Atualizado em 08/06/2015.
Já relatei aqui minha experiência com o seguro de viagem World Nomads, na qual tive uma despesa médica de emergência no exterior, acionei o seguro e fui reembolsado rapidamente.
Relato: Experiência com o Seguro de Viagem World Nomads
Ao me reembolsar, o seguro World Nomads cobrou uma franquia de US$ 100 (cem dólares), conforme constava do contrato. Ou seja, reembolsaram o valor que gastei descontados esses US$ 100.
Decidi, então, acionar o seguro disponibilizado pelo cartão de crédito Visa Infinite para pedir reembolso desses US$ 100. O seguro chama-se Compensação por Emergências Médicas.
Site: http://www.visa-infinite.com/br/beneficios/compensao-por-emergencia-medica_472" onclick="window.open(this.href);return false;
Guia de rápida de consulta para os benefícios oferecidos pelos cartões Visa Infinite: https://promociones.visa.com/benefit-disclosures/pt/download/infinite/beneficios_padrao.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Apólices dos seguros oferecidos pelos cartões Visa Platinum e Infinite
As passagens aéreas da viagem haviam sido emitidas usando milhas Smiles, enquanto que as taxas de embarque foram pagas com o cartão Visa Infinite. Assim, eu e minha família tínhamos direito à Compensação por Emergências Médicas.
Esse benefício é oferecido não pela Visa mas pela AXA Assistance USA, Inc.
Dizem as regras desse benefício:
Um detalhe importante sobre a cobertura do seguro do cartão Visa é que a compensação por emergências médicas oferecida é complementar à cobertura oferecida por qualquer outro seguro que o viajante já possua. Em outras palavras, o seguro do Visa cobre aquilo que o seguro principal não cobrir. Se você não tiver nenhum outro seguro, o do Visa cobrirá tudo, dentro das condições e limites estabelecidos.“VIAGEM ELEGÍVEL: um itinerário, fora do PAÍS DE RESIDÊNCIA do BENEFICIÁRIO e fora do PAÍS DE EMISSÃO
DO CARTÃO, que satisfaça qualquer uma das seguintes características:
• o valor total das passagens internacionais foi pago para a EMPRESA DE TRANSPORTE com um Cartão Visa Infinite válido; ou
• as passagens internacionais foram compradas mediante resgate de pontos em programas de fidelidade, desde que as taxas de embarque e eventuais impostos devidos tenham sido pagos com um Cartão Visa Infinite; ou
• não havendo incidência de taxas de embarque ou impostos, somente as passagens internacionais compradas mediante resgate de pontos obtidos pela utilização do Cartão Visa Infinite”
Diante dessa cláusula, entrei em contato com a AXA para saber se poderia pedir o ressarcimento dos US$ 100 que não foram cobertos pelo seguro World Nomads.Todas as despesas médicas abrangidas por este benefício são excedentes a qualquer tipo de seguro válido que o BENEFICIÁRIO possua.
O contato foi feito por telefone, a cobrar, para o número de contato da AXA nos Estados Unidos. Após ouvir uma rápida gravação, fui atendido por uma funcionária que falava português. Questionei se teria direito à compensação por esses US$ 100. Ela pediu alguns minutos, consultou algum outro funcionário e retornou dizendo que, sim, eu teria direito a esse reembolso.
Para solicitá-lo, tive que enviar os seguintes documentos por e-mail:
1. Formulário de pedido de reembolso preenchido e assinado
2. Apólice do meu seguro principal (World Nomads)
3. Mensagem da World Nomads dizendo que seria cobrada a franquia de US$ 100
4. Reserva das passagens aéreas
5. Fatura do cartão Visa Infinite na qual consta o pagamento das taxas de embarque
6. Laudo médico com o diagnóstico
7. Recibo do hospital
No e-mail, solicitei que confirmassem o recebimento dos documentos, mas não deram retorno. No dia seguinte liguei novamente e confirmaram ter recebido.
Passada uma semana e sem receber nenhuma informação por escrito da AXA, telefonei novamente. A funcionária que me atendeu olhou no sistema e identificou meus e-mails, confirmando o recebimento destes. Aproveitei e perguntei qual seria o prazo para o reembolso acontecer e ela disse que levaria “de 1 a 2 meses”.
Alguns minutos depois recebo um e-mail da AXA confirmando o recebimento dos documentos.
Passados 2 meses e sem ter recebido mas nenhuma comunicação da AXA muito menos o reembolso, telefonei novamente. A funcionária reconheceu que o processo estava demorando muito e disse que pediria urgência ao setor responsável. Pediu para que eu ligasse em 7 dias úteis.
Minutos depois recebo um e-mail da AXA confirmando que a análise do meu pedido já havia sido feita e que em alguns dias enviariam uma nova notificação com mais informações sobre a transferência bancária. O e-mail pedia para eu entrar em contato com meu banco dali a duas semanas para que eles localizassem o recebimento da remessa.
O cronograma do processo de reembolso foi este:
• 16/04/2014 – Envio da documentação
• 17/04/2014 – contato telefônico para confirmação do recebimento da documentação
• 29/04/2014 – Recebimento de e-mail confirmando o recebimento da documentação, após contato telefônico
• 01/07/2014 – Recebimento de e-mail confirmando a análise da documentação, após contato telefônico
• 10/07/2014 – Recebimento da ordem de pagamento com o reembolso dos US$ 100 pedidos
Entre o dia da solicitação do reembolso e o recebimento da ordem de pagamento, passaram-se 84 dias.
Considerações Finais
O acionamento do seguro é simples e é feito por telefone, podendo ser por ligação a cobrar. A ocorrência será identificada por um número de requerimento, que será sempre pedido quando você entrar em contato com a AXA. O formulário a ser preenchido é simples. Os documentos pedidos podem ser digitalizados e enviados por e-mail.
A análise do pedido foi muito demorada. Quase três meses para analisar e processar um pedido de reembolso de US$ 100 devido a um procedimento médico simples é pouco razoável. O seguro da World Nomads levou 1/6 desse tempo para me reembolsar uma quantia 10 vezes maior.
Pecaram também pela falta de comunicação. Enviei dois e-mails com os documentos anexados e em ambos pedi que confirmassem por escrito o recebimento, o que só fizeram quando telefonei a eles, uma semana depois.
Chamou-me a atenção o atendimento telefônico da AXA. Todas as pessoas que me atenderam foram extremamente atenciosas e cordiais, preocupando-se sempre em dar todas as informações que eu pedia.
Não tenho muito mais a concluir, haja vista que foi um pedido simples, de baixo valor, referente a um procedimento médico simples. Não sei como teria sido caso a emergência médica fosse mais complexa e mais cara. Como o benefício é gratuito, continuarei emitindo a apólice toda vez que viajar, mas não abro mão de contratar um seguro viagem mais completo.