Dicas para você comprar azeites no exterior

Troca de dicas em geral sobre viagem.
marcodias Mensagens: 189
Sex Jul 26, 2013 11:44 pm
Fabio escreveu:Marco, eu já li que muito azeite vendido como "italiano" na verdade é importado pela Itália a granel de lugares com menos prestígio como Tunísia e Turquia, engarrafados na Itália e vendidos como italianos. E que por isso é preciso estar muito atento ao produtor. Saber se é idôneo.

Procede isso ?
Fabio, acho que aqui esta sua resposta
Produzido ou embalado em Itália?

Independentemente da forma de produção, quando se fala em azeite italiano é obrigatório fazer-se a distinção. Existe vinho produzido em Itália e existe vinho embalado em Itália. A diferença é grande. O primeiro diz respeito a azeite engarrafado em Itália e produzido exclusivamente com azeitonas italianas. O seu sabor e qualidade podem diferir mediante o ano. Já o azeite embalado em Itália refere-se ao que, sendo engarrafado nesse país, abrange uma mistura de óleo de azeitonas de qualidade, seleccionadas de zonas de produção diversas. As mais importantes serão Espanha, Itália, Grécia, Turquia e Tunísia. Esta produção tende a dar origem a um azeite mais apreciado, uma vez que o sabor não é tão forte e a sua qualidade é constante ao longo dos anos.

Para garantir que o consumidor está informado destas diferenças, desde Janeiro de 2008 que a lei italiana obriga os produtores de azeite virgem e virgem-extra a incluir rótulos que indiquem onde as azeitonas foram colhidas e prensadas.

site: http://www.enovitis.com/news.aspx?menuid=66&eid=4940" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sex Jul 26, 2013 11:52 pm
Ou seja, procede. Temos que ficar de olho no rótulo !

GJulio Mensagens: 243
Ter Jul 30, 2013 7:17 pm
Essa história do produzido / envasado vale inclusive para o Brasil. Algumas marcas importam azeites de países tradicionais, mas os envasam por aqui. E no processo de envasamento por vezes ocorrem "batismos" que alteram a qualidade do produto final. Portanto é razoável comprar azeites importados de fora e envasados lá fora mesmo.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Jul 30, 2013 10:06 pm
Eu só uso azeite português.... já usei o italiano e o espanhol e continuo preferindo o português....
O espanhol, depois que teve aquela falsificação, há muitos anos atrás, e que matou um monte de pessoas, eu nunca mais utilizei...

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Ago 24, 2013 2:57 pm
Comprei um aqui em Portugal, na cidade de Fátima. Será que é bom?

Imagem

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Ago 24, 2013 3:03 pm
Na última vez trouxe 5 litros daqueles feitos no fundo de quintal, sem industrialização.

Caso consiga algum desses recomendado por alguém, não deixe de trazer. Não se arrependerá.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Ago 24, 2013 3:05 pm
Eu não estou levando nem vinhos por falta de espaço. Precisaria de duas malas para trazer tudo que gostaria.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Sáb Ago 24, 2013 3:07 pm
Uai!

A franquia não é de pelo menos 64kg por pessoa?
Compre outra mala.

Viemos com 6 malas e 128kg... ;)

O azeite em embalagem plástica para não pesar muito.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Ago 24, 2013 3:08 pm
Sim, mas estou viajando light :)

No aeroporto compro alguns e está bom.

marcodias Mensagens: 189
Seg Ago 26, 2013 6:22 pm
Extra virgem, acidez baixa, deve ser bom. Eu pelo menos gosto do gosto característico dos azeites portugueses. Use na finalização dos pratos e prove o sabor!

Se eu fosse a Portugal com certeza faria que nem o rabugento e voltaria com a mala cheia de azeites :D





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Anúncio