O ICR chileno é maior que o nosso

Troca de informações sobre o Chile.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 12, 2015 2:18 pm
A gente não precisa importar gasolina. Basta parar de misturar etanol nela que já melhora bastante.

Aliás, o Brasil é exportador líquido de gasolina (exportamos mais do que importamos).

ironfire Mensagens: 2186
Qui Mar 12, 2015 3:01 pm
Esse é o ponto Zardox, se somos bons em produzir bananas, mas teimamos em produzir "carros" - se é que podemos chamar assim - porcos, feios, mal-equipados, inseguros, não econômicos, por que não voltamos a produzir bananas e importamos o quanto de carro precisamos? Iriamos ter uma frota moderna, limpa, econômica e mais barata, aaahh é verdade não teríamos sindicatos e milhares de sindicalistas ficariam desempregados.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 12, 2015 3:28 pm
baran...
até onde se comenta por aí, o Brasil importa gasolina... tem um déficit de conta corrente porque importa mais do que exporta..
O que eu ouço no mercado é que nós exportamos petróleo de baixa qualidade e importamos a gasolina, o que não fecha a conta..
Não é isso ??

ironfire Mensagens: 2186
Qui Mar 12, 2015 3:31 pm
"De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), em outubro a Petrobras pediu aval para importar 151 mil toneladas de gasolina, 150% além da média de julho a setembro. Em novembro, o pedido foi de 198 mil toneladas e, em dezembro, chegou a 388 mil toneladas."

Brasil seria "auto-suficiente", mas importa petróleo para caramba, eh o tipo de informação que não fecha e não se tem explicação.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 12, 2015 3:55 pm
zardox e ironfire,

Ser autossuficiente não significa não importar. Significa que se exporta mais do que se importa.

Eu trabalhei na área de combustíveis derivados em 2009.

Naquela época, éramos exportadores líquidos de gasolina e importadores líquidos de diesel.

Mas dei uma olhada nos dados estatísticos da ANP e... meudeusdocéu... o jogo virou! Em 2014 importamos 13.692.900 barris de gasolina e exportamos só 2.189.271. :shock:

Para quem (como eu) gosta de planilhas, dados estatísticos mensais da ANP: http://www.anp.gov.br/?pg=14685" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 12, 2015 3:58 pm
A turma do Lulla vai falar que isto ocorre porque o brasileiro está nadando em dinheiro, todo mundo com carro...
Eu tb não entendo.. a Petrobrás bate recorde de produção (mas não sei se este recorde é maior que o pessoal do bolsa família que faz filho novo que é uma beleza) e o país , bate recordes de importação de gasolina e um monte de outros derivados de petróleo...

Eu aposto um queijo que os números da Petrobrás, assim como os números da Fazenda na gestão Mantega, são manipulados, principalmente da produção do pré-sal...
Tenho a nítida impressão que um dia, uma auditoria realmente séria, pega isso..

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 12, 2015 4:21 pm
baran...

Com o devido respeito, eu discordo de você...

Ser autossuficiente, para mim, é você produzir, no mercado interno, tudo aquilo que você precisa...isto atrelado a um produto específico..
Então... ser autossuficiente em gasolina, significaria que, se temos um consumo de 1.000 litros de gasolina/mês, eu produzo 1.000 litros ou mais por mês.. se produzo 900, eu não sou autossuficiente...e tenho que importar 100 litros...
Mas.. não existe ABSOLUTAMENTE nada demais em vc não ser autossuficiente em alguma coisa...pelo contrário, acho até saudável, que num mundo altamente especializado, que vc seja autossuficiente em determinadas coisas e que em outras, vc não o seja...
No setor de petróleo, eu sei que nós exportamos algumas coisas, tipo petróleo de baixa qualidade, e importamos produtos refinados... tipo gasolina e diesel.. sim, pelo que eu ouço na CBN - Carlos Alberto Sardemberg, estamos importando diesel...
Em princípio, não teria problema algum de vc importar US$20 bilhões em gasolina e exportar US$ 30 bilhões petróleo bruto..isto do ponto de vista de balanços de pagamentos de moedas - US$... mas do ponto de vista de valores agregados ao produto, seria problemático, porque nós sabemos que o refino do petróleo agrega valor ao produto...e o petróleo in natura, não..
Mas.. isto não é um problema sério.. muitos países desenvolvidos até preferem importar o produto industrializado, porque não utiliza suas fontes de energia e nem poluem seus países..

O único problema no momento para o Brasil é que a importação de gasolina causa um buraco imenso nas finanças da Ptroubrás, ou, aumenta o preço da gasolina para nós... e consome reservas do país... reservas que foram construídas à base de empréstimos com bancos nacionais... e não porque o governo fez uma economia nas suas contas.... eu peguei X num banco A, e depositei na poupança do banco B.. então eu tenho uma reserva no Banco B, mas eu tenho uma dívida no banco A (esta informação não é divulgada)..
Então, as reservas cambiais que o Brasil construiu nos últimos 13 anos, a base de endividamentos juntos aos bancos, estão sendo consumidas pelo déficit na balança de pagamentos do Brasil.....
Este é o problema.. que é amplificado pelas imensas dívidas que a Ptroubrás contraiu para aumentar sua produção de petróleo, que, infelizmente, é pífia se comparada ao que se gastou/investiu/desviou e pela não conclusão/operacionalização de suas novas refinarias, todas AINDA, em construção..
Se, como alardeado pelo "o cara" de que estaríamos exportando 5 milhões de barris de petróleo, não haveria nenhum problema, porque este excedente pagaria a conta do atraso da construção/desvio das refinarias...
Infelizmente não é isto que está ocorrendo..

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 12, 2015 4:34 pm
zardox,

Tranqüilo, não fui eu quem inventou essa definição. ;)

O Brasil nunca vai ser autossuficiente em petróleo da forma como você está definindo. O petróleo que produzimos é, em geral, bom para transformar em gasolina, mas ruim para transformar em diesel (já éramos grandes importadores de diesel em 2009). Isso não tem como mudar, a natureza o fez assim.

Também somos grandes importadores de GLP. Daí a proibição de usar gás liquefeito como combustível para automóveis.

É estranho, mas um país pode ser o maior produtor de petróleo do mundo e ainda assim importar algum derivado.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qui Mar 12, 2015 4:53 pm
Tudo isso é tranquilo.... o ruim é nós sabermos que se a Ptroubrás não tivesse nos institucionalizado, nos últimos 13 anos, a corrupção nos níveis que ela atingiu, nós já estaríamos com, pelo menos, 1 refinaria pronta (Comperj), que fica próxima dos poços do RJ, refinando gasolina...
Se o petróleo não é de boa qualidade, caberia ao corpo técnico da Ptroubrás, achar uma maneira de fazê-lo, afinal, fizeram um Centro de Pesquisa no Fundão que é de outro planeta...era pra ser no nível do MIT, mas se apresenta no nível da MenTIra de tudo que se faz nos últimos anos..
Fizeram uma refinaria lá em cima, onde não tem petróleo... hoje nós percebemos claramente os reais motivos: motivo nº 1 - meter a mão / motivo nº 2 - angariar votos dos nordestinos para continuar no motivo nº 1...
E iam espalhar refinaria lá pra cima... mas, a grana está acabando...
Nada disso seria preciso.. era só fazer um puxadinho na REDUC... mas, isto seria muito barato...
A competência deles é só para fazer puxadinhos em aeroportos... com preços que decolam nas planilhas de custos...
Enfim... a m---- está feita, consumada...
Agora é ir tocando a vida e ver se a sociedade aprende com a amarga lição...
Aquela teclinha verde precisa ser apertada com mais seriedade..... não dá para confirmar o que está aí...

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Mar 12, 2015 4:57 pm
zardox,

Algo ser tecnicamente possível não significa que é economicamente viável. ;)

Mas meu conhecimento não vai muito além disso... e desde 2009 que estou fora do setor, hoje descobri que estou bem desatualizado.

Em frente àquele centro de pesquisa no Fundão (CENPES) tem um posto BR. Eu abastecia muito nele na época de faculdade. Até descobrirem que ele vendia gasolina adulterada...





Booking.com

Voltar para “Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio