ou prestar serviços injustificadamente abaixo do preço de custo;
..."

Ninguém pode ser constrangido a praticar crime ou infração em nome de outra lei (lei de direito do consumidor)...
Convenhamos que oferecer algo gratuito prejudica as outras companhias aéreas. Como foi claramente um bug, o cancelamento foi coerente.

Qual será o próximo bug?

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jun 16, 2016 5:18 pm
Quando a Gol começou a vender passagens a R$ 1 (bons tempos...) ela teve que se explicar aos órgãos de defesa da concorrência. Lembro que na época cheguei a ver um dos pareceres do processo.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 5:20 pm
Pois é.

Agora é impressionante como estão acontecendo erros.

Avatar do usuário
mafiotecano Mensagens: 778
Qui Jun 16, 2016 5:22 pm
Tenho pena desses funcionários que estão ligando para dar as más notícias a essa horda de pessoas que deve ter comprado essas passagens. Imagine a quantidade de impropérios que não estão ouvindo do pessoal que "se acha no direito" numa situação dessas...

Próximos destinos:
New York - Novembro / 2012
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 5:30 pm
Capaz de haver vários processos agora contra a empresa.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Qui Jun 16, 2016 5:54 pm
Fiquei sabendo desse bug aqui pelo FDV e logo achei que não fossem honrar mesmo!
Preço 0 realmente seria demais! rs

Agora, as empresas tinham que tomar mais cuidado com esses bugs né! Ou não... rsrrsrs
Tenho que admitir que ADORO e até hoje só aproveitei um, da Alitalia, anos atrás!

rafaelr6 Mensagens: 9
Qui Jun 16, 2016 7:44 pm
Gabriel,

Esse comunicado veio da onde? Não estou duvidando do conteúdo até pq meus bilhetes cairam, mas é pq nao vi no site da cia.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 16, 2016 7:58 pm
Da assessoria de imprensa da Emirates Airline. Logo cedo, eu enviei um e-mail a eles perguntando se honrariam.

tbrondani Mensagens: 338
Qui Jun 16, 2016 9:58 pm
Infelizmente a Emirates não vai seguir o exemplo da AA, KLM, Alitalia e honrar os bilhetes.

Já estava com viagem pra Austrália programada.

Parabéns àquelas que honraram o bilhete.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Anúncio