Dicas para você evitar o Jet Lag em longas viagens

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Sáb Abr 13, 2013 3:34 am
Imagem

O Jet Lag é conhecido como descompensação horária. É uma fadiga de viagem que causa alterações no ciclo biológico do corpo humano. Quem realiza longas viagens de avião acaba quase sempre sofrendo deste problema.

Quanto maior a mudança de fuso horário, maior poderá ser a sensação do Jet Lag. Quando acontece na ida é mais problemático do que na volta. Na ida você chega ao destino e quer aproveitar ao máximo, mas o Jet Lag atrapalha. Na volta, quando não é necessário voltar imediatamente ao trabalho, a sensação é bem menos sentida.

O seu relógio biológico não funciona de acordo com o horário do destino. A rapidez com que seu corpo entra no ritmo normal dependerá de pessoa para pessoa. Em alguns casos pode levar dias. Alguns dizem que para cada hora a mais/menos de fuso horário é necessário um dia para o organismo se acostumar. Sendo assim, dependendo da duração da viagem, você pode sofrer de Jet Leg durante toda a duração da sua viagem.

Normalmente o Jet Leg é sentido mesmo que você viaje na Primeira Classe ou Classe Executiva, onde o conforto é total.

Leia também: 10 dicas para a sua primeira viagem internacional

Anote as dicas:

- Você pode tentar se habituar ao horário do seu destino dias antes do embarque. Assim, chegará lá no ritmo local. É complicado realizar isso, mas é uma opção.
- Ao chegar ao destino evite dormir se ainda não for a hora.
- Beba muita água.
- Tenha uma alimentação completa e saudável.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Use calmantes ou sedativos sob prescrição médica.
- Não fique no quarto do hotel. A luz solar ajuda seu corpo a entender o novo horário.

Não há uma fórmula secreta ou um remédio que acabe com o Jet Lag. Lembre-se que cada corpo é um corpo e o que funciona com um pode não funcionar com o outro.

Leia também: 5 acessórios de smartphone úteis para você usar na sua viagem

Planeje sua viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.

E você, já sofreu de Jet Lag? Tem dicas para evitá-lo? Quais são? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Abr 13, 2013 9:58 am
Acho que a melhor maneira de evitar o Jet Lag é procurar dormir o máximo possível no avião. Nem sempre é fácil e para quem está na econômica é pior ainda, mas essa é a recomendação médica.

Eu sinto muito mais na volta que na ida. Durante a viagem estou emplogado e dormir torna-se secundário, mas quando retorno à minha rotina levo uns 3 dias para me recuperar de uma viagem à Califórnia. Quando estamos em horário de verão e eles não, a coisa é ainda pior porque a diferença de fuso chega a 6 horas.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Sáb Abr 13, 2013 10:26 am
Fábio é que dizem que a volta é mais difícil quando vc vem do oeste. Por isso vc sente mais quando VOLTA da Califórnia.

Quando vc viaja para o leste europeu por exemplo, normalmente se sente mais na ida.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Abr 13, 2013 10:29 am
Faz sentido, porque quando no dia seguinte me levanto às 9:00 meu corpo pensa que ainda são 3:00 da madrugada.

Avatar do usuário
EduBC Mensagens: 155
Sáb Abr 13, 2013 2:40 pm
Já fui para China no sentido oeste/leste (via JNB). Quase não senti o Jet Lag pois fui em voos noturnos e dormi bastante, tanto na ida como na volta me adaptei bem.
Esse ano vou ter de voltar mas acho que vai ser bem pior. Estou vendo voos com milhagem na ida vou pela Europa é tranquilo pois vou pegar voos noturnos e ainda vou fazer um pernoite em Paris então dá pra acostumar bem. Mas na volta quero passar nos EUA, vou pegar um vôo de Hong Kong para NY que sai as 18:40 e chega as 22:30 horário local de NY. São 16 horas de vôo. Vou acordar, passar o dia em Hong Kong pegar o vôo dormir bastante e quando eu acordar, serão 22:30 em NY hora de dormir, acho que dessa não vou escapar do Jet Lag, vai ser difícil meu corpo entender.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Abr 13, 2013 2:45 pm
O pior Jet Lag que senti foi na viagem para Dubai, mesmo tendo dormido bem no avião. Fiquei 9 dias lá sentindo ele.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Abr 13, 2013 2:59 pm
N primeira vez que fui a Paris eu não dormi. Não sei se foi Jet Lag ou excitação. Passei a madrugada na janela do quarto bebendo vinho e olhando para a cidade. :lol:
Na ida nunca sinto, seja Los Angeles ou Moscou.
Mas na volta .....

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Sáb Abr 13, 2013 3:03 pm
Ebcardoso, no caso da China tanto faz o sentido, pois é praticamente do lado oposto. Não é o sentido que se viaja que dá diferença, é o que o Fábio falou.

Quando vamos para o oeste, ficamos com sono mais cedo e tbm acordamos mais cedo, bom para quem esta a turismo ou trabalho, vc acorda cedo e se precisar força um pouco para dormir mais tarde, uma vez que mesmo em turismo por ter um dia bem atribulado não se faz grandes nights.

E quando se viaja para o leste, se acorda de madrugada em relação ao horário habitual e acaba se dormindo muito tarde do horário novo, pois fica difícil do sono chegar.

E quando se retorna ocorre o oposto, pois se esta habituado já ao horário novo, então passa a valer a mesma regra só que partindo do novo local.

Avatar do usuário
rodrigocesar Mensagens: 884
Sáb Abr 13, 2013 3:07 pm
Para mim o pior sempre é quando volto da Califórnia, para acordar pra trabalhar é um inferno! KKk

Avatar do usuário
EduBC Mensagens: 155
Sáb Abr 13, 2013 3:16 pm
rodrigocesar...eu discordo pelo seguinte. Um vôo da China/Japão para a Europa por exemplo sai a noite desses paises e chegam na Europa quando pela manhã quando é dia apesar da diferença de fuso seu corpo se acostuma mais fácil pois vc sai a noite "dorme" no voo e quando chega está dia, é mais fácil se adaptar.
Mas quando o vôo é da China/Japão para os EUA você sai e chega praticamente no mesmo horário, veja vôos de NRT para LAX por exemplo que saem em um horário e chegam em LAX antes do que sairam por causa da Linha Internacional da Data, isso como falei não tem corpo que aguente, vc sai em um horário viaja 12 horas e chega no mesmo horário, é muito doido.

Então na minha opinião viajar para esses locais é sempre melhor ir pela Europa, Oriente Médio ou África, pois julgo a adaptação ser mais fácil, que troca-se o dia pela noite com certeza em qualquer caminho, mas o jeito mais fácil de se adaptar é por esse caminho, voltar pelos EUA acho pior, mas no caso da minha próxima viagem vai ser inevitável.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio