Cinto de segurança de aviões para crianças de colo

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 04, 2013 12:32 pm
Cinto de segurança de aviões para crianças de colo

Você sabia que existe um cinto de segurança de aviões para crianças de colo?

Veja como ele é:

Imagem

Imagem

Ele funciona preso ao cinto de segurança do adulto em cujo colo a criança viaja. Isso garante que a criança de colo não será arremessada para a frente da aeronave em caso de desaceleração. Segurar o bebê no colo não garante sua segurança pois o adulto não terá força suficiente nas mãos e nos braços para segurar o bebê caso a desaceleração da aeronave seja muito brusca.

A primeira e única vez que vi esse modelo de cinto foi em um voo Aruba-Curaçao da InselAir, no qual ele me foi oferecido pela comissária. Nunca vi esse cinto em voos domésticos no Brasil, tampouco me ofereceram em viagem que fizemos este ano aos EUA, pela Delta.

Alerta: Nunca se deve prender o bebê de colo no mesmo cinto do adulto pois, em caso de desaceleração da aeronave, o bebê será esmagado pelo corpo do adulto.

Aliás, é curioso como as aeromoças pedem para os passageiros não deixarem bolsas ou pastas no colo durante a decolagem e a aterrissagem, mas os bebês podem ficar. Nunca entendi a lógica nisso.

Recentemente a ANAC publicou a Resolução nº 280, de 11 de julho de 2013, que dispõe sobre os procedimentos relativos à acessibilidade de passageiros com necessidade de assistência especial ao transporte aéreo.

Um dos procedimentos estabelecidos pela Resolução diz respeito a adultos com criança de colo (Infant, no jargão aeronáutico). Diz o art. 31:
Art. 31. O operador aéreo brasileiro deve disponibilizar:
I - sistema de contenção para criança de colo ou permitir que o responsável pela criança o forneça, desde que em conformidade com os requisitos técnicos do parágrafo 121.311(b) do RBAC nº 121, intitulado “Requisitos Operacionais: Operações Domésticas, de Bandeira e Suplementares”;
Essa resolução entra em vigor no dia 12/01/2014. Se você for viajar com criança de colo a partir dessa data, exija das companhias aéreas esse dispositivo de segurança.

Vamos fazer valer os nossos direitos!

Imagem
ImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 04, 2013 1:57 pm
baran...
Show de bola esta sua dica...
Realmente...há uns 7 anos atrás, tava indo pra Salvador... e na aterrizagem, o piloto tocou o solo quase no meio da pista...eu imaginei que ele fosse arremeter... mas o cara freiou e acionou o reverso com tanta intensidade, que eu tive que dar um giro no corpo para não esmagar o meu filho que estava no meu colo e tinha 1 ano...
Bati com o ombro/pescoço na cadeira da frente e a sorte que minha esposa segurou meu filho, senão ele ia cair no chão..
Um cinto destes evitaria a tudo isto...
E vamos combinar.. quanto custa um dispositivo destes ??? mixaria...

aureliomjr Mensagens: 43
Qua Set 04, 2013 2:12 pm
Falando em segurança para bebês de colo, esses dias vendo um vídeo de segurança, publicado aqui no fórum mesmo, pensei na questão das máscaras de oxigênio. Eles explicam que no caso de crianças acompanhadas de adulto, o adulto deve colocar a máscara em si e só depois colocar na criança. Mas em caso de adultos com criança de colo? Acredito que a máscara deveria ser compartilhada, mas ninguém explica como fazer.

[]'s

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qua Set 04, 2013 2:36 pm
Tenho um bebê menor de 2 anos, logo pode viajar no colo.
Já fizemos duas viagens todas pela Tam no Brasil.
No 1o voo a aeromoça ofereceu o cinto extra para o bebê. Beleza, na volta não ofereceram mas pedimos e tinha disponível.

Na segunda viagem ao pedirmos o cinto as comissárias ficaram meio perdidas pois havia uma recomendação recente na Tam para não usar. Conversaram entre elas e forneceram o cinto.

Acho que ele é útil mas só para crianças que sentam e estão com o pescoço durinho.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 04, 2013 2:39 pm
De fato, ele não serve para bebês recém-nascidos.

É muito estranho a TAM não recomendar seu uso mas tê-lo nos aviões.

Avatar do usuário
zebinsk Mensagens: 1282
Qua Set 04, 2013 2:47 pm
Deixo claro que não sei a orientação oficial da Tam.
Apenas captei a conversa das comissárias comentando sobre mudanças que elas mesmas ainda não tinham certeza se já estavam valendo.

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Qua Set 04, 2013 3:06 pm
Entendi, zebinsk.

Nos EUA, a FAA - Federal Aviation Administration recomenda o uso desse tipo de cinto (CARES) para crianças:

Imagem

Recomenda, porém não obriga. Segundo eles, se obrigassem, os pais teriam que pagar por mais um assento e isso poderia encorajar as pessoas a viajar de carro em vez de avião, e viagens de carro são mais arriscadas que viagens de avião.

http://www.faa.gov/passengers/fly_children/" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas continua o problema para os bebês muito pequenos, que ainda não têm o pescoço durinho.

Como meu filho já fez 2 anos, estou pensando em comprar esse CARES. A Amazon vende.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Set 04, 2013 4:09 pm
Com a devida permissão do site, posto abaixo link da Amazon, com vários tipos de cintos para crianças:
http://www.amazon.com/s/?_encoding=UTF8&camp=1789&creative=390957&field-keywords=cares%20restraint%20kids%20fly%20safe&linkCode=ur2&sprefix=cares%20%2Caps%2C923&tag=faladeviag-20&url=search-alias%3Daps" onclick="window.open(this.href);return false;
Vou até ver se tem para meu filho de 8 anos... já que nos próximos 3 anos ele vai 6 vezes para o exterior...

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qua Set 04, 2013 5:59 pm
Infelizmente não são todas as cias que levam a sério seu uso. Posto minha experiência pessoal:

- Emirates: Sim
- TAM: Não foi oferecido
- Lufthansa: Sim
- United: Não foi oferecido

Maite Mensagens: 115
Seg Set 09, 2013 12:04 pm
Minha filha tem 1 ano e das 5 viagens nacionais que fiz com ela, em nenhuma me deram o cinto. Na Tam das 4 vezes tive que pedir e no final de semana passado, em que fui pela Gol, além de não oferecerem, eu pedi e eles NÃO TINHAM DISPONÍVEL !!!

Em Outubro faço a primeira viagem internacional com a pequena, espero muito que tenha um cinto disponível, pois não quero correr riscos de turbulências severas e ela estar "solta" no meu colo.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio