Para que serve a Cabify?

Troca de informações e dicas sobre aplicativos para iPhone, Android e Blackberry.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 29, 2020 4:03 pm
Imagem

Os aplicativos de transporte vieram para ficar e revolucionaram a forma como nos deslocamos dentro das cidades. As três maiores empresas desse setor atuando no Brasil - a americana Uber, a espanhola Cabify e a chinesa 99 - passaram a ser a primeira opção de transporte privado para muita gente, praticamente substituindo o serviço de táxi.

O mercado foi “inaugurado” no Brasil pela Uber, que iniciou suas atividades em julho de 2014 na cidade de São Paulo. Em seguida vieram a Cabify e a 99POP, que foi vendida e passou a se chamar somente 99.

Enquanto a Uber atua basicamente em dois nichos - o de carros de luxo com a categoria Black e as corridas mais baratas na categoria X - a 99 preferiu competir no mercado oferecendo preços mais baixos do que a Uber na categoria X e com menos critérios a serem cumpridos tanto pelos carros como pelos motoristas.

A Cabify, por sua vez, começou suas operações no Brasil em 2016 oferecendo carros de modelos mais novos e motoristas selecionados, tudo isso a um preço acima do Uber X porém abaixo do cobrado pelo Uber Black. Todavia, diante da concorrência da Uber e da 99, em julho de 2018 ela reduziu suas tarifas.

Na cidade onde vivo, Brasília, essas três empresas competem no mercado de transporte por aplicativo e sempre usei todas elas, escolhendo a que tivesse a melhor tarifa e/ou maior disponibilidade de motoristas no momento. No início das operações da Cabify e da 99 eram muitos os códigos de desconto oferecidos.

Ano passado o Banco do Brasil começou a oferecer um Clube de Benefícios. Nele, o correntista pode resgatar o valor pago de tarifa de manutenção de conta na forma de diversos tipos de recompensas, sendo uma delas vouchers para uso na Cabify. Como volto do trabalho todos os dias com carro de aplicativo, inicialmente achei a idéia muito boa. Já que vou pagar pela manutenção da conta, pelo menos recebo esse dinheiro de volta em um serviço que de fato eu utilizo. Como meu pacote de serviços no BB custa R$ 82,00, todo mês recebo do banco 16 vouchers no valor de R$ 5,00 cada para usar no aplicativo de transporte. Os R$ 2,00 restantes são oferecidos em alguma besteira que nunca usei.

Com esses vouchers, comecei a usar a Cabify com mais freqüência percebi que o benefício não era tão vantajoso assim dados os vários problemas desse aplicativo. Conversando com os motoristas, que normalmente rodam em mais de um aplicativo, fui percebendo que eles também tinham várias reclamações da empresa.

Os problemas que vejo na Cabify, como passageiro:

1. Aplicativo demora para achar a localização
2. Não permite definir uma parada intermediária na corrida
3. Não permite ao passageiro alterar o destino (só o motorista pode fazer)
4. Normalmente demora mais tempo para encontrar um carro e/ou este demora para chegar
5. Motoristas não sabe usam o aplicativo direito. Já ensinei a mais de um como se faz para alterar o destino da viagem.
6. Passageiro não sabe se motorista leu a mensagem que ele enviou

As reclamações que costumo ouvir dos motoristas:

1. Cabify paga menos da metade do que a Uber e a 99 por quilômetro rodado
2. Motorista não consegue cancelar a corrida (só passageiro pode fazer)
3. Motorista não tem acesso ao extrato de ganhos semanais

Então temos a seguinte situação: um aplicativo que é mais exigente na escolha de carros e motoristas e, por causa disso, tem uma oferta menor de carros, o que leva os passageiros a utilizarem menos o aplicativo, preferindo a Uber e a 99, o que diminui o número de chamadas na Cabify, o que, aliado a uma remuneração mais baixa, desestimula os motoristas a rodarem com esse aplicativo. Temos então um ciclo vicioso instalado.

Mais de um motorista já me contou que quase não roda com a Cabify porque consegue poucas corridas com ela.

As precariedades e limitações que mencionei acima se traduzem nos vários problemas que já tive com a empresa:

1. Aplicativo procura um carro por 5, às vezes 10 minutos, e não encontra nenhum.

2. Motorista aceita a corrida mas não vem me buscar, provavelmente porque apareceu uma corrida melhor em outro aplicativo. E não cancela a corrida porque não existe essa opção. Resta ao passageiro cancelar, mas dependendo do tempo que o motorista está se deslocando uma multa é cobrada.

3. A situação mais absurda pela qual passei com a Cabify foi na saída de um show, por volta de meia-noite. Um motorista que estava a 300 metros de mim aceitou a corrida mas não veio me buscar. Como também não atendeu o telefone nem respondeu às minhas mensagens, chamei um carro por outro aplicativo e fui embora sem cancelar a corrida. Mais de 24 horas depois o motorista apareceu no local, esperou por mim e, como eu não estava lá, cancelou a corrida e me cobrou uma multa!

Conforme já disse, todo mês o BB me dá 16 vouchers de desconto com validade de 30 dias. Volto todos os dias do trabalho com carro de aplicativo, então tenho 22 dias úteis todo mês para fazer 16 corridas com a Cabify e usar esses descontos. Parece fácil, mas por dois meses consecutivos não consegui usar todos os meus vouchers: ou a Cabify estava mais cara do que as demais (mesmo com o desconto) ou nenhum motorista aceitava minha corrida e acabei chamando um carro por outro aplicativo.

Diante de tudo isso, eu pergunto:

Para que serve a Cabify?

Um aplicativo de transporte que não oferece atrativos para os passageiros nem para os motoristas serve para quê?

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 15,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

O que vocês acham? Costumam usar a Cabify? Estão satisfeitos? Como é nas cidades de vocês?
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Jan 29, 2020 7:32 pm
Para nada. Já deletei o app há muito tempo. No Rio de Janeiro, acho que há mais carros do que em Brasília, mas é sempre a mais cara. Instalei o app novamente para usar em Buenos Aires, pois é legalizada - o Uber não é. Acabei preferindo usar o Uber mesmo, pois às vezes era metade do preço. Para mim, a Cabify se perdeu no caminho.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Jan 29, 2020 7:53 pm
Se a Cabify parar de atender Brasília acho que ninguém vai perceber.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jan 29, 2020 7:56 pm
Então o nome certo não seria Cabifu....?? rsrs

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qui Jan 30, 2020 9:22 am
Conversando com o motorista hoje ele disse que a Cabify paga por quilômetro o mesmo que a Uber paga na categoria Comfort. Ontem o motorista me disse que ela pagava menos da metade. Não sei em qual acreditar.

Mas ele me disse uma coisa que responde à pergunta do post: aqui em Brasília 80% das viagens da Cabify são corporativas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qui Jan 30, 2020 9:42 am
Acabei de receber por e-mail:

Nova Cabify, novas categorias. Saiba mais:
O que era bom, ficou ainda melhor! Lançamos novas categorias que vão deixar seu bolso ainda mais contente.

Agora no nosso app, você vai encontrar os seguintes nomes:

Economy: Todo conforto e segurança da Cabify, com preços muito abaixo do mercado.

Comfort: A melhor experiência com os motoristas mais bem avaliados, a segurança e qualidade da Cabify à disposição, com um preço justo e compatível com o mercado.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Fev 03, 2020 9:32 am
Com novos recursos, Cabify tenta ganhar o coração dos motoristas de app

https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/01/30/6-novidades-que-a-cabify-lancou-para-ganhar-o-coracao-dos-motoristas-de-app.amp.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Quero só ver se vai mudar alguma coisa.

Acabei de chamar um Cabify para ir ao trabalho. Um motorista próximo aceitou a corrida, 4 min para chegar. Depois de 4 min ele não havia nem saído do lugar. Liguei, tocou 2x e ele recusou a ligação. Cancelei a corrida. Chamei novamente, o sistema procurou carro por uns 2 minutos e nada. Desisti e chamei um Uber.

O pior é que situações como essa estão mais para regra do que para excessão.

JPSAL Mensagens: 778
Seg Fev 03, 2020 3:19 pm
Para mim serve para ir e voltar do aeroporto com aquele desconto do Visa.





Booking.com

Voltar para “Aplicativos para celular”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio