Relato: experiência com o Seguro de Viagem World Nomads

Informações sobre Seguro Viagem.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 28, 2014 9:44 am
Imagem

Site: http://www.worldnomads.com/af.aspx?affiliate=flan&subid=&path=http://www.worldnomads.com/insurance.aspx&utm_source=flan&utm_medium=textlink&utm_campaign=easy_url_generic" onclick="window.open(this.href);return false;

Sempre que viajo ao exterior contrato um seguro de viagem. Sempre fiz com as empresas mais conhecidas no Brasil e, felizmente, nunca precisei acioná-los.

Neste ano, pela primeira vez, precisei acionar o seguro. Neste post relatarei o problema de saúde que enfrentamos, o atendimento médico recebido e, finalmente, a experiência com o seguro saúde da World Nomads.

A viagem

Em março viajei com minha esposa e meu filho para Punta Cana, na República Dominicana, e dessa vez resolvi fazer diferente das outras vezes: emiti o seguro oferecido pelo cartão de crédito Visa Infinite, ao qual tinha direito gratuitamente por ter pago as taxas das passagens aéreas usando esse cartão (as passagens foram emitidas com milhas), e contratei o seguro World Nomads.

A viagem duraria 11 dias. Contratei o seguro por 2 semanas para toda a família por US$ 141,50, com cobertura ilimitada para despesas médicas e odontológicas (internação, tratamento médico/odontológico e medicamentos) e cobertura de US$ 500.000 para transporte médico de emergência. Achei um ótimo preço para o que é oferecido. Eles somente cobram uma franquia de US$ 100 por evento por pessoa, caso sejam acionados, o que achei razoável.

Saímos de Brasília no dia 28 de março à noite e chegamos em Punta Cana na manhã do dia 29, exaustos, após 12 horas de aviões desconfortáveis, conexão em Guarulhos e escala em Caracas.

A emergência médica

Enquanto não liberavam nosso check-in no hotel, o que só ocorreria às 15:00, resolvemos trocar de roupas, afinal estávamos há 12 horas vestindo as mesmas roupas. Nessa hora, percebemos que uma picada de mosquito que meu filho havia levado ainda no Brasil havia infeccionado. Na verdade, nem temos certeza se era realmente uma picada de mosquito, mas assim ela parecia e assim a tratamos. Contudo, em vez de regredir, ela inflamou e infeccionou, ficando igual a uma espinha inflamada com pus. Meu filho estava bem, mas se sentia incomodado quando alguém tocava no local.

Achei prudente procurar um médico, pois a infecção poderia piorar. Entrei em contato com o seguro oferecido pelo cartão Visa Infinite (AXA Assistance). Fui muito bem atendido, em português, porém me explicaram que o seguro da Visa é complementar a qualquer outro seguro que eu já possua, cobrindo apenas o que o seguro principal não cobrir. Não havia atentado a esse detalhe, que de fato consta dos termos e condições do benefício. Mesmo assim a atendente foi muito atenciosa e me deu a indicação de dois hospitais na região.

Fui, então, perguntar a um funcionário da recepção qual das clínicas era mais próxima. Qual não foi minha surpresa ao ficar sabendo que o hotel possuía um centro médico. Fomos para lá imediatamente.

Lá chegando, vi que o “centro médico” (na verdade, só um consultório) pertencia a um dos hospitais indicados pela moça do Visa/AXA. Fomos bem atendidos pela médica, que examinou meu filho e diagnosticou o abscesso. A causa, segundo ela, não podia ser determinada com certeza. A médica preferiu nos encaminhar ao hospital ao qual ela estava vinculada, pois acreditava que o indicado naquele caso poderia ser a drenagem do abscesso e ela preferia que, se fosse o caso, isso fosse feito em um local mais bem equipado.

E lá fomos nós para o hospital, de táxi. Preço da corrida: US$ 30.

O hospital

Site: http://www.hospiten.com/es/hospitales-y-centros/republica-dominicana/hospiten-bavaro" onclick="window.open(this.href);return false;

Chegando lá, preenchemos um formulário, tiraram uma cópia do passaporte do meu filho e ficamos aguardando. Esperamos mais de 1 hora até sermos atendidos. Os funcionários foram atenciosos, explicaram que só havia um pediatra atendendo, mas no estado de cansaço em que estávamos foi desgastante, principalmente para o meu filho.

Após a longa espera, fomos atendidos. A médica e a enfermeira foram muito atenciosas, como foi todo o atendimento no hospital, tirando a demora inicial.

Após examiná-lo, a pediatra concluiu que o mais indicado seria drenar o abscesso. Fui à recepção para assinar mais uns papéis e me disseram quanto aproximadamente isso custaria: US$ 1.300.

Nessa hora lembrei que ainda não havia ligado para a World Nomads.

Falei desse seguro para o recepcionista, mas ele não conhecia. Aí lembrei o nome da seguradora que subscreve as apólices do World Nomads: ihi Bupa. O recepcionista conhecia essa seguradora e se prontificou a telefonar para eles, com o número de telefone que eu tinha.

Após ele falar com a seguradora, pedi para falar com eles. O atendimento foi em inglês, mas também havia a opção de atendimento em espanhol. Preferi falar em inglês. Não tinham atendimento em português.

Expliquei a situação e fui orientado da seguinte maneira: como não seria necessária internação, eles recomendaram que eu pagasse pelo procedimento e, após o fim da viagem, pedisse o reembolso das despesas. Como o limite do meu cartão de crédito comportava US$ 1.300 com folga, fiquei tranquilo.

O procedimento médico não durou 10 minutos. Deram anestesia local, drenaram o abscesso e limparam a região. Ministraram um analgésico e prescreveram um antibiótico e uma pomada cicatrizante por 5 dias, tudo fornecidos por eles. Somado a isso, algumas restrições quanto a banho de mar ou de piscina por 2 dias.

No fim, chegou a conta: US$ 1.140,81, um pouco menos do que a previsão que eles haviam feito. Paguei com o cartão, peguei o recibo e o laudo médico e voltamos para o hotel. Mais US$ 30 de táxi.

Daí para a frente a viagem correu bem, a pele foi cicatrizando e meu filho pôde aproveitar a praia de Bávaro e a piscina do hotel.

O pedido de reembolso

Terminada a viagem, já de volta ao Brasil, comecei a pensar no reembolso. Entrei no site da World Nomads para descobrir como se faz.

Aí veio a surpresa: é muito simples. Basta se logar em sua conta no site da World Nomads, selecionar a apólice e escolher a opção “Make a Claim” (fazer uma solicitação) e, em seguida, o tipo de solicitação (no caso, “Overseas Medical”). O site é todo em inglês e é nessa língua que deve ser feita a solicitação.

Inicialmente ele pede seus dados bancários para o depósito do reembolso: nome e endereço do banco, titular da conta, número da conta e códigos SWIFT e IBAN. Estes últimos servem para identificar sua conta corrente para transferência internacional de valores.

Em seguida, deve-se informar o tipo de despesa (médica, odontológica, transporte ou outras) , o nome do médico/hospital, o serviço realizado, se você já pagou por ele, o valor pago pelo serviço e a data de pagamento. Depois ele pede o nome do beneficiário que precisou do atendimento médico, a descrição do ocorrido e faz algumas perguntas que devem ser respondidas com verdadeiro/falso.

Pelo site, é só isso. O preenchimento leva poucos minutos.

Eles pedem que cópias digitalizadas dos documentos comprobatórios da despesa médica sejam enviadas por e-mail e que os originais sejam guardados até o processamento do pedido. Digitalizei o recibo e o laudo médico, ambos em espanhol, e enviei a eles em formato PDF. Logo recebi um e-mail confirmando o recebimento dos documentos.

Alguns dias depois, recebo uma mensagem na caixa postal de minha conta no site deles informando que meu pedido fora aceito e que eu seria reembolsado do valor da despesa, menos os US$ 100 da franquia, ou seja, US$ 1.041,81. A mensagem informava que o reembolso já havia sido transferido para minha conta e o crédito levaria de 1 a 2 semanas. O status do meu pedido já aparecia como “Paid” (pago).

O cronograma do processo de reembolso foi este:

• 10/04/2014 – Solicitação de reembolso pelo site e encaminhamento dos documentos por e-mail. Recebimento de e-mail e mensagem automáticos da World Nomads confirmando a abertura da solicitação.
• 11/04/2014 – Recebimento de mensagem personalizada da World Nomads pedindo o envio dos documentos para um e-mail da ihi Bupa. Envio dos documentos digitalizados para a ihi Bupa. Recebimento de e-mail automático (em inglês, espanhol e português) da ihi Bupa informando o recebimento da solicitação de reembolso e dando prazo de 5 dias úteis para analisarem e voltarem a entrar em contato comigo.
• 16/04/2014 – Recebimento de mensagem da World Nomads informando sobre a aceitação do pedido de reembolso e pagamento.
• 24/04/2014 – Ordem de pagamento disponível no meu banco.

Entre o dia da solicitação do reembolso e o recebimento da ordem de pagamento, passaram-se 14 dias (8 dias úteis).

O dinheiro foi creditado em minha conta corrente antes do vencimento da fatura do cartão de crédito, o que foi bom.

Considerações Finais

Fiquei muito satisfeito com o seguro de viagem da World Nomads. O preço é muito bom dada a cobertura, o processo de pedido de reembolso é simples, prático e sem burocracia e a análise do pedido é feita rapidamente.

Não fui reembolsado dos US$ 60 gastos com táxi pois o seguro cobre somente transporte em ambulância.

Além disso, embora o recibo tenha sido emitido em dólares, o pagamento no cartão foi lançado em pesos dominicanos (RD$ 49.234,74), o que fez com que a variação cambial me prejudicasse. No fechamento da fatura, o pagamento ao hospital veio convertido para US$ 1.163,35, valor maior do que o constante do recibo. Houve ainda a cobrança do IOF de 6,38%.

A comunicação com o segurado é feita por troca de mensagens, que ficam armazenadas em sua conta. Achei prático. Quando a comunicação se dá por troca de e-mails, corre-se o risco de apagar um e-mail por acidente ou de ele cair na caixa de spam e não ser lido. Com a troca de mensagens pelo site não existe esse risco, pois todo o histórico fica gravado e é mostrado em uma mesma tela.

Eles afirmam que a equipe de assistência a emergências oferece atendimento em várias línguas, mas que primariamente eles falam dinamarquês, inglês e espanhol. Quando entrei em contato com eles, não havia atendimento em português. Isso pode ser um fator restritivo para a contratação desse seguro por quem não se comunica em algum desses idiomas.

O desconhecimento da língua inglesa (ou espanhola) não é um entrave em caso de emergências médicas simples, nas quais se solicita o reembolso após o término da viagem. Nesse caso, pode-se pedir a um conhecido que ajude no preenchimento do pedido no site ou, eventualmente, apelar para o tradutor do Google.

Em casos mais graves, onde se faz necessária a internação e o acionamento prévio da seguradora, talvez seja necessário algum tipo de comunicação entre o segurado e a seguradora. Contudo, como não passei por esse tipo de emergência, não posso dar certeza dessa necessidade. Pode ser que essa comunicação seja feita pelo hospital, sem necessidade de o segurado intervir. Assim, deixo essa questão em aberto.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dcunhamaciel Mensagens: 26
Seg Abr 28, 2014 10:58 am
Ótimo relato.
Contratei esse seguro na viagem que fiz mês passado para os EUA, felizmente não precisei utilizar..
Achei o preço e a cobertura infinitamente superior aos seguros oferecidos no Brasil.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Abr 28, 2014 11:24 am
dcunhamaciel,

Obrigado. 99% das pessoas que contratam seguro viagem não usam, então, para quem está pesquisando o assunto para decidir pela seguradora, faltam relatos de quem usou. Como eu precisei usá-lo, resolvi compartilhar aqui minha experiência.

Dos $100 da franquia que eu paguei pedi reembolso para a Visa / AXA Assistance. Assim que tiver uma resposta deles eu posto aqui. Mas já deu para perceber que com eles o negócio é mais burocrático e a comunicação não flui tão bem.

GuilhermeSG Mensagens: 314
Seg Abr 28, 2014 12:40 pm
Muito bom Baran, estava pensando em fechar com eles e com esse relato positivo fico ainda mais inclinado a fazer isso.

Ainda bem que deu tudo certo com seu filho..

RobertaGiordano Mensagens: 194
Seg Abr 28, 2014 12:49 pm
Quem bom que tudo correu bem, saúde é algo que nos tira o sossego,ainda mais em uma viagem,e mais ainda com nossos filhos..
Este seguro me parece ser muito correto, prático é com um preço justo..anotado no caderninho..rsrs

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 28, 2014 1:33 pm
Obrigado, baran!

A melhor opção então é tentar não pagar, para evitar alguma perda com a variação cambial e IOF.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Seg Abr 28, 2014 2:00 pm
Bom saber Baran, sempre contrato esse seguro quando vou esquiar, pois ele cobre esportes radicais incluindo "fora de pistas", coisa que o seguro dos cartões não cobrem.

Mas até hoje nunca precisei usar, bom saber que funciona tranquilo.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 28, 2014 3:23 pm
Excelente relato. Sempre viajo com a apólice do seguro do TPC. Quando minha esposa estava grávida, contratei, ainda, um seguro para ela no Itaú. E em agosto, quando irei viajar com meu filho pequeno, vou pegar um seguro adicional para ele também.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Abr 28, 2014 4:29 pm
Relato preciso e detalhado, principalmente para a cobrança na moeda local e o reembolso... além do fato de não reembolsarem o taxi...
Da próxima vez, sugiro que vc solicite uma ambulância, para ficar um pouco mais caro para eles e mais barato para vc.....rsrsrs...
Discordo quanto ao não pagamento do taxi, pois vc não foi se divertir no hospital... foi um meio para que seu filho pudesse ser atendido... mas não será por isso que deixarei de continuar contratando a WN e US$ 60,00 não estraga a diversão de ninguém...
Uma dúvida com relação ao hospital... ele tinha estrutura para uma cirurgia de maior porte ??? Atendia adultos tb ??? Era hospital geral ou atendia apenas determinadas especialidades ???
E, comparando com os hospitais ki do Rio, ele teria o porte de um Barra Dor, ou de um RioMar ????

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 28, 2014 4:39 pm
Zardox, até considero razoável não cobrir o táxi. As seguradoras no Brasil também não cobrem. E acho que isso acontece principalmente porque poderia dar margem para abusos e/ou fraudes.





Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio