Undurraga: Uma exclusiva visita a umas das vinícolas mais emblemáticas do Chile

Troca de informações sobre o Chile.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Jun 27, 2015 9:27 am
Undurraga: Uma exclusiva visita a umas das vinícolas mais emblemáticas do Chile

Imagem

Site: http://www.undurraga.cl

Visão geral

A Undurraga é uma das vinícolas mais emblemáticas do Chile. Fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, é também uma das adegas mais antigas do país. Ela está localizada bem coração do Vale do Maipo, na fazenda Santa Ana. Esta região concentra várias vinícolas e é conhecida pela produção de vinhos de excelência, especialmente do mundialmente reconhecido Cabernet Sauvignon, cujo prestígio nasceu neste vale.

A história da vinícola inicia-se em meados de 1870, quando o então futuro proprietário traz as primeiras mudas de uvas da Europa, transportando-as em cápsulas de chumbo para preservá-las do calor ao longo da viagem. Após sua inauguração, por volta de 1890, começou a construção do Parque da Viña, um belo jardim que se conserva até hoje. Em 1891 tem sua primeira colheita, realizada pelo enólogo Monsieur Pacoteaux. Já em 1903 tornou-se a primeira vinícola chilena a exportar para os Estados Unidos.

Atualmente ela é controlada pela família Picciotto e pelo empresário José Yuraszeck, que iniciou uma profunda e mudança na qualidade, estilo e posicionamento da marca. Essa mudança foi reconhecida com o prêmio da Associação Vinos de Chile, que à elegeu como a Vinícola do Ano de 2012.

Como a vinícola não é tão famosa para os turistas comparada a outras vinícolas da região, a visita ainda não tem um apelo comercial forte. Felizmente, isso torna a visita muito mais intimista e os guias levam os visitantes em um tour completo, mostrando detalhes e passando informações que passam batidas em outras vinícolas.

Conheça o local através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Tour & Wine Experience

Os tours são oferecidos diariamente, sempre das 10:15 às 15:30, e contam a história da vinícola, com muitas dicas e informações sobre vinhos, desde o cultivo da uva, passando pelo processo de fabricação até a sua degustação. É uma ótima oportunidade para aprender muito sobre vinhos, principalmente para os que apreciam e não conhecem muito sobre o assunto.

As opções são:

- Tour Sibaris: o tour clássico.
- Visita Privada Founders: visita privada com degustação de 4 vinhos Reserva Premium, acompanhados por uma variedade de queijos e frutas secas.
- Piquenique: piquenique a dois, que inclui 1 garrafa de Espumante Brut e uma seleção de queijos finos.

Somente para o Tour Sibaris não é necessária reserva, mas recomendamos fazê-la, pois as vagas podem esgotar.

Os passeios duram entre 1:15 e 1:30.

Parte 1: Parque e Jardins

O tour inicia no Parque da Viña, com um explicação da história do sobre o local. Nesta área também se localizava a casa dos proprietários, que não resistiu aos terremotos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ligado ao parque, existe um local com totens e símbolos Mapuches, um povo indígena da região centro-sul do Chile. Esta área foi concebida como parte do acordo com os indígenas para que a vinícola pudesse utilizar o nome Aliwen, que é uma das suas linhas de vinho e significa árvore sagrada na língua do povo Mapuche. Além disso, a cada vinho vendido, parte do dinheiro é destinado a uma fundação deste mesmo povo.

Imagem

Imagem

Imagem

Parte 2: Vinhedos

Uma das partes mais esperadas infelizmente não aconteceu. As videiras da propriedade estavam passando por um processo de replantio e os campos estavam totalmente vazios. Mesmo assim, o guia fala sobre o processo de plantio e colheita das uvas.

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida passamos por uma pequena plantação que contém diferentes tipos de videiras. O guia comenta e exemplifica a diferença entre cada uma delas.

Imagem

Imagem

Parte 3: Processo de produção

Nesta etapa vamos até uma das áreas da frente de produção. Em meio aos tonéis o guia explica sobre todo o processo de produção e fermentação. Ainda comenta sobre as diferenças para se produzir os vinhos brancos e tintos, como por exemplo, a temperatura de fermentação de 16 e 28 graus, respectivamente.

Imagem

Imagem

Parte 4: Adega subterrânea

Em um cenário muito bonito, está localizada a adega subterrânea da vinícola. Conservados em barris de carvalho, o guia fala sobre a importância da madeira para a formação dos sabores e aromas dos vinhos, entre muitas outras curiosidades.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Saindo da adega, passamos por um pequeno museu, onde há vários objetos Mapuches e muita história.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Parte 5: Degustação

É chegada a hora mais saborosa do passeio: a degustação! São 4 tipos de vinhos: Sémillon pertencente a linha Late Harvesté, Sauvignon Blanc da linha T.H. (Terroir Hunter), Cabernet Sauvignon da linha Aliwen e um Carménère Gran Reserva da linha Sibaris. O guia apresenta os vinhos e dá inúmeras dicas para uma perfeita degustação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Loja

Terminada a degustação, ainda há tempo para visitar a loja, que oferece toda linha de vinhos a bons preços. O local é perfeito para você comprar vários rótulos!

Conheça um pouco da loja através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Como chegar

A Viña Undurraga está localizada em Talagante, no caminho a Melipilla. São aproximadamente 40 quilômetros de Santiago.

As opções são: carro alugado, empresa local ou transporte público.

Se você estiver com um carro alugado poderá ir sozinho, usando um GPS. O trajeto é simples e bem sinalizado.

Caso você queira contratar o passeio nós recomendamos a CTS Turismo, que oferece vários passeios em Santiago do Chile e arredores, em confortáveis vans com ar condicionado e guia. Você pode contratar os serviços através da Abreu Viagens e Turismo pelo telefone (21) 2586-1800.

Para chegar em transporte público é necessário utilizar o Metrô Linha 1 (vermelha) até a Estación Central. Em seguida procure o Terminal San Borja e tome o ônibus com destino a Talagante (frota Talagante, plataformas 79-81). Recomenda-se pedir ao motorista para deixá-lo na Viña Undurraga. A viagem de ônibus demora cerca de 50 minutos.

Estacionamento

O estacionamento é amplo e gratuito.

Imagem

Conclusão

Excelente tour e uma ótima oportunidade para conhecer tudo sobre vinhos, pois a visita é completa e recheada de muitas informações, dicas e curiosidades sobre o vinho. O passeio é guiado em espanhol e inglês, mas os guias são bastante claros e ensaiam um "portunhol" que é perfeitamente compreendido para quem não conhece os idiomas oficiais.

O local é muito bonito, prepare sua câmera fotográfica para muitos cliques!

Recomendamos muito!

Texto e fotos: Cristyan Mannchen.

O Falando de Viagem visitou a vinícola a convite da Viña Undurraga.

E você, conhece a Viña Undurraga? Gostou do tour? E dos vinhos? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jun 27, 2015 9:29 am
Ótimas dicas e belas fotos! Quando voltar ao Chile vou querer ir lá conhecê-la.

Adriana Mensagens: 2231
Dom Jun 28, 2015 12:43 pm
Bem interessante e bonita, gosto de visitar vinícolas.

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Dom Jun 28, 2015 8:03 pm
Gostei muito da visita. O local é belíssimo!

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Dom Jun 28, 2015 8:13 pm
Lembro bem da Undurraga porque durante muitos anos utilizou uma emblematica garrafa franconia para envasar seus vinhos.

Sao bons vinhos.

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Jun 29, 2015 8:33 am
Lindo o lugar. Sem dúvida um lugar para ir quando se estiver no Chile.

Avatar do usuário
AdrianoV Mensagens: 1755
Seg Jun 29, 2015 10:56 am
Tenho muita vontade de conhecer uma vinícola chilena. Essa parece linda.

JulianaSoares Mensagens: 15
Qui Set 14, 2017 9:14 pm
Na Viña Undurraga, meu namorado e eu realizamos o Tour Sibaris. Visitamos os jardins, vinhedos, tonéis dos processo de produção, adegas subterrâneas e uma exposição de itens dos povos originários chilenos. Para finalizar, tivemos uma degustação de vinhos reserva e fizemos um piquenique no jardim (opção à parte).





Booking.com

Voltar para “Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio