Dicas para esquiar no Chile: Farellones, El Colorado e Valle Nevado

Troca de informações sobre o Chile.
Emanuel Mensagens: 369
Seg Out 07, 2013 4:55 pm
Imagem

Este ano tive o meu primeiro contato com o esqui. Depois de muito procurar e pesquisar em diversos locais, vi que ainda permanecia com algumas dúvidas. Então resolvi escrever um relato da minha experiência com o objetivo de, pelo menos tentar, sanar algumas das dúvidas dos aventureiros da neve de primeira viagem e convencê-los a experimentar também.

Imagem

Em agosto deste ano, mais precisamente no dia 5 de agosto, viajei com minha esposa rumo ao Chile para passarmos uma semana esquinado em Farellones (a principio), El Colorado e Valle Nevado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No final de 2012, a TAM lançou uma promoção que, teoricamente, valeria somente até o fim de junho com passagens muito baratas pra Santiago, então, tentei, como quem não quer nada, colocar a partida pra primeira semana de agosto, e deu certo!! (essa é a dica nº 1, mesmo em promoções, tente várias datas além do dia “final”)!!!

Escolhi agosto por alguns motivos, dentre eles, a certeza de que as estações estariam abertas, risco que se corre quando se marca a viagem pra junho, por exemplo. Não teria tanta gente como julho (todo o mundo de férias) e taxas melhores, já que a altíssima estação termina em 31 de julho, normalmente (dica nº 2, na América do Sul, tente datas em agosto ou setembro, dependendo das condições climáticas, rola neve até outubro, como está acontecendo nesse ano em que as estações ainda estão abertas e não tem tanta gente e é bem mais barato).

Bom, então nossa viagem ficou assim: chegaríamos na segunda dia 05/08 e voltaríamos na sexta, dia 09/08. Chegamos em Santiago às 11 da manhã e pegamos, no aeroporto, um transfer pra Farellones, o nosso transfer fechei diretamente com o hotel, estávamos em 4 na van e custou US$50 o casal. Há outras opções de transfer nos sites do Chile.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Escolhemos Farellones, principalmente porque era muito mais barato que Valle Nevado, metade do valor da estadia com um dia a mais. Escolhemos o Challet Valuga e não poderíamos ter ficado mais satisfeitos, esse hotel merece um relato a parte. Foto 12/13 Muito aconchegante, tudo novo, todos os quarto com vista pra cordilheira (os quartos são pequenos, mas nada que tivesse nos atrapalhado).

Imagem

Imagem

A comida deliciosa, estava incluído na nossa diária café da manhã e jantar, além disso, o hotel oferecia aos hóspedes, queijos e umas taças de vinho no cair da tarde. Havia um ofurô super convidativo, ao ar livre, do lado de fora do restaurante. Num certo dia estávamos no ofurô com a temperatura da água a 40°C, a temperatura ambiente a -6°C e nevando!!! Não dava pra ser melhor!! E ainda estávamos tomando uma cerveja chilena muito boa!! Conjunto perfeito. Ainda tem mais, o hotel fica a exatas duas quadras da pista de esqui de Farellones e o melhor de tudo, que supera a localização, a vista dos quartos, a comida, o ofurô... é o atendimento, nunca me senti tão em casa num hotel, todo o staff lhe trata perfeitamente bem, com sorrisos e simpatia o tempo todo!!! Não vejo a hora de voltar pra lá.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sim, mas e o esqui??? Bom, no dia que chegamos fomos dar um rolé por Farellones e vimos que as pistas estavam fechadas, já sabíamos disso, pois como Farellones é a mais baixa das estações, a neve dura menos tempo, mas como nosso hotel tinha um transfer gratuito pra El Colorado e La Parva, sabíamos que o esqui seria mesmo em El Colorado.

Imagem

Imagem

Partimos pra El Colorado no dia seguinte às 10 horas da manhã. De cara, vimos que escolhemos uma boa época do ano, quase não tinha gente na fila da estação. A partir daí foi tudo novo pra nós. Primeiro: alugar o equipamento de esqui. Perto da estação fomos alugar os esquis e as botas, escolha botas um pouco maior que seus pés e incline seu corpo pra frente pra ver se incomoda o contato da canela com a bota, pois você ficará um bom tempo com esse contato, portanto se tiver doendo, troque a bota. No começo é difícil se locomover com elas, mas depois acostuma.

Pagamos cerca de $15.000 pesos chilenos por pessoas por um dia. Segundo: o que precisa pra esquiar: inicialmente é preciso pagar um ski pass, pra usar a pista. Recomendo com veemência que você contrate aula de esqui, em El Colorado se contratar uma aula pra 02 pessoas, um ski pass é de graça. Vou relatar a nossa experiência que considero que foi correta: neste primeiro dia, pela manhã, fizemos uma aula coletiva, pois não sabíamos nem colocar o esqui, nesta aula se aprende a se equilibrar no esqui e a frear. Ainda neste dia à tarde, fizemos uma aula particular, que se mostrou importante, pois o instrutor vai lhe corrigindo mais de perto e o progresso acontece mais rápido. Resumindo, ao fim do primeiro dia, já estávamos descendo sozinhos, meio sem jeito, uma pista pra iniciante, confesso que minha esposa estava esquiando melhor que eu, principalmente porque ela andava de patins na infância/adolescência, então teve mais facilidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na quarta-feira, acordamos de madrugada com uma nevasca!! Não era surpresa, pois as previsões já apontavam pra isso. Mas foi bonito de ver a paisagem mudando, ficando coberta de neve. Já havíamos visto neve, mas nunca naquela quantidade. Foi tanta neve que as estações não abriram, dessa forma passamos a manhã nos divertindo, como crianças na neve acumulada, que chegava quase a meio metro. Apesar de não termos esquiado neste dia, nos divertimos bastante e ainda tivemos a notícia de que Farellones iria abrir as pistas no dia seguinte.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na quinta-feira, subimos de novo pra El Colorado e fizemos mais uma aula particular, mas já havíamos melhorado bastante e o esqui começava a ficar cada vez mais divertido. Umas 2 horas depois, paramos pra comer no restaurante da estação, tudo era bem caro, mas “quem tá na neve é pra se molhar”. À tarde, esquiamos de novo e era notório como melhoramos e quão importante foram as aulas, já começava a dar saudade a nossa primeira temporada de esqui, pois iríamos embora no dia seguinte a tarde.

Infelizmente chegou o último dia, como tudo passou rápido! Nesse dia tínhamos um dilema: iríamos conhecer Valle Nevado, pagando um transfer extra, ou iríamos esquiar em El Colorado ou Farellones. Nossa dúvida durou meio milésimo de segundo e decidimos esquiar em Farellones, já que a estação era vizinho ao hotel, assim não perderíamos tempo com o deslocamento e, mais importante, como éramos iniciante no esqui, não fazia diferença nenhuma se pista seria em El Colorado ou Farellones. Então, sinto muito Valle Nevado, nos conheceremos da próxima vez (zero arrependimento!!!).

Saímos caminhado com nossos esquis do Hotel (tenho que reconhecer que é chato andar carregando os esqui e os bastões, mas não tem outro jeito). Chegando na estação, 5 minutos depois, a primeira boa notícia, o ski pass de Farellones é bem mais barato que o de El Colorado (os equipamentos também, enquanto em El Colorado pagamos 15 mil por dia, conseguimos em Farellones 9 mil pesos, depois de pechinchar bastante), a segunda boa notícia é que a neve estava perfeita e todas as pistas, de iniciante à experiente, estavam em pleno funcionamento.

Nesse dia, podemos dizer que esquiamos até não poder mais. O nosso transfer estava marcado pras 15:30h, então ficamos de 10h da manhã até às 14h, literalmente esquiando sem parar!!! Criamos um grande problema pra nós mesmos, pois agora, além dos outros destinos da Lista de Desejos, temos que incluir uma viagem para esquiar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Rapidinhas de utilidade pública:
- Não é barato esquiar (mas vale a pena!!), fizemos as contas contando que iríamos gastar, mais ou menos R$500,00 por dia por pessoas, somando tudo, aluguel de roupa, equipamento, aulas, ski-pass e a previsão se confirmou.

- Como não tínhamos experiência nenhuma com esqui, não fez diferença alguma a pista que esquiamos, se em Farellones, El Colorado ou outra. Certamente que a estrutura da pista e restaurantes em El Colorado é melhor que em Farellones, mas repito, queríamos mesmo era esquiar.

- Pessoalmente, não vi vantagem naqueles pacotes que lhe levam pra esquiar e no fim do dia trazem de volta à Santiago. Se você tiver alguma experiência, talvez faça algum sentido, pra matar a saudade, mas pra quem nunca esquiou, o processo é caro e cansativo e, o pior, quando tá começando a ficar divertido, tá na hora de ir embora.

- Alugamos nossas roupas em Santiago, antes de subir, mas é possível alugar já na montanha, mas naturalmente, a preços mais caros. Os equipamentos de esqui alugamos perto da estação de El Colorado e de Farellones (que é mais barato e ainda conseguimos excelentes descontos). Se você for passar vários dias, vale a pena pedir um desconto e alugar no mesmo local. Uma dica importante, se a diferença não for muito grande, deixe pra alugar na loja mais perto da estação pra evitar maiores deslocamentos com o equipamento, pois ao fim de um dia todo esquiando, o que você menos quer é carregar peso.

- Precisa alugar a bota de neve? Nós alugamos e no dia que a nevasca fechou as estações de esqui, pudemos andar sem problemas pela neve, mas se você tem uma bota impermeável, ela resolve o problema.

- Resolvemos comprar os óculos de esqui porque pretendemos esquiar novamente. Nos primeiros dias, esquiei com meus óculos de sol normal e foi suficiente. Há a opção de alugar também.

- Antes de viajarmos, ouvimos várias vezes que 5 dias seriam muito, pois esquiar é difícil, perigoso e que ficaríamos entediados. Totalmente o contrário. Realmente existe um risco de se machucar (como em diversos outros esportes) e não é a atividade mais fácil do mundo, mas com um pouco de empenho e aulas, tudo fluiu bem e a única marca que deixou foi a vontade esquiar de novo e o mais rápido possível.

- Antes de viajar tinha uma dúvida que não encontrei em nenhum lugar: o que devo vestir por baixo da calça de neve?? Bom, fora a roupa de baixo, colocava uma daquelas bermudas térmicas de corrida e resolveu bem. Por baixo do casaco impermeável utilizava somente uma segunda pele. No dia após a nevasca que estava bem mais frio que o normal, -8°C, coloquei uma calça segunda-pele e adicionei um fleece por cima da blusa segunda-pele e foi suficiente.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já fez esqui ou snowboard no Chile? Em qual cidade? Tem dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

dpalma Mensagens: 1891
Seg Out 07, 2013 6:19 pm
Excelente post. Engraçado que eu me contento com o "clima do ski" sem esquiar. A neve, o chocolate quente e o ambiente já me satisfazem. Passagem a parte, é mais barato esquiar no Chile ou nos USA?

Comparando com Sierra Nevada, na Espanha, qual seria a estação mais factível?

http://fdv.im/DanielPalma" onclick="window.open(this.href);return false;
Emanuel Mensagens: 369
Seg Out 07, 2013 7:43 pm
Obrigado!!

Bom, depende da estação de ski. Nessa viagem pro Chile, conhecemos um pessoal de Montana nos EUA que disseram que lá era muito barato esquiar, as pistas era excelentes e, por não ser tão badalado, não costumava ficar lotado. Um casal de brasileiros, que estava no mesmo hotel que a gente, disseram que esquiaram em Lake Tahoe, com um cenário de tirar o folêgo, e que também não era tão caro, especialmente a hospedagem.

Um amigo esquiou no ano passado em Chapelco, na Argentina e gostou muito. Andei dando uma olhada no site e vi que os preço podem ser até a metade dos que paguei no Chile.

O grande lance é ter sorte e pegar neve boa no fim de Agosto ou início de Setembro, porque as temporadas mais altas já passaram, tem menos gente nas estações e os preços estão muito melhores!

Abraço.

ECouto

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Out 08, 2013 10:31 am
ecouto, Que máximo! Relato completo e altas dicas!

Ja fiz ski em Park City mas nunca fiz snowboard!
Nem cogitou ski? a maioria das pessoas estavam de snowboard?
No final das contas fez quantas aulas?

Emanuel Mensagens: 369
Ter Out 08, 2013 10:42 am
Obrigado pelos elogios!! :D

Na realidade só fiz ski. Apesar de surfar ( ou algo próximo disso, rsrsrsrs), li que o ski é mais fácil de aprender que o snowboard, então como queria aproveitar ao máximo esses dias, resolvi tentar só o ski e em outra trip me aventurar no snow. Pelo que pude perceber nas pistas, os iniciantes que tentavam snowboard estavam com mais dificuldades, leia-se muitas quedas, do que os que tentavam ski.

Fizemos ao todo uma aula coletiva de 2horas e duas aulas particulares de 1 hora, em dias diferentes. A aula particular az toda diferença pq o instrutor vai te corrigindo o tempo todo.

Que bom que gostaram!!

ECouto

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Ter Out 08, 2013 10:50 am
hheeh acabei confundindo! quando vc falou da questão da bota, fiquei imaginando a de snowboard!

Segui a mesma linha de racioncínio que vc! começei pelo ski por ser mais facil para os iniciantes! qualquer coisa é so fazer "pizza" né?! rs
Mas sempre escutei também q é mto difícil evoluir no ski, depois que vc ja não está no nível iniciante. Ja Snowboard você passa perrengue nos primeiros dias e depois evolui mto a cada dia!

Enfim, o ideal é fazer os dois né?! rs
Pretendo me aventurar no snowboard assim que possível!

pcalixto Mensagens: 371
Ter Out 08, 2013 2:30 pm
Ano passado eu fui ao valle nevado, e clientes itaú tinham descontos de 20% no day pass e aluguel de equipamentos... o que acabou tornando o preço interessante frente ao el colorado... gostei bastante do valle nevado, não posso falar sobre os outros pq não os conheci, mas pelo menos pela fama o valle nevado em termos de qualidade ainda é a melhor opção.

Avatar do usuário
fabiopastorello Mensagens: 190
Qui Out 10, 2013 1:24 am
Que legal o relato, também tenho vontade de esquiar mas ainda não aconteceu, mas depois da sua experiência, deu vontade de experimentar. Lindas fotos. Abs.

Emanuel Mensagens: 369
Ter Out 15, 2013 10:32 am
Valeu, Fábio!!

Se precisar de alguma dica, tô as ordens!

Abraço.

ECouto





Booking.com

Voltar para “Chile”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio