Viajando com crianças: Alerta para o vírus contagioso Hand Foot and Mouth Disease (HFMD)

Informações sobre Seguro Viagem.
Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Sex Mai 29, 2015 2:24 pm
Viajando com crianças: Alerta para o vírus contagioso Hand Foot and Mouth Disease (HFMD)

Você sai de férias com sua família levando a tiracolo o seu filho e pensa apenas nos momentos de alegria e diversão que terá na viagem. Claro, você está saindo de férias e não deveria pensar outra coisa, não é mesmo? Em se tratando de crianças e bebês, tudo por acontecer, nós temos consciência disso. Eles são mais suscetíveis a viroses, a contraírem todo tipo de coisa e, principalmente no caso dos bebês, estão no chão pondo as mãozinhas em lugares nem sempre apropriados e levando à boquinha. É a festa das bactérias e viroses.

Recentemente fomos a Cancún com nosso pequeno e, passados alguns dias de diversão, começou algo estranho. Achamos que era só um dia ruim do bebê, afinal, ele estava indisposto, irritadiço e sem apetite. Passado outro dia e a mesma coisa aconteceu, porém dessa vez acompanhado de uma febre alta, que foi ficando cada vez mais alta. Ligamos o alerta e começamos a supor que poderia ser uma alergia alimentar, pois ele estava se alimentando de forma diferente do que acontece em casa, onde tudo é feito com cuidado e com ingredientes aos quais ele já está acostumado.

Nesse meio tempo mais um evento começou a acontecer: surgiram pequenas bolinhas nas pernas e pés. Algo como picadas de inseto. A febre foi controlada com remédio, porém as bolinhas começaram a aparecer nos braços e mãos. Não demorou muito e já estavam ao redor da boquinha. Procuramos orientação médica de uma pediatra da família que reside em Miami e recebemos o diagnóstico à distância, baseado nas fotos que tiramos do nosso bebê e enviamos para ela. Se tratava de HFMD, também chamada de Doença da Mão Pé e Boca. Como assim?

Algo totalmente novo para nós e que até achamos engraçado quando recebemos o diagnóstico, pois nunca havíamos ouvido falar nisso no Brasil. Foi aí que a pediatra nos informou sobre esse tipo de vírus, dizendo que ele é muito comum nas escolinhas dos Estados Unidos. É um "vírus novo" para nós aqui do Brasil e que ele era contagioso.

Com crianças estrangeiras por todo o resort, passando viroses umas para as outras, é óbvio que isso poderia acontecer com o nosso bebê. Ela também nos alertou que esse vírus é bastante comum em adultos, sendo assim o contagio pode ter acontecido de mil formas na viagem. O mais comum é por tosse e espirro, coisas bem comuns quando se está preso em um avião ou outro ambiente fechado.

Passado o susto, ela nos orientou a não fazer absolutamente nada, a apenas deixar os dias passarem que as bolinhas começariam a diminuir, a secar, até que começassem a sumir. Não deixariam marcas na pele caso elas reagissem assim, sem criarem infecção, ficando vermelhas ou com pus. Foi o que de fato ocorreu, ainda bem. Não foi necessário nenhum medicamento ou sabonete especial. Precisamos esperar apenas os dias passarem. A irritabilidade foi passando, a febre sumiu por completo e as bolinhas começaram a sumir também. E acabou o problema.

Então, pais viajantes, fica aqui o alerta! Se algo semelhante acontecer com seus filhos, procurem orientação médica, porém é sempre bom ter um pediatra que seja atualizado com as coisas que podem ocorrer além dos nossos limites, pois para crianças e bebês viajantes, muita coisa diferente pode ocorrer e muitas delas são desconhecidas por aqui.

Nem toda febre e irritabilidade é dente nascendo. Nem toda febre e desconforto é resfriado. Temos que ficar atentos e atualizados.

E vocês, já passaram por algo semelhante em viagem com seus filhos? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 29, 2015 3:13 pm
Não duvido que a maioria dos pediatras brasileiros ia acabar dando um diagnóstico errado.

drmancha Mensagens: 184
Sex Mai 29, 2015 3:52 pm
Quando fui para amsterdam meu filho ficou com febre e não quis comer nada também. Passou a febre e continuou sem comer. Depois descobrimos que ele deixou de gostar de papinhas. Agora sempre que viajamos ele come algo mais natural conosco, vindo da cozinha, como uma sopa, macarrão, etc. De lanche sempre uma fruta, ainda que comprada já cortada.

Papinha ele não come de jeito nenhum. Jogamos vários potes fora.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mai 29, 2015 3:58 pm
Nunca tinha ouvido falar desse HFMD.

Esses vírus endêmicos são complicados. Também não creio que um pediatra americano saberia diagnosticar corretamente a dengue ou outras doenças tropicais.

drmancha Mensagens: 184
Sex Mai 29, 2015 5:04 pm
Ah, sobre esse vírus, minha esposa é pediatra e disse que é comum por aqui no Brasil. Falou ainda que faz esse diagnóstico praticamente todos os dias.

PS: Meu filho sempre viaja acompanhado de uma pediatra. :D

capsj Mensagens: 2372
Sex Mai 29, 2015 6:53 pm
Não vamos menosprezar nossos médicos. Como o Baran falou, existe uma dificuldade decorrente da normalidade da doença. Certamente um médico do Norte do Brasil sabe identificar doenças tropicais de forma mais adequada que os médicos americanos, simplesmente por não haver isso nos EUA. E a respeito do pediatra estar atento ao que ocorre lá fora seria quase impossível. Doenças na Ásia são diferentes de doenças da América do Sul, Europa, etc.... O ideal seria um consultório assim: Pediatra especialista em doenças asiáticas, pediatras especialistas em doenças caribenhas, pediatras especialista em doenças de Walt Disney World e Miami....vamos mandar o e-mail para a Unimed......kkkkkkkkkk

capsj Mensagens: 2372
Sex Mai 29, 2015 6:53 pm
Drmancha, e vc com uma médica particular....kkkkk

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 29, 2015 7:45 pm
A pediatra do meu filho tudo manda levar no hospital e não fazia ideia do que era a doença. Acho que se você é especialista, tem que estar antenado. Já pensou alguém que trabalha com informática e só conhece os produtos brasileiros? Ou quem trabalha com moda e não conhece as tendências pelo mundo?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Mai 29, 2015 8:46 pm
Curioso. O pediatra do meu filho tudo manda NÃO levar no hospital.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Mai 29, 2015 9:33 pm
Curioso mesmo. Das 100 vezes que ela mandou em 1 ano e 4 meses, levei apenas uma vez.





Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Anúncio