10 comidas típicas do Equador que você precisa experimentar

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qui Jun 06, 2019 11:40 am
Imagem

Em viagens, ter experiências locais é essencial para verdadeiramente entrar em contato com a cultura do destino visitado. Uma das formas mais fáceis e gostosas de ter este contato é a partir da gastronomia. A culinária é um fenômeno cultural que conta, a partir das receitas, a história e hereditariedade daquele local. No Equador, os pratos são cheios de hereditariedade, com muito milho, batata, abacate e diferentes proteínas animais. Selecionamos 10 comidas típicas que você precisa provar ao explorar este destino surpreendente.

Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre Quito, no Equador

Confira:

1) Cuy

O famoso porquinho da índia assado. Sim, isso mesmo: se aqui no Brasil, o porquinho é um bicho de estimação, lá, ele é criado em granjas especialmente para alimentação humana. Aqui, vale ressaltar que não cabe a nós julgarmos culturas diferentes. O roedor é um importante elemento da alimentação andina. É muito comum ver o cuy em barraquinhas perto dos pontos turísticos mais famosos, como se fosse o nosso churrasquinho no espeto. A maior dificuldade para os turistas conseguirem comer o cuy é o fato do bicho ser grelhado inteiro, e, portanto, servido no formato exato do roedor, com as patinhas e tudo. Você encararia?

2) Empanadas

No Equador, as opções de empanadas são diversas: de morocho, de verde, de viento e muito mais. Todos estes são os famosos pastéis que já conhecemos, mas com massas variadas. A empanada de verde, por exemplo, é feita a partir de banana da terra e com recheio de queijo. Diferente das chilenas e argentinas que colocam todo o foco no recheio, no Equador, as massas diferentes que são a estrela das empanadas.

3) Locro de papas

No clima ameno do Equador, a sopa conhecida como locro de papas cai muitíssimo bem. A receita mistura dois dos ingredientes encontrados com mais fartura no país: milho e batata. Finalizada com abacate e queijo, a sopa tem aquele gostinho de comida de vó e é perfeita para os dias mais frios, simples e deliciosa.

4) Encebollado de pescado

Quem disse que sopa não é refeição? Mais uma para a lista de comidas típicas imperdíveis no Equador. Dessa vez, a mistura é peixe, mandioca e cebola crua. Definitivamente, uma combinação mais diferente do que a locro de papas, para quem deseja explorar sabores menos óbvios. O ensopado é mais popular nas áreas costeiras do país.

5) Caldo de galinha crioula

A canja de galinha do Equador. A diferença é o uso da galinha crioula, a mais comum no país. O caldo é engrossado com mandioca e temperado com cominho. Geralmente servida com ovos, abacate e ervilhas, é uma refeição muito nutritiva e com sabores que já estamos familiarizados.

Leia também: Qual moeda levar para Quito?

6) Corvina frita

Assim como os caldos, as frituras também estão muito presentes na culinária equatoriana, principalmente quando o assunto é preparo de frutos do mar. É muito comum encontrar peixes inteiros fritos, e entre eles, a corvina é o mais popular. No mercado público de Quito, corvina frita é um dos pratos que mais saem. O peixe acompanha molho vermelho de camarões, batatas e salada.

7) Yahuarlocro

Assim como porquinho da índia assado, as barraquinhas de comida espalhadas pela cidade também oferecem o yahuarlocro. Trata-se de uma mistura de miúdos, geralmente descartados pela parcela mais privilegiada da população. O yahuarlocro foi criado exatamente em épocas de vacas magras, com o intuito de otimizar a alimentação dos mais pobres - assim como nossa feijoada. Hoje, come-se rins, fígados e pulmões de forma muito comum.

8) Fritada

Um dos pratos mais populares do Equador. É feito com carne de porco cortada em pedaços, frita na sua própria gordura e temperada com diversos condimentos. A carne pode ser pesada e gordurosa para alguns paladares, definitivamente não é algo para se comer todo dia, mas é muito gostosa.

9) Hornado

Mais um assado típico para a lista; dessa vez, de porco. É uma opção bem menos pesada e gordurosa que a fritada. Normalmente acompanha bananas, abacate, salada e molhos. O hornado é um ótimo prato para quem quer aproveitar a carne de porco de forma um pouco mais leve.

10) Espumilla

Ao andar pelas ruas de Quito, você verá muitos equatorianos vendendo um doce branco ou rosado que é levado na cabeça e geralmente sem proteção de plásticos. A sobremesa nada higiênica se chama espumilla e é um meio termo entre um sorvete e um merengue. Para quem tem certo nojinho da versão raiz da espumilla, também pode encontrar o doce em restaurantes, geralmente acompanhando frutas.

Leia também: 10 atrações para você conhecer na sua viagem a Quito

Como ir para o Equador

A melhor rota, e a única direta saindo do Brasil, é com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes para Quito. O voo direto decola aos domingos, terças e quintas e retorna às segundas, quartas e sextas, sempre com duração de 6 horas. Você pode voar na Classe Econômica ou na Premium Economy do Boeing 737 MAX 8 e no serviço de bordo é oferecida uma refeição quente e um lanche, gratuitamente, além de bebidas. Os passageiros também recebem travesseiro e cobertor, além de terem acesso ao entretenimento de bordo, o GOL online. Espere encontrar passagens aéreas a partir de R$ 1.500,00, com parcelamento em até 5 vezes sem juros.

Leia também: Como é voar na Premium Economy da GOL Linhas Aéreas para Quito no Boeing 737 MAX 8

Boa viagem!

E você, conhece o Equador? Já provou alguma dessas comidas típicas? Gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

manucaldas Mensagens: 1403
Qui Jun 06, 2019 1:36 pm
Eu geralmente encaro qualquer coisa, mas esse porquinho da índia eu não conseguiria de jeito algum..

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jun 06, 2019 6:06 pm
Idem, @manucaldas. Não tive coragem de comer o cuy.

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Jun 10, 2019 9:30 pm
Adoro conhecer a gastronomia local. Mas confesso que tem vários pratos meio exóticos e que eu não comeria. Esse da foto principalmente heheh

Adriana Mensagens: 2231
Seg Jun 17, 2019 7:15 am
:shock: Acho que comigo também não iria rolar o porquinho da índia, ainda mais vendo a foto.





Booking.com

Voltar para “Equador”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio