Táxi no Rio de Janeiro

Troca de informação sobre meios de transporte no Rio de Janeiro.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19851 Administrador
Seg Dez 26, 2011 3:10 pm
Imagem

O táxi é o meio de transporte mais fácil e confortável do Rio de Janeiro. É enorme a quantidade de táxis nas ruas, principalmente na Zona Sul. Não é tão barato andar de táxi, mas ganha-se tempo e evita-se o alto preço cobrado pelos estacionamentos.

O Rio de Janeiro é uma cidade onde é preciso tomar alguns cuidados. Vamos lhe dar dicas e informações.

- O táxi mais comum é o amarelo. É chamado de táxi comum e funciona no taxímetro.
- Há táxis especiais, principalmente nos aeroportos. Cobram preços fixos e não usam o taxímetro.
- O táxi amarelo não pode operar sem o taxímetro ligado.

Imagem

O golpe mais comum aplicado por taxistas com turistas é tentar fechar um valor X antes de sair. Esse procedimento é usado principalmente em aeroportos e locais turísticos. Também é um procedimento comum à noite, quando há menos táxis nas ruas. Só aceite em dias especiais, como Natal e Réveillon. Nessas datas a maioria dos taxistas não trabalha, então como a quantidade fica reduzida não há como fugir dos altos preços.

Há táxis que cooperativas, que são os mais confiáveis, e táxis independentes, que geralmente não os menos confiáveis. Por que dizemos isso? Quando há uma cooperativa por trás você tem onde reclamar e sabe de onde o táxi é. Não é 100% confiável este método, porém é o mais indicado.

Você pode pegar táxis de cooperativas nas ruas ou nos pontos próprios. Muitas cooperativas operam com central, então você liga para o número, informa onde está e eles localizam o táxi mais próximo para lhe atender. É um método seguro e confiável, que usamos e recomendamos.

E como sabe se um táxi pertence a alguma cooperativa? Simples, leva na lateral, escrito em branco. Veja as fotos abaixo que você entenderá melhor.

Imagem

Imagem

Quando precisamos, usamos a JB Táxi. Anote o número da central: (21) 2178-4000.

Exemplo de táxi que não é de cooperativa.
Imagem

Outra dica que damos, ao precisar de um táxi na rua, é escolhê-lo pelo modelo. Carros antigos normalmente não pertencem a cooperativas e indicam que o motorista não se atualiza há algum tempo. Exemplo de carros antigos: Santana, Versailles, Gol e Corsa.

Imagem

Alguns motoristas da cidade estão usando táxis com insufilm no carro. Isto é potencialmente perigoso, pois não há como ninguém ver o que está acontecendo lá dentro. Caso você esteja em perigo, ninguém saberá.

Imagem

Mais algumas informações:

- Em dias de chuva é muito mais difícil conseguir táxis, então esteja preparado para esperar.
- Muitos taxistas cobram um valor X por bagagem.
- Na imensa maioria dos táxis não é permitido fumar.
- Em alguns casos, quando a tarifa aumenta e o taxímetro não foi atualizado, deve haver uma tabela com os novos valores.
- A maioria dos táxis não aceitam cartões de crédito.
- Caso você só tenha notas altas, de R$50,00 e R$100,00, avise antes de entrar no táxi. Alguns motoristas não têm troco para corridas de baixo valor.

Esses são os preços cobrados:

- Bandeirada (valor mínimo) R$5,20.
- Quilômetro rodado Tarifa I R$2,05. Das 6:00 às 21:00, nos dias úteis (segunda-feira a sábado).
- Quilômetro rodado Tarifa II R$2,46. Praticada no período noturno de segunda-feira a sábado, das 21:00 às 6:00, nos domingos e feriados, sem discriminação horária, e nas subidas íngremes, sem discriminação horária.
- Hora parada ou de espera R$25,83.
- Volume com dimensões de 60 centímetros por 30 centímetros R$2,05 (desde que a bagagem seja manuseada pelo motorista).

Tomando esses cuidados a chances de você ter algum problema são consideravelmente menores.

Boa viagem!

E você, já andou de táxi no Rio de Janeiro? Teve algum problema? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Wilianbc Mensagens: 2075
Seg Dez 26, 2011 4:51 pm
Fiquei impressionado com a quantidade de táxis no Rio de Janeiro. Na minha primeira estada do ano fiquei na Zona Sul, a qualidade dos táxis e o atendimento são superiores. Já na segunda oportunidade fiquei na Barra da Tijuca, lá os taxistas que me atenderam estavam mais cansados e o humor não era dos melhores.

Como eles são tantos fica muita fácil escolher um carro mais novo. O preço em todos eles era tabelado, coisa que eu não encontrava em 2007.

Att.

jvinicius Mensagens: 507
Qua Dez 28, 2011 8:54 am
Em dezembro o pessoal na cobra bandeira 2 o tempo todo? Eles falam que é o décimo-terceiro.

O preço do táxi no Rio comparado a São Paulo é muito baixo... Aqui a hora parada é uns R$ 28,00 e o KM rodado na faixa de R$ 2,50-2,80.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Dez 28, 2011 11:36 am
Sim, cobram mesmo bandeira 2 o mês todo. Não sei se é oficial, mas fazem isso desde sempre.

Camilo Mensagens: 294
Qua Dez 28, 2011 10:58 pm
Tem várias capitais ¨turisticas¨ que cobram bandeira 2 o mês de dezembro inteiro. Acho um absurdo, porém a maioria é regulamentada por alguma lei municipal. Isso ocorreu comigo em visita a Salvador-BA e lembro que procurei e achei a lei municipal.

Está cada vez ¨mais barato¨ viajar para fora do Brasil do que aqui dentro.
¨Lá fora¨ o turista encontra meios de transporte baratos eficientes, hotéis e alimentação a preços competitivos, aluguéis de carros com bons preços..... Enquanto aqui está virando exploração turistica...

Só uma dúvida:
¨... Tarifa II R$1,68. Praticada ... e nas subidas íngremes,... ¨. E nas descidas tem algum desconto?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Qua Dez 28, 2011 11:14 pm
Essa da subida eu também desconhecia. Aprendi ao pesquisar para o texto.

viajante Mensagens: 1090
Qui Dez 29, 2011 12:41 am
Boas dicas!!! Nunca tive problemas com táxis na cidade, mas é sempre bom ficar ligado!!!

BrunaSC Mensagens: 29
Seg Fev 13, 2012 10:50 am
Já tive uma experiência que se tornou cômica, mas que na hora parecia bem trágica! :shock:
No ano passado quando eu, meu namorado e um casal de amigos fomos ao Rio passar um feriado resolvemos ir num musical no Shopping Leblon. Quando saimos pegamos um taxi na porta. Nós estávamos em Copacabana e apesar de não conhecer bem o Rio sabíamos a direção em que tinhamos vindo. Bom, ao entrar no taxi o motorista foi pro lado totamente contrário, foi andando e nós percebendo que tinha algo errado, quando ele começou a falar vimos que estava bêbado e ele falou..."nossa peguei o taxi de um amigo pq to desempregado, mas acho que não to sabendo o caminho". :oops:
Resumindo, quando vimos ele estava perto da Floresta da Tijuca (acho q é isso, a que fica perto do Projac), pensamos que era golpe p nos assaltar, então quando passamos perto de uma guarita de um prédio pulamos do taxi desesperados....kakakakaka
No fim deu tudo certo, e só ficou mais uma história pra contar :lol:

Aproveitando...vou pedir umas dicas pra vcs!!!
Estou indo essa semana pro Carnaval no Rio, mas por mais estranho que pareça queria programas que fujam da grande muvuca, pra alternar entre badalação e tranquilidade (se for possível). Algo como bons restaurantes, bons lugares pra conhecer, quam sabe pra comprar...rs!!!
Vou ficar em Copacabana, e sei que quero voltar no Da Silva, um restaurante maravilhoso que conheci da última vez que fui.
Boa semana

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Seg Fev 13, 2012 11:22 am
Programas que fujam da muvuca é difícil diante da quantidade enorme de blocos. Parque Lage, Jardim Botânico e as praias mais afastadas são algumas das opções. Mas nesta época nada fica calmo na cidade.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41747
Seg Fev 13, 2012 12:01 pm
Só não vamos continuar esse assunto aqui para não confundir os assuntos.





Booking.com

Voltar para “Como se locomover no Rio de Janeiro”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio