História de Orlando: Dos índios ao Harry Potter

Troca de informações gerais sobre a cidade.
FabioCalderon Mensagens: 3832
Qua Nov 09, 2011 10:59 am
História de Orlando: Dos índios ao Harry Potter

Até o ano de 1836, quando da chegada dos colonizadores europeus, Orlando era habitada por tribos indígenas, como os seminole. Reza a lenda que o nome Orlando vem de um soldado chamado Orlando Reeves, que morreu durante a Segunda Guerra Seminole. Mesmo após a ocupação pelos colonizadores e seus descendentes, Orlando permaneceu uma cidade de caráter rural durante bastante tempo.

A economia da então pequena cidade sofreu bastante durante a Guerra Civil Norte-Americana, em meados do Século XIX. Todavia, após o fim do conflito, Orlando viveu a chamada "Era Do Ouro", de 1875 a 1895, quando o município tornou-se um dos maiores produtores de laranja dos Estados Unidos.

Nas primeiras décadas do Século XX, Orlando, com seu clima subtropical, se torna um destino de férias de muitas famílias norte-americanas, mas uma onda de furacões e a Grande Depressão de 1929 mergulharam a cidade em uma nova crise. Durante a Segunda Guerra Mundial, Orlando serviu como uma base aérea, e muitos soldados acabaram formando família e se estabelecendo na cidade.

Orlando parecia destinada a ser um pacato município pantanoso no meio da Flórida. Até que, em 1965, Walt Disney anunciou seus planos para construir em uma grande área próxima a Orlando o maior complexo de diversão do mundo, que originariamente abrigaria, além do Magic Kingdom, a "Cidade do Futuro", que acabou transformando-se no Epcot. Walt Disney buscava uma região pouco habitada e com um bom clima, e comprou diversos terrenos na Flórida Central usando nomes de empresas fantasmas.

Walt Disney viria a falecer em 1966, 5 anos antes da inauguração do Magic Kingdom. Mas ele plantou a semente daquilo que viria a ser um paraíso voltado à diversão de viajantes de todas as partes do mundo! O Magic Kingdom, inaugurado em 1971, atraiu diversos turistas a Orlando, dando novo fôlego turístico à cidade.

Em 1973, foi a vez do SeaWorld abrir as portas, sendo o primeiro parque concorrente da Disney em Orlando. Em 1977, o Wet'n Wild é aberto, tornando-se o primeiro parque aquático da cidade.

A década de 80 assistiu ao boom no movimento turístico de Orlando. A inauguração do Epcot, em 1982, chamou ainda mais a atenção de todos para um lugar mágico, como nenhum outro no mundo. Em 1989, foi a vez do antigo Disney's MGM Studios, atual Disney's Hollywood Studios, abrir as portas. No mesmo ano, a Disney inaugura o parque aquático Typhoon Lagoon. E, em 1990, a concorrência se acirra com a inauguração da Universal Studios, parque dedicado ao mundo do cinema, construído com a consultoria de Steven Spielberg. Estavam formadas então as bases de Orlando tal e qual a conhecemos hoje: Um emaranhado de excelentes parques temáticos, cada qual com seus encantos e atrações.

Em 1994, com o Plano Real e a consequente paridade entre real e dólar, Orlando assiste à primeira invasão maciça de brasileiros. Que continua até 1999, com a crise do real.

Já em 1995 foi a vez do parque aquático Blizzard Beach ser inaugurado pela Disney.

No ano de 1998, a Disney inaugura seu quarto parque temático: Animal Kingdom! No ano seguinte, é a vez da Universal abrir seu segundo parque temático, o Islands of Adventure, repleto de atrações modernas e radicais.

O Século XXI começa com a inauguração do Discovery Cove, pertencente ao SeaWorld. E, em 2008, a mesma empresa abre o parque aquático Aquatica. Em 2010, a inauguração da ampla área dedicada ao personagem Harry Potter, no Islands of Adventure, volta a colocar Orlando no centro das atenções. E, para o ano de 2013, o Magic Kingdom, parque mais antigo da Disney, planeja a maior expansão de sua história!

Com os parques temáticos e as ótimas opções de compras, restaurantes e outros programas na cidade, Orlando tornou-se uma verdadeira meca do turismo. Hoje em dia, grande parte das atividades do município são voltadas à área turística, e a cidade assiste agora a mais uma invasão de brasileiros, animados com a valorização do real frente ao dólar e os baixos preços da cidade!

Orlando - A cidade mais divertida do mundo!

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

paulotze Mensagens: 199
Sex Fev 10, 2012 1:55 pm
Falta incluir LEGOLAND 2011 !!!

FabioCalderon Mensagens: 3832
Sex Fev 10, 2012 2:40 pm
Paulo, o Legoland, assim como o Busch Gardens, não está presente no relato, pois o post é sobre a história de Orlando/Lake Buena Vista. E o Legoland fica em Winter Haven, a cerca de 1 hora de Orlando.

Abraços!

Nishan Mensagens: 1627
Sex Fev 10, 2012 9:51 pm
Valeu pelo relato Fabio ! Sempre tive curiosidade de saber mais a respeito das origens da cidade e de como ela se tornou o que é.

Cada vez que mais que leio aqui (e em outros sites), viajo e passeio por Orlando, mais fico admirado como de uma área de pântanos (que é esta região da Florida) tenha se tornado a máquina de se fazer dinheiro que é. Os americanos conseguiram fazer no meio do nada um dos principais centros turísticos do planeta que recebe turistas do mundo todo ao longo do ano. E o grande detalhe é que tudo foi construído, montado, criado. Quase nada por lá "veio da natureza" ou são as tais "belezas naturais". Nada disso !

Ao mesmo tempo que fico admirado com o que Orlando é, fico muito entristecido com o que o Brasil é para o turismo. É inacreditável que este país, com o potencial natural que tem, explore tão mal e o turismo. Os preços são altos, a infra-estrutura precária e isso já vem de décadas. Enquanto vemos locais que tiveram que partir do zero e hoje são potências neste mercado, aqui continuamos a viver aquele mesmo marasmo. Nada muda, ninguém procura se aprimorar e vida que segue.

FabioCalderon Mensagens: 3832
Dom Fev 12, 2012 1:08 am
Obrigado, Nishan!

A história de Orlando é bem interessante! É como se a cidade tivesse nascido pobre, sem futuro, e de repente alcançasse o estrelato! E, se pararmos para analisar melhor, veremos que os americanos são mestres em transformar lugares no meio do nada em verdadeiros oásis turísticos. Um exemplo clássico é Las Vegas, no meio do deserto de Nevada, em um lugar totalmente inóspito. É impressionante a visão empreendedora dos americanos, de valorizarem qualquer pedaço de terra e transformá-lo em uma máquina de fazer dinheiro!

A verdade é que o turismo não é subvalorizado nos EUA, como acontece no Brasil. Quantas vezes vc viu algum candidato a presidente falar sobre a impôrtância do turismo para o país, por exemplo? Nosso potencial é praticamente ignorado. Agora, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tem se falado um pouco mais sobre a importância do turismo para o crescimento do país, mas ainda assim, estamos muito atrás das principais potências do turismo. Até a Argentina fica à frente do Brasil neste quesito. É uma pena mesmo, pois não há país mais complexo e bonito que o Brasil. Eu, quando criança, viajei muito para dentro do país, e foram viagens muito enriquecedoras. Fico com pena ao ver que hoje em dia, viajar para dentro do país tenha virado sinônimo de stress e decepção. Agora, com a facilidade cada vez maior de viajar para o exterior, o Brasil corre o risco de ser ignorado pelos próprios brasileiros, e ver toda sua beleza natural e suas ricas paisagens perderem cada vez mais espaço para o Castelo da Cinderela.





Booking.com

Voltar para “Informações gerais sobre Orlando”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio