Seguro viagem: leia a apólice antes de contratar

Informações sobre Seguro Viagem.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Nov 24, 2015 10:22 am
Seguro viagem: leia a apólice antes de contratar

Sempre que viajo ao exterior tenho a preocupação de contratar um seguro. Se ficar gripado durante uma viagem já é desagradável, ter problemas de saúde mais sérios ou sofrer um acidentes é algo ainda pior, principalmente em países onde a medicina é cara, como os Estados Unidos. Ser atendido em um hospital de primeiro mundo após fraturar um osso é um privilégio, mas receber uma conta de US$ 30.000 pelo atendimento, que com o câmbio atual é algo próximo de R$ 120.000, é quase um motivo para ficar doente!

Sempre pesquiso na internet por experiências de outros viajantes que precisaram acionar seus seguros no exterior. Mas, como a maioria dos viajantes não tem problemas de saúde sérios em suas viagens, são poucos os depoimentos. Mesmo quando encontro depoimentos desse tipo, muitas vezes me deparo com pessoas reclamando que acionaram o seguro mas ele não cobriu o que elas esperavam que ele fosse cobrir.

Creio que cabe fazer uma observação sobre seguros de viagem que, apesar de parecer óbvia para mim, pode não ser para muita gente. Na verdade, é uma recomendação: leia a apólice do seguro antes de contratá-lo.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, órgão regulador do mercado de seguros privados no Brasil, seguro é um contrato mediante o qual uma pessoa (segurador) se obriga, mediante o recebimento de um prêmio, a indenizar outra pessoa (segurado) do prejuízo resultante de riscos futuros, previstos no contrato. Apólice é o documento que formaliza o contrato de seguro, estabelecendo os direitos e as obrigações do segurador e do segurado e discriminando as garantias contratadas.

É na apólice que vai estar especificado o que é e o que não é coberto e sob que condições.

Nas pesquisas que fiz na internet percebi que boa parte das reclamações diz respeito aos seguintes pontos:

* Cobertura de problemas de saúde decorrentes de gravidez
* Cobertura de doenças preexistentes
* Cobrança de franquia
* Envio de médico para atender o segurado X necessidade de procurar atendimento médico por conta própria
* Pagamento pelo atendimento e solicitação de reembolso X cobertura de todas as despesas junto ao hospital

Tudo isso tem que estar detalhado na apólice do seguro. Muita gente contrata o seguro somente com base no valor de cobertura, mas de nada adianta contratar uma cobertura alta se a viajante está grávida e o seguro não cobre problemas decorrentes de gravidez, por exemplo.

Por isso, repito: leia a apólice do seguro antes de contratá-lo. Perdem-se no máximo 10 minutos, mas assim temos certeza de que o que estamos contratando nos atende. Se contratamos um seguro para não termos surpresas desagradáveis durante a viagem, precisamos saber o que estamos contratando para que essas surpresas não se tornem ainda piores.

Outras recomendações que acho pertinentes:

* Ter sempre consigo o telefone (e-mail, fax, WhatsApp etc) para contato da seguradora em caso de emergência. Se estiver viajando em grupo ou em família, cada pessoa deve ter esses contatos.
* Levar a apólice impressa, de preferência mais de uma cópia e, se possível, também na língua do país ou em inglês.
* Deixar uma cópia da apólice no carro, dentro de um envelope onde esteja escrito “insurance” (sugestão do colega zardox)

Boa viagem!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 24, 2015 11:56 am
É...o detalhe é que, QUASE sempre os seguros trabalham com regras de exclusões iguais....e realmente, os casos de gravidez (e/ou doenças associadas), doenças pré-existentes não tem cobertura...
Franquia tb costuma ter, mas algumas seguradores permitem um valor maior ou menor da franquia, mas, se escolher um valor pequeno de franquia, vai pagar um prêmio maior...
Nos casos em que você tiver um pequeno sinistro, talvez seja o caso de usar o seguro do cartão de crédito, que até onde sei, não costuma exigir franquia...
Já a leitura do seguro, imagino que demore um pouco mais que 10 minutos, mas é sim a recomendação...para que você esteja ciente do que tem ou não de cobertura...
E o mais importante de tudo: o valor da importância segurada...
Eu vejo pessoas contratarem seguros no Brasil, pagando valores altos (> R$ 700,00) e tendo uma cobertura de US$ 150.000,00 lá para os EUA ... e acham que isso é suficiente...
Posso assegurar que esta quantia não é NADA no caso da pessoa ter um sinistro de média gravidade...
Saúde no EUA, como regra geral em tudo lá, é mais um negócio/business....
A recomendação é sempre contratar a World Nomads, que tem cobertura ilimitada, preços competitivos e bom atendimento... um plano família, 2 adultos + 3 crianças por 14 dias, sai em média, US$ 280/US$ 320 o que eu acho um valor excelente para uma cobertura ilimitada...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Nov 24, 2015 12:19 pm
zardox,

Resolvi escrever esse texto depois que li, em um blog, um viajante esculhambando o World Nomads porque cobraram dele a franquia de US$ 100, quando essa franquia está mais do que explícita na apólice do seguro.

Existem seguros que cobrem doenças preexistentes. O FDV divulgou um faz algum tempo, a Premium Assistance - Omint. Eles também cobrem gravidez. O World Nomads cobre gravidez até a 26ª semana ou até a 18ª, caso ela seja gemelar e/ou resultado de tratamento de fertilidade. Enfim, há diferenças, muitas vezes nos detalhes, mas que podem significar muito.

Mas o fato é: saiba o que o seguro oferece antes de contratá-lo. Vejo muita gente reclamando porque o seguro não cobria o que ela achava que ele cobria.

Quanto aos pequenos sinistros, concordo com você. Mas eu não me preocupo com eles. Eu contrato o seguro para os médios e grandes sinistros, que se acontecerem podem me levar à falência.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Qua Nov 25, 2015 1:27 pm
Muito bom o texto Baran. Realmente em matéria de seguro o "perigo" está nos detalhes!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Set 03, 2016 9:17 am
Eu realmente quase nunca leio tudo! Mas sei da importância de escolher um bom seguro e com uma boa cobertura!





Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio