Relato: Experiência com o Seguro de Viagens do Cartão Visa

Informações sobre Seguro Viagem.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 11, 2014 10:12 am
Relato: Experiência com o Seguro de Viagens do Cartão Visa

Atualizado em 08/06/2015.

Já relatei aqui minha experiência com o seguro de viagem World Nomads, na qual tive uma despesa médica de emergência no exterior, acionei o seguro e fui reembolsado rapidamente.

Relato: Experiência com o Seguro de Viagem World Nomads

Ao me reembolsar, o seguro World Nomads cobrou uma franquia de US$ 100 (cem dólares), conforme constava do contrato. Ou seja, reembolsaram o valor que gastei descontados esses US$ 100.

Decidi, então, acionar o seguro disponibilizado pelo cartão de crédito Visa Infinite para pedir reembolso desses US$ 100. O seguro chama-se Compensação por Emergências Médicas.

Site: http://www.visa-infinite.com/br/beneficios/compensao-por-emergencia-medica_472" onclick="window.open(this.href);return false;

Guia de rápida de consulta para os benefícios oferecidos pelos cartões Visa Infinite: https://promociones.visa.com/benefit-disclosures/pt/download/infinite/beneficios_padrao.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

Apólices dos seguros oferecidos pelos cartões Visa Platinum e Infinite

As passagens aéreas da viagem haviam sido emitidas usando milhas Smiles, enquanto que as taxas de embarque foram pagas com o cartão Visa Infinite. Assim, eu e minha família tínhamos direito à Compensação por Emergências Médicas.

Esse benefício é oferecido não pela Visa mas pela AXA Assistance USA, Inc.

Dizem as regras desse benefício:
“VIAGEM ELEGÍVEL: um itinerário, fora do PAÍS DE RESIDÊNCIA do BENEFICIÁRIO e fora do PAÍS DE EMISSÃO
DO CARTÃO, que satisfaça qualquer uma das seguintes características:
• o valor total das passagens internacionais foi pago para a EMPRESA DE TRANSPORTE com um Cartão Visa Infinite válido; ou
as passagens internacionais foram compradas mediante resgate de pontos em programas de fidelidade, desde que as taxas de embarque e eventuais impostos devidos tenham sido pagos com um Cartão Visa Infinite; ou
• não havendo incidência de taxas de embarque ou impostos, somente as passagens internacionais compradas mediante resgate de pontos obtidos pela utilização do Cartão Visa Infinite”
Um detalhe importante sobre a cobertura do seguro do cartão Visa é que a compensação por emergências médicas oferecida é complementar à cobertura oferecida por qualquer outro seguro que o viajante já possua. Em outras palavras, o seguro do Visa cobre aquilo que o seguro principal não cobrir. Se você não tiver nenhum outro seguro, o do Visa cobrirá tudo, dentro das condições e limites estabelecidos.
Todas as despesas médicas abrangidas por este benefício são excedentes a qualquer tipo de seguro válido que o BENEFICIÁRIO possua.
Diante dessa cláusula, entrei em contato com a AXA para saber se poderia pedir o ressarcimento dos US$ 100 que não foram cobertos pelo seguro World Nomads.

O contato foi feito por telefone, a cobrar, para o número de contato da AXA nos Estados Unidos. Após ouvir uma rápida gravação, fui atendido por uma funcionária que falava português. Questionei se teria direito à compensação por esses US$ 100. Ela pediu alguns minutos, consultou algum outro funcionário e retornou dizendo que, sim, eu teria direito a esse reembolso.

Para solicitá-lo, tive que enviar os seguintes documentos por e-mail:

1. Formulário de pedido de reembolso preenchido e assinado
2. Apólice do meu seguro principal (World Nomads)
3. Mensagem da World Nomads dizendo que seria cobrada a franquia de US$ 100
4. Reserva das passagens aéreas
5. Fatura do cartão Visa Infinite na qual consta o pagamento das taxas de embarque
6. Laudo médico com o diagnóstico
7. Recibo do hospital

No e-mail, solicitei que confirmassem o recebimento dos documentos, mas não deram retorno. No dia seguinte liguei novamente e confirmaram ter recebido.

Passada uma semana e sem receber nenhuma informação por escrito da AXA, telefonei novamente. A funcionária que me atendeu olhou no sistema e identificou meus e-mails, confirmando o recebimento destes. Aproveitei e perguntei qual seria o prazo para o reembolso acontecer e ela disse que levaria “de 1 a 2 meses”.

Alguns minutos depois recebo um e-mail da AXA confirmando o recebimento dos documentos.

Passados 2 meses e sem ter recebido mas nenhuma comunicação da AXA muito menos o reembolso, telefonei novamente. A funcionária reconheceu que o processo estava demorando muito e disse que pediria urgência ao setor responsável. Pediu para que eu ligasse em 7 dias úteis.

Minutos depois recebo um e-mail da AXA confirmando que a análise do meu pedido já havia sido feita e que em alguns dias enviariam uma nova notificação com mais informações sobre a transferência bancária. O e-mail pedia para eu entrar em contato com meu banco dali a duas semanas para que eles localizassem o recebimento da remessa.

O cronograma do processo de reembolso foi este:

• 16/04/2014 – Envio da documentação
• 17/04/2014 – contato telefônico para confirmação do recebimento da documentação
• 29/04/2014 – Recebimento de e-mail confirmando o recebimento da documentação, após contato telefônico
• 01/07/2014 – Recebimento de e-mail confirmando a análise da documentação, após contato telefônico
• 10/07/2014 – Recebimento da ordem de pagamento com o reembolso dos US$ 100 pedidos

Entre o dia da solicitação do reembolso e o recebimento da ordem de pagamento, passaram-se 84 dias.

Considerações Finais

O acionamento do seguro é simples e é feito por telefone, podendo ser por ligação a cobrar. A ocorrência será identificada por um número de requerimento, que será sempre pedido quando você entrar em contato com a AXA. O formulário a ser preenchido é simples. Os documentos pedidos podem ser digitalizados e enviados por e-mail.

A análise do pedido foi muito demorada. Quase três meses para analisar e processar um pedido de reembolso de US$ 100 devido a um procedimento médico simples é pouco razoável. O seguro da World Nomads levou 1/6 desse tempo para me reembolsar uma quantia 10 vezes maior.

Pecaram também pela falta de comunicação. Enviei dois e-mails com os documentos anexados e em ambos pedi que confirmassem por escrito o recebimento, o que só fizeram quando telefonei a eles, uma semana depois.

Chamou-me a atenção o atendimento telefônico da AXA. Todas as pessoas que me atenderam foram extremamente atenciosas e cordiais, preocupando-se sempre em dar todas as informações que eu pedia.

Não tenho muito mais a concluir, haja vista que foi um pedido simples, de baixo valor, referente a um procedimento médico simples. Não sei como teria sido caso a emergência médica fosse mais complexa e mais cara. Como o benefício é gratuito, continuarei emitindo a apólice toda vez que viajar, mas não abro mão de contratar um seguro viagem mais completo.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Sex Jul 11, 2014 10:20 am
Muito bacana sua história. Eu não pensaria em pedir reembolso desses 100 dólares.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Sex Jul 11, 2014 1:43 pm
O reembolso foi uma transferência internacional também como o da WM? O banco cobrou alguma taxa?

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 11, 2014 2:55 pm
zebinsk,

Foi transferência SWIFT, da mesma forma que com o WN. Recebi o SMS do BB ontem avisando que o dinheiro tinha entrado, hoje mandei e-mail para o meu gerente pedindo para providenciar o crédito em minha conta e, pouco tempo depois, o dinheiro caiu na minha conta corrente.

Mandei um e-mail perguntando se houve cobrança de alguma taxa, pois esses US$ 100 viraram R$ 175,02 :shock:, mas ainda não tive resposta.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Sex Jul 11, 2014 3:14 pm
É, bem parecido com os 100 dólares que recebi do Google. Comeram uns 30 dólares de taxas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 11, 2014 3:20 pm
Eu faço operações de câmbio sempre e as taxas são sempre altas e a cotação sempre baixa.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 11, 2014 3:25 pm
Na operação de câmbio do reembolso da WN a taxa efetiva foi R$ 2,19.

Devem ter cobrado alguma taxa fixa que, em termos percentuais, não fez muita diferença numa operação de câmbio de US$ 1.040, mas que comeu boa parte dos meus US$ 100.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sex Jul 11, 2014 3:54 pm
Conseguir falar com meu gerente. A taxa utilizada na conversão foi de 2,1982. Se descontarmos IOF de 0,38%, sobram R$ 218,98. Ou seja, comeram 20% dos meus US$ 100.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Jul 12, 2014 2:17 pm
Hoje fui olhar meu extrato e vi outro valor para o crédito da ordem de pagamento: R$ 219,82 e uma cobrança de IOF de R$ 0,84.

Agora sim! :) Bem que meu gerente disse ontem que havia notado um erro no processamento da ordem de pagamento.

EDITADO: Acabei de notar um débito de R$ 43,96 a título de "Movimentação do Dia". Em outras palavras: o banco comeu 20% do meu dinheiro!

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Jul 21, 2014 9:58 am
Hoje, 11 dias depois de eu receber o reembolso, a AXA me manda um e-mail informando que a transferência foi efetuada e pedindo para que eu entre em contato com meu banco dentro de 1 semana para que o dinheiro seja creditado em minha conta corrente.

Pontualidade não é o forte deles.





Booking.com

Voltar para “Seguro Viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio