Qual moeda levar para a Bolívia?

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Sex Ago 14, 2020 9:28 am
Imagem

Uma das maiores dúvidas de quem está com uma viagem programada ao Bolívia é saber qual moeda levar. A moeda oficial do Bolívia é o boliviano (BOB), que dificilmente você encontrará para comprar nas casas de câmbio brasileiras, mesmo nas grandes cidades. Como não é uma moeda que tem grande demanda de compra, mesmo que você consiga fazer o câmbio a tendência é que não seja muito vantajoso.

Leia também: 5 países na América do Sul onde o real está valorizado

O boliviano é a moeda oficial da Bolívia desde 1986, quando substituiu o peso boliviano através da Lei nº. 901, de 28 de novembro de 1986. As notas são de 5, 10, 20, 50, 100 e 200, enquanto as moedas são de 1 e 2 bolivianos e de 5, 10, 20 e 50 centavos.

Qual moeda levar para a Bolívia?

Os meios de pagamento aceitos na Bolívia são os seguintes:
- Bolivianos;
- Reais;
- Dólares americanos;
- Euros;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito.

Se você tem dólares americanos ou euros em casa, e não pretende usá-los em uma viagem para os EUA ou Europa, pode levá-los, afinal, são moedas fortes e bem aceitas em praticamente todos os lugares do mundo, como na Bolívia. Os reais são aceitos com mais facilidade nas cidades que fazem fronteira com a Bolívia. Portanto, na dúvida, leve dólares ou euros que não tem chance de errar.

Vale a pena fazer o câmbio no aeroporto?

Geralmente, o câmbio no aeroporto nunca é uma boa ideia, pela comodidade. Quanto mais cômodo é, menos vantajoso é financeiramente. Fora isso, você chega cansado do voo, e vai querer ir logo para o seu hotel. Se você contratar um traslado com antecedência, ou usar o Uber, não precisará de dinheiro vivo para o deslocamento. Assim, você chega, descansa e depois faz o câmbio.

Chegando à Bolívia: como conseguir os bolivianos?

Com os dólares americanos ou euros nas mãos, você pode realizar o câmbio em qualquer casa de câmbio ou até mesmo na recepção do seu hotel. Nas casas de câmbio no centro da cidade você terá cotações melhores. Assim como na Argentina, tome cuidado com pessoas na rua oferecendo fazer câmbio, pois tem o perigo de nota falsa e cotação ruim. O número de notas falsas no país é altíssimo.

Caso precise, você também pode realizar um saque em qualquer caixa eletrônico. Você pagará IOF de 6,38%, além de taxa de saque do seu banco e do caixa eletrônico, por isso essa opção deve ser usada apenas em casos realmente necessários. Ao escolher o cartão de crédito você só pagará o saque quando receber sua fatura. Você paga a taxa de saque e o IOF é de 6,38%. A cotação será do dia de fechamento da fatura. Ao escolher o cartão de débito você pagará na hora, pois o dinheiro sairá imediatamente da sua conta. Você paga a taxa de saque e IOF de 6,38%.

Vale a pena usar cartão de crédito?

Sim, vale a pena. Os cartões, entretanto, não são aceitos em todos os lugares. Apesar do IOF de 6,38%, consideramos ainda válida a utilização, principalmente por quatro motivos:
- Segurança: andar com muito dinheiro é sempre arriscado;
- Praticidade: processo rápido e sem preocupações;
- Cotação: a cotação do cartão de crédito pode ser melhor do que as das casas de câmbio;
- Milhas: não há maneira mais rápida de ganhar milhas do que usando seu cartão de crédito.

O cartão de crédito é bem aceito nas cidades grandes, como La Paz, Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba, mas nos pequenos povoados pequenos é mais difícil.

FDV Câmbio: compra de moeda estrangeira

Através da plataforma FDV Câmbio, o Falando de Viagem vende com total segurança e rapidez na entrega dólares americanos, euros, libras esterlinas, pesos argentinos, pesos chilenos, dirham, franco suíço, coroa dinamarquesa, rand, rublo, shekel, iene e várias outras moedas. E o melhor: você não precisa sair de casa, pois todo o processo é realizado on-line e você receberá no seu endereço comercial ou residencial. Outro serviço disponível na plataforma é a remessa internacional de valores.

Trabalhamos com as melhores cotações do mercado, confira: https://cambio.falandodeviagem.com.br

Qual é a melhor fórmula?

Atualmente, a melhor opção é levar dólares americanos ou euros e realizar a troca do dinheiro em casas de câmbio e bancos. Tome cuidado apenas com as notas falsas em locais suspeitos ou pessoas na rua. Recomendamos o uso do cartão de crédito para compras de alto valor.

O cartão de crédito continua válido, principalmente se o seu banco não cobra spread ou cobra um valor baixo. Clique aqui para ver quais são os melhores cartões de crédito para usar no exterior, com ágio zero.

Qualquer que seja sua escolha, tenha sempre um cartão de crédito, que será exigido como garantia no hotel e no aluguel do carro. Antes de viajar, lembre-se de avisar ao seu banco sobre a viagem, para que não haja um bloqueio indevido por suspeita de fraude. Também vale checar se há possibilidade de aumentar o seu limite de crédito.

Boa viagem!

E você, conhece a Bolívia? Qual moeda levou? Usou também o cartão de crédito? Qual foi a sua fórmula escolhida? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Sex Ago 14, 2020 4:16 pm
Com dinheiro não se brinca! Ótimas dicas.

fgtoledo Mensagens: 86
Sex Ago 14, 2020 11:28 pm
Estive na Bolívia em fevereiro passado, levei dólares e reais. Por incrível que pareça nas cidades de Santa Cruz de la Sierra, Sucre e Uyuni o Real estava com melhor cotação, já em La Paz o dólar foi melhor..





Booking.com

Voltar para “Bolívia”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio