Iberia Plus: Mudanças positivas

Troca de informações sobre o Programa de Fidelidade Iberia Plus, da Iberia.
Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Fev 21, 2012 1:57 pm
Iberia Plus: Mudanças positivas

Vou falar hoje do Iberia Plus o programa de fidelidade da cia. espanhola Iberia. Eu considerava esse programa um dos piores do mundo, cheguei até a mandar um email para eles em 2011 questionando alguns detalhes e sugerindo mudanças. E para a minha surpresa algumas mudanças importantes ocorreram. A primeira delas foi a quantificação dos pontos, antes era em centenas e agora tornou-se em milhares de pontos como a maioria dos programas. Para vocês terem uma ideia de como era a pontuação na minha primeira viagem internacional com a Iberia eu ganhei 420 pontos:

200 pontos no trecho GRU-MAD
10 pontos no trecho MAD-MXP
10 pontos no trecho FCO-MAD
200 pontos no trecho MAD-GRU

Então como bom curioso que sou realizei várias simulações para saber quantos pontos seriam necessários para um retorno a Europa. Em 2009 o Iberia Plus exigia 5.400 pontos em uma passagem Round Trip na classe econômica (coragem!), ou seja, o cidadão precisaria viajar 13 vezes para a Europa pela Iberia para conseguir um bilhete prêmio, passagem essa que ás vezes nos é ofertada por R$ 1.300,00. Totalmente sem noção!!!

Fiquei um bom tempo sem acompanhar o programa por fatos como esse. Para a minha surpresa no segundo semestre de 2011 comecei a receber emails do programa me alertando da mudança dos pontos Iberia para o chamado pontos AVIOS. Através do Avios a quantificação dos pontos mudou para o múltiplo de 10, quem tinha 420 pontos por exemplo ficou com 4.200. Fazendo as contas ficou um pouco melhor a premiação e a emissão de bilhetes prêmios, porque agora é possível transferir e comprar pontos AVIOS entre participantes, sem falar na rede de parcerias que aumentaram.

Para o consumidor brasileiro as oportunidades começaram a aparecer. Anteriormente só era possível enviar pontos para o programa através dos cartões AMEX na proporção 15.000 para 1.000 (péssima) e através do programa Aclub da rede Accor de hotéis.

Mas a grande sacada ocorreu no começo de 2012 com a promoção entre o programa Multiplus (TAM) e Aclub onde foi possível enviar pontos 1:1 e do Aclub para a Iberia na proporção 2,5:1. Quem por exemplo enviou 20.000 pontos do Multiplus para o Aclub e logo em seguida enviou para a Iberia ficou com 50.000 pontos, o suficiente para emitir uma passagem do Brasil para a Europa na classe econômica, ou então ter mandado 40.000 pontos e os transformado em 100.000 e aí sim viajar na excelente classe executiva da Iberia. Hoje os cartões Amex enviam na proporção 1:1 e tornam essa opção um pouco mais interessante que antes. Espero que a Iberia atente suas ações para o mercado brasileiro e faça mais promoções com o seu programa de fidelidade.

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 21, 2012 3:05 pm
Realmente melhorou, mas ainda prefiro o AAdvantage e Executive Club.

JohnBH Mensagens: 428
Ter Fev 21, 2012 4:56 pm
Se eu transferir meus pontos multiplus-Tam para o A-club ( meu saldo ta zero, conta nova), ja consigo depois transferir novamento do A-club para Iberia ( tem alguma taxa ) e emitir bilhetes?

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Fev 21, 2012 5:08 pm
Poder você pode, mas na mesma proporção vantajosa da promoção. Na promoção era 1:1 e agora é menos. (não sei precisar quanto)

capital Mensagens: 45
Ter Fev 21, 2012 5:24 pm
Pra quem não sabe, fica a dica: há a opção de transferencia de avios entre o Ibeira plus e o Executive club. A transferência pode ser feita sem nenhuma tarifa ou redutor. Dentro da página do Executive Club, ao entrar no menu "Manage my account", pode-se encontrar o opção "Combine my Avios". O processo é simples, rápido e direto. Já realizei transferências nos dois sentidos e os pontos sao debitados e creditados imediatamente, podendo ser utilizados logo após a conclusão da operação.

Apesar do Amex transferir pontos diretamente para a British e para a Ibéria com taxa 1:1, acredito não ser essa a melhor opção tendo em vista que se enviando pontos pro A-Club e depois pra Ibéria a taxa de conversão é 25% melhor (1:1,25), pois cada pacote de 4.000 milhas transferidas para o A-Club valem 2.000 pontos desse programa e esses valem 7.500 avios em transferencias para o Ibéria Plus. Ou seja, 4.000 milhas dos cartões valem 7.500 avios. O engraçado é que a transferência é bem pior se o envio for feito do A-Club pro Executive Club.

Mas como podemos transferir sem custos do Iberia plus pro Executive club, quem preferir este programa pode enviar pro Ibéria plus e depois passar pro Executive Club. Lembrando que tanto a Ibéria quanto a British fazem parte da Oneworld, ou seja, é possível emitir passagens também pela American Airlines com Avios: 50.000 avios (40.000 milhas de cartões) Round-trip Brasil-EUA.

No entanto, pelo menos em minhas pesquisas, a disponibilidade para emissão na American pela british e pela iberia é inferior à disponibilidade oferecida pela LAN (também oneworld) para emissões na American, no entanto a LAN exige um pouco mais de pontos para emissão nos parceiros. Essa questão da disponibilidade é para passagens Brasil-EUA. Para passagens internas nos EUA, a disponibilidade da British (emitindo American) é muito boa.

capital Mensagens: 45
Ter Fev 21, 2012 5:28 pm
Wilianbc escreveu:Poder você pode, mas na mesma proporção vantajosa da promoção. Na promoção era 1:1 e agora é menos. (não sei precisar quanto)
4.000 milhas dos cartões ou do multiplus valem 2.000 pontos A-Club. Perdemos 50%. No entanto, como o A-Club envia pro iberia plus na taxa de 1:2,5 (3.000 pontos para 7.500 avios), na prática nossas milhas vão pro iberia plus a uma taxa ainda favorável de 1:1,25.

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Ter Fev 21, 2012 5:34 pm
Aprendi mais uma tática. Obrigado pela contribuição. Tenho cadastro em 25 cias. mas não tenho cadastro no Executive Club. Abraço!

Vamos torcer para eles repetirem a promoção com o Aclub, serei mais agressivo do que a primeira vez.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Fev 21, 2012 5:34 pm
Seja bem-vindo ao Falando de Viagem, capital!

Ótima dica. Não sabia dessa transferência simples e sem custos. É um diferencial.

JohnBH Mensagens: 428
Ter Fev 21, 2012 5:39 pm
Quantos pontos sao necessarios hoje para emitir Brasil-Europa ida e volta na Iberia?
40000 ?





Booking.com

Voltar para “Iberia Plus”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio