Dicas de como dirigir sob neblina

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Jan 01, 2013 10:27 am
Imagem

A neblina é uma das piores situações para um motorista dirigir, principalmente ao estar com um carro alugado, em um lugar desconhecido. Atenção redobrada e muito cuidado é essencial para não haver um acidente.

Leia também: Parcelamento no aluguel de carro | Em quantas vezes cada locadora parcela

Abaixo separamos algumas dicas importantes:

- Diminua sensivelmente a velocidade. Se houver um caminhão ou ônibus na sua frente, mantenha distância e vá atrás, pois eles têm mais visibilidade e normalmente conhecem o trajeto.

- Acenda o farol baixo.

- Não ligue o farol alto, pois ele irá dificultar a visibilidade. A luz bate nos flocos de água e a neblina se transforma em uma parede branca.

- Se guie pelas faixas da pista. Não adianta tentar olhar para frente.

- Não pare no acostamento, não é seguro. Procure um posto de gasolina ou algum local afastado da pista.

- Mantenha sempre uma distância de segurança do carro à frente.

- Ligue a palheta limpador de para-brisa, pois a neblina possui gotas d'água.

- Ligue o sistema de desembaçador do vidro da frente.

- Ligue o sistema de ventilação interno.

Leia também: Viagem de carro com cachorro: 5 dicas para um trajeto tranquilo e seguro

Essa é uma situação complicada, principalmente se você não estiver familiarizado com o carro que está dirigindo. É melhor parar e perder tempo do que se arriscar. A sua segurança é fundamental.

Planeje sua viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Dirija com segurança e boa viagem!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jan 01, 2013 2:48 pm
Só uma curiosidade se alguém puder me esclarecer...
Aqueles faróis amarelos, que são chamados de farol de neblina... Alguém já usou ??? Realmente melhora a visibilidade ???
Estou perguntando porque meu carro veio com farol de milha, que para mim não serve muito e estava querendo trocar por farol de neblina, pois vou sempre para Nogueira, Itaipava e Teresópolis e as vezes pego neblina... aí, tem uns encostamentos bem largos, com recuo de +- 15 metros.. fico ali esperando passar um ônibus intermunicipal.. e vou atrás dele, pois conhecem bem a estrada...

GJulio Mensagens: 243
Ter Jan 01, 2013 7:13 pm
Os faróis que vem nos carros ou como acessórios normalmente são faróis de neblina (aqueles faróis pequenos, no parachoque ou embaixo dele). As pessoas costumam chama-los erroneamente de faróis de milha, mas eles são de neblina. Farol de milha é aquele farolete que fica no alto do carro, normalmente usado em caminhonetes grandes e caminhões, tem por função iluminar longas distâncias.
O farol de milha seria uma péssima opção para um dia de neblina. Já o farol de neblina (que erroneamente chamam de farol de milha), se bem ajustado, cumpre bem a função, assim como o farol baixo. Nesses casos os faróis acabam servindo mais para você ser visto do que para ver propriamente.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jan 01, 2013 7:47 pm
O farol que tem no meu carro fica na parte de baixo do parachoque... só que ele não é amarelo e, eu pensei que os farois de neblina fossem amarelos...
Enfim... farol de neblina é amarelo ou branco ???
Farol de neblina ajuda alguma coisa ???

GJulio Mensagens: 243
Ter Jan 01, 2013 7:54 pm
Farol de neblina ajuda. Só não pode estar mal regulado e apontando para cima, pois ofusca os demais condutores.
A cor da lâmpada não importa, seja amarela ou branca, normal, LED ou xenon, desde que tenha quantidade adequada de lumens e o farol esteja bem regulado ;)

Renatopami Mensagens: 361
Ter Jan 01, 2013 10:14 pm
A função do farol de neblina,até pela sua localização(abaixo do pára choque),é iluminar mais o chão,facilitando a visualização das faixas por ex.....e eles iluminam mais lateralmente também....

Patricia Mensagens: 2384
Ter Set 22, 2015 5:10 pm
Me guiar pelas faixas da pista, seria muito bom, o problema é quando essa faixas não existem mais... tenso... me lembro um forte neblina que peguei na serra voltando de Friburgo (Rio) e tivemos que esperar um ônibus passar para continuar e viagem atrás dele.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
manucaldas Mensagens: 1403
Ter Jul 07, 2020 3:04 pm
É tenso mesmo. Toda atenção é pouco.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio