Com qual antecedência devo comprar minha passagem aérea?

Troca de informações sobre companhias aéreas, milhas, promoções e tudo mais relacionado ao assunto.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Mar 05, 2012 3:21 pm
Imagem

Essa é a pergunta que qualquer viajante já se fez pelo menos uma vez. Dependendo do viajante já pode ter sido feita inúmeras vezes. Todos querem saber isso. Todos querem o melhor preço. Todos querem economizar.

Você tem uma bola de cristal? Nós também não. Ou seja, não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo depende. E depende de inúmeros fatores. Neste texto vamos citar alguns.

Normalmente antecedência não lhe trará bons preços, pelo contrário. Ao comprar uma passagem com antecedência na maioria das vezes você pagará o preço cheio. Como há tempo, nenhuma companhia aérea fica preocupada, então elas não têm motivo para colocar preços baixos.

Há exceções. Em algumas promoções é possível encontrar o mesmo valor para o próximo mês ou para 6, 7 ou 8 meses mais tarde. Promoções neste nível são mais raras e normalmente acontecem quando há algum lançamento de rota.

Se você pretende viajar em janeiro ou julho, pode esquecer as promoções. Encontrar bons preços nesses meses é algo muito difícil. É alta temporada e os voos já estarão cheios com preços baixos ou não. Sendo assim, com o avião o cheio, a companhia aérea não vê nenhum motivo para realizar promoções. Quem tem crianças só pode viajar nessas épocas, por causa das aulas. Então na falta de opções de datas, os viajantes acabam comprando mesmo sendo mais caro. Afinal, ninguém vai deixar de fazer a tão sonhada viagem.

No resto do ano é provável que você consiga promoções. Mas, claro, nos feriados sempre será mais difícil. As datas mais procuradas normalmente são o Carnaval, Natal e Réveillon. Se você quer viajar nessas datas, compre com antecedência, pois à tendência é que os preços subam a medida que o avião vai enchendo.

Em 2011 ficou claro que quem se planejou comprando passagens com antecedência não foi feliz. Aconteceram MUITAS promoções e grande parte delas foi para embarque quase que imediato, no máximo 1 ou 2 meses após a data de início da promoção. E nós achamos que isso cada vez mais se tornará uma constante.

O ideal é monitorar sempre o valor da passagem. Em algumas companhias aéreas é possível ver a lotação do avião. Quanto mais cheio, menores as chances de uma promoção. É bem provável que na baixa temporada haverá boas promoções. É preciso incentivo e à medida que as companhias aéreas veem o avião vazio, começam a pensar em promoções. Quando uma lança, as outras costumam acompanhar, para não perder terreno. E isso é ótimo para nós viajantes!

Quando o dólar sobe significativamente as promoções aparecem rapidamente. Mas nesses casos é uma promoção enganosa, pois você paga o mesmo valor de quando o dólar estava baixo. Promoção nem sempre é sinônimo de bons negócios.

Países em crise também fazem com que companhias aéreas façam promoções. Há alguns anos notamos que os valores para Europa caíram consideravelmente. Atualmente é possível comprar duas passagens para Europa com o preço de uma para os Estados Unidos. Euro valorizado e alto custo para compras fazem os brasileiros preferirem viajar aos Estados Unidos, fazendo com que as companhias aéreas europeias baixem seus preços.

Dentro do Brasil as companhias aéreas têm preferido lançar promoções durante os finais de semana. Ou seja, se você deseja comprar uma passagem, espere até o próximo final de semana. Quem sabe não surge uma boa promoção? Em 2011 isso aconteceu muito e em 2012 já está começando a acontecer novamente.

Você tem milhas? Tente usá-las na alta temporada. É mais inteligente fazer uma emissão antecipada com milhas do que esperar por uma improvável promoção na alta temporada.

Tem tempo? Uma sugestão é conhecer dois países na mesma viagem. Você vai pagar quase o mesmo preço e irá maximizar o valor pago na passagem aérea.

Algumas sugestões:
- Estados Unidos e Europa.
- Estados Unidos e Caribe.
- Estados Unidos e Canadá.
- Oriente Médio e Oceania.
- Oriente Médio e África do Sul.
- Oriente Médio e Ásia.
- Europa e Rússia.
- Europa e África.
- Europa e Ásia.

Em geral passagens para múltiplos destinos oferecem preços mais baixos do que passagens em voos diretos. Isso fica muito mais claro quando pensamos na Europa.

Vamos dar alguns exemplos:

- Você está em São Paulo e quer ir para Lisboa. Logo pensa na TAP, pois o voo é direto. Mas as outras companhias aéreas sabem disso, então a única forma de "roubar" esses clientes da TAP é oferecer preços mais baixos. Então se você voar por Paris com a Air France ou Frankfurt com a Lufthansa, pagará menos.

- Você achou a passagem de São Paulo para Lisboa por R$1.500,00 na Air France. Gostou do preço e decidiu mudar seu destino para Paris. Aí, ao calcular, percebeu que o voo subiu para R$1.800,00. Você acha sem lógica retirar um voo e o preço subir? É exatamente isso que acontece. Aí se você voltar na TAP para simular, é muito provável que ela esteja mais barata do que a Air France.

Nenhuma companhia aérea está no mercado para perder dinheiro. O nosso perfil de viajante é estudado e as promoções e ações são realizadas baseando-se nesses dados.

Parece complicado, mas se você analisar bem verá que há toda uma lógica.

Há ainda promoções que não são realmente promoções. Quando uma companhia aérea quer chamar a atenção para si, mas não quer abaixar os preços, ela coloca uma parcela muito pequena de assentos promocionais. Assim poucos aproveitarão e ela conseguirá se divulgar.

E no geral promoção é assim mesmo. Uma minoria que aproveita. É importante ficar atento, pois quando as promoções aparecem os assentos são vendidos rapidamente. Não há muito tempo para pensar. É preciso ser decidido!

Se você está com dinheiro sobrando e a economia não fará falta, compre logo a passagem e acabe com sua ansiedade. Nós só temos a impressão de que vamos viajar ao comprarmos a passagem aérea. Mas, para realizar bons negócios, você precisa ter calma. Tenha sempre em mente que você vai viajar. Defina as datas, reserve o hotel e o carro sem pagamento antecipado e multa no caso de alteração ou cancelamento e fique monitorando a passagem aérea.

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
RodMY Mensagens: 660
Seg Mar 05, 2012 4:08 pm
Muito boas as dicas, vai ajudar bastante... Valeu!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Mar 05, 2012 4:08 pm
Se voce vai fazer voos internos nos USA, fique atento tambem ao calendario de feriados deles.
Em algumas datas, como o Thanksgiving, as passagens ficam bastante concorridas.

dnc90 Mensagens: 375
Seg Mar 05, 2012 4:20 pm
Ótimo post, realmente promoções são mesmo para quem tem dinheiro na mão e flexibilidade para viajar.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Mar 05, 2012 4:22 pm
No Thanksgiving realmente é muito caro viajar. Paguei caro em uma passagem ano passado neste período.

Avatar do usuário
LeandroCintra Mensagens: 402
Seg Abr 02, 2012 11:51 pm
É preciso fazer algumas considerações sobre o assunto:

(i) a primeira, e mais óbvia, é a que parece ser melhor comprar a passagem em cima da hora. Minha mãe comprou uma para os EUA ano passado 10 dias antes do vôo, mas já tinha tudo reservado por lá. Exceto em períodos de muita procura, é bem possível encontrar assentos disponíveis bem próximos da data do vôo. Ela não pagou preço de liquidação, mas pegou um bilhete com stop over e open jaw, diretos ao destino, por preço daqueles bilhetes com stop no Panamá ou em Bogotá;

(ii) minha prima, ao contrário, pegou um bilhete na AA, com bastante antecedência (uns 6 meses antes) por um preço que nunca mais apareceu (também não era liquidação, mas era o mesmo esquema da minha mãe);

(iii) muita antecedência, para os EUA, não faz tanta diferença assim (exceto NY) mas para a Europa, faz toda. Normalmente uma viagem para a Europa costuma ser "aproveitada" com uns 3 ou 4 lugares para serem conhecidos. Isso inclui diversos custos por lá. Minha primeira viagem para a Europa foi fechada com um mês de antecedência e eu tive muitas dificuldades para encontrar os hoteis que queria pelos preços que podia pagar. Paguei mais caro, na média, por hoteis não tão bons assim. Desta vez, tive quase 6 meses para reservar. Li muito sobre os lugares, tive bastante tempo para entender para onde ia e consegui hoteis interessantes, bem localizados, que baixaram bem o custo da minha viagem. Além disso, em lugares meio complicados de achar essa relação custo/benefício, normalmente os bons acabam com antecedência muito grande (mais do que os 3 meses recomendados). No aéreo, peguei bilhetes esse ano, em trechos internos, não low cost, por EUR 45 e EUR 50 com todas as taxas existentes e em aeroportos centrais. Hoje, certamente, pagaria ao menos o dobro, ou teria que ir a aeroportos periféricos, em outros municípios (tipo Girona, Luton, etc.);

(iv) a mesma coisa vale para trens. As tarifas baratas da Europa costumam sair entre 90 e 60 dias antes da viagem. E elas são muito mais baratas. Paguei EUR 25 de um trecho que custa normalmente EUR 70 ou mais.

Para mim, que emito com milhas, antecedência é tudo. Isso acaba simplificando bastante minha viagem em termos de preços, já que consigo ir organizando lugar por lugar, devagar e com bastante possibilidade de esmiuçar tudo.

A passagem é, apenas, PARTE do custo da viagem. Normalmente é o maior custo, sem dúvida. Mas numa viagem com muitos deslocamentos internos, como na Europa, essa antecedência de 90 dias, pelo menos, costuma gerar muita economia nos demais, o que pode gerar uma diminuição no custo global da viagem.

É a minha experiência.

leocabral Mensagens: 423
Sáb Abr 28, 2012 1:06 am
Boa noite pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta o que estão achando dos preços da passagem aérea para o período do final do ano?!
Sei que é a época mais procurada, mas eu pessoalmente estou achando carissimo.

Exemplo MANAUS - MIAMI , do dia 21/12 até 02/01 está custando 3.500 reais, isso na access... saindo de fortaleza vai para 4.000 reais... nesse mesmo vôo no mesmo período a dois anos paguei 1.700... (comprando em junho para voar em dezembro)
Enfim pesquisei todos os vôos saindo do brasil para america do norte, e achei todos com a tarifa alta, e todos ainda com as classes mais baratas disponiveis (o que mostra que as vendas de fim de ano não engrenaram).

Diante disso resolvi pedir pro agente de viagem verificar bloqueios (apesar nos pacotes o aereo sair bem mais em conta e eles capricharem na hospedagem)... e fui informado que nenhuma operadora já tem pacote... enfim ainda aguardando!

Alguém tem alguma dica?! Engraçado que a passagem de final de ano para europa não está tão cara (da iberia saindo para praticamente qlq destino da europa por GRU por 2.300), e tap siando de for 2.600


enfim,

obrigado!

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Abr 28, 2012 1:49 am
Esse ano as passagens, em geral, estão BEM mais caras do que em 2011, principalmente rumo aos Estados Unidos. O dólar subiu consideravelmente e as promoções estão piores do que no ano passado. Enfim, é esperar para ver.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Seg Abr 30, 2012 3:21 pm
Estão caras e está difícil tentar com antecedência por preços bons. Alguns para baixa temporada estão mais caros que se comprados para agora.

Já paguei 1000 Euros para a Europa/Portugal desde GRU. Meu filho comprou sem antecedência Rio/Paris/Lisboa/Paris(com stopover)/Rio, na mesma época, 700 dólares. E no retorno ganhou de presente "de aniversário" a viagem + compras do freeshopping no overbooking da AF = 800 Euros.

Esse é um cara de sorte! ;)

nforce Mensagens: 325
Seg Abr 30, 2012 4:16 pm
Boa tarde, não sei se esse é o espaço correto para perguntar, mas se não for me avisem, estou pesquisando faz algumas semanas o preço de passagens GRU-MIA, e vi alguns valores na faixa de U$970 + taxas, está um bom valor a viagem é prevista para a terceira semana de setembro desse ano.
Grato desde já.





Booking.com

Voltar para “Companhias aéreas”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio