Como se comportar dentro de um avião

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Seg Ago 19, 2013 6:05 pm
Imagem

Ao entrarmos no avião a viagem literalmente começa. A vontade é que as horas passem rápido para que rapidamente cheguemos ao destino. Sabemos que voos de média e longa distância são cansativos e muitas pessoas ficam de mau humor, mas é preciso saber como se comportar lá dentro. Mesmo em voos de curta duração é importante evitar incomodar o passageiro ao seu lado.

O comportamento deve ser o mesmo, independentemente da classe de serviço. Passageiros da Primeira Classe têm as mesmas obrigações do passageiro da Classe Executiva ou Classe Econômica. Algumas atitudes não são permitidas, então é importante que você siga as regras para evitar problemas. Em casos extremos você pode até ser retirado de dentro da aeronave.

Leia também: 100 dúvidas que você já teve ou vai ter ao viajar de avião

O que é proibido?

- Fumar dentro do avião, inclusive no banheiro.
- Ficar andando pela aeronave enquanto o avião estiver taxiando.
- Deixar a mesa aberta no pouso ou decolagem.
- Deixar o assento reclinado no pouso ou decolagem.
- Estar sem o cinto de segurança quando o painel mostra que é necessário colocá-lo.
- Trocar de lugar antes da porta estar fechada (e até depois, em alguns casos).

O que não fazer dentro de um avião?

- Não falar alto.
- Não insistir em conversar se o passageiro ao lado não mostrar interesse.
- Não deixar crianças ficarem correndo e brincando pelo avião.
- Não beber demais, para evitar alterações.
- Comer com educação, como se estivesse em um restaurante.
- Não abrir a janela em voos diurnos quando os passageiros ao redor estiverem dormindo.
- Não segurar no assento na frente ao levantar e sentar no seu assento.
- Não chutar o assento da frente.
- Não sente na janela se você pretende levar muitas vezes durante o voo.
- Não chame o comissário de bordo sem necessidade.
- Evite tirar o sapato de você tem chulé.
- Use os banheiros apenas da sua classe de serviço.
- Aceite negativas como resposta. Você não pode fazer o que desejar.
- Siga sempre as orientações dos comissários de bordo.

Leia também: Onde é mais barato comprar uma passagem aérea?

Muitas dicas acima podem parecer básicas, entretanto já vimos acontecerem em diversas ocasiões. Já vimos, inclusive, passageiros sendo retirados de dentro do avião por estarem bêbados.

O avião é um meio de transporte seguro e não é necessário se desesperar em caso de turbulências. Não há necessidade de pânico. Assim como você tem uma etiqueta a seguir ao ir a um importante almoço de negócios, também deve seguir uma etiqueta ao viajar de avião. Educação e bom senso não fazem mal a ninguém.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

E você, já presenciou falta de educação dentro do avião? O que ocorreu? E como foi resolvido? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Seg Ago 19, 2013 7:43 pm
Também é recomendado não beber muito ANTES de entrar no avião.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Ago 19, 2013 8:25 pm
Bêbado sem noção em avião é de matar.

Uma vez um idiota assim passou a mão nas nádegas de uma aeromoça e foi o suficiente para o comandante voltar com o avião e provocar um atraso de várias horas.

Na outra quem provocou o atraso fui eu quando uma bêbada se encastelou na minha poltrona, ao lado da minha sobrinha de 10 anos na época e eu fui comunicar à chefe de cabine da Air France que só me sentaria se fosse ao lado da minha sobrinha. E que enquanto eu não me sentasse o aviao não podia decolar. Levaram uns 30 minutos para arrancar a bêbada de lá :lol:

leocabral Mensagens: 423
Seg Ago 19, 2013 9:38 pm
Só não concordo com não tirar os sapatos rsrs, acho q deveria ser utilizar meias novas ou levar um pacote meia para usar no avião rsrs

e só reforçando, acho muito chato quando está todas as janelas fechadas e alguém resolve abrir somente uma janela rsrs

E falar alto nem se comenta...

Naomikawa Mensagens: 33
Seg Ago 19, 2013 9:52 pm
Tb concordo com tudo menos a questão de tirar o sapato. Não costumo ter chulé, mas ficar mais de 10 horas com sapato não há desodorante que dê jeito (imagina a vergonha na hora de passar na segurança? :oops: )

Outra sugestão que eu tenho é não reclinar a poltrona na hora das refeições. Em aviões muito apertados fica quase impossível comer direito se a pessoa da frente estiver reclinada. Eu pelo menos sempre volto à posição normal nessas horas.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Ago 19, 2013 10:17 pm
Por mais grosseria que a pessoa ao lado, na frente ou atrás de mim esteja fazendo.. eu fico na minha... porque não tem coisa mais desagradável do que começar uma briga dentro de um avião...
Mas.. claro... ninguém ultrapassou o limite do aceitável e nem sentaram na minha cadeira, o que eu acho uma falta grave.
Se a pessoa pedir educadamente, eu até permito que sente na minha cadeira, ou quando eu viajo sozinho, vejo pessoas conhecidas separadas pela minha cadeira e aí, pergunto se não querem trocar para ficarem lado a lado...
O que é pedido, solicitado, é uma coisa que se pode atender na boa...
Só não cedo o lugar se eu tiver com minha família.. aí, eu perco tempo marcando o assento na internet, justamente para ficar junto dentro do avião.... não tem conversa....

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Ter Ago 20, 2013 2:48 am
Falar alto é inaceitável... principalmente em voo noturno.

Tirar o sapato considero desagradável. Precisamos entender que não podemos agir dentro do avião, como se estivéssemos em casa. Alguns não se incomodam, outros sim... então precisamos respeitar e ter bom senso. Eu NUNCA tiro o sapato no avião... nem mesmo em voos longos.

Choro continuo de criança também atormenta qualquer um. Eu sei que na maioria das vezes a criança não tem culpa, então cabe aos pais terem o controle da situação. Na volta de minha ultima viajem aos EUA (MIA-GIG), tinha duas crianças da mesma família que não paravam de chorar. Quando não era uma, era a outra. Em um ambiente onde ja é difícil dormir, qualquer choro vira um inferno.

Andar de qualquer maneira pelos corredores, esbarrando nos outros, também é bastante chato.

Concordo com o zardox sobre ceder o lugar. Se estiver sozinho, posso trocar numa boa. Se estiver acompanhado, não troco em hipótese alguma.

RABUGENTO Mensagens: 1902
Ter Ago 20, 2013 8:02 am
Quando em viagem, qualquer que seja, devemos nos calçar com conforto.

O uso do sapato é por segurança própria e dos demais passageiros.

Qualquer emergência em qualquer veículo que seja poderá ser agravada se não estivermos devidamente calçados.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Ago 20, 2013 10:50 am
Meus sapatos devem ser muito confortáveis mesmo, pois nunca senti necessidade de tirá-los.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Ter Ago 20, 2013 11:00 am
Costumo usar tênis, deixando o cadarço bem solto, mas não desamarrado.

Um amigo meu já passou pela situação de, não bastasse o passageiro da poltrona ao lado reclamar do cheiro, ainda ouvir o comandante da aeronave pedir pelos alto-falantes para que os passageiros calçassem os seus sapatos. :)





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio