Cartão de débito não é uma boa opção para usar em viagens ao exterior

Troca de dicas em geral sobre viagem.
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Seg Out 20, 2014 8:55 am
A única coisa ruim em qq cartão que se use no Brasil, são os 6,39% de IOF...mesmo com cotação boa...
Hoje em dia, não tem solução melhor do que vc abrir uma conta corrente nos EUA, enviar dólar pelo seu banco..
Claro que tem que ver a tarifa de envio....

Cleal Mensagens: 28
Seg Out 20, 2014 8:59 am
Esta complicado msm o uso do cartão pré/débito/crédito...
pior é o governo dizer que era por causa do valor do dolar, mas não sei porque eles esquecem de qdo aumenta o dólar :x e mantem a taxa de 6,38% :x

pcalixto Mensagens: 371
Seg Out 20, 2014 10:24 am
A desculpa oficial é essa, mas na verdade, precisaram compensar o fim da CPMF. Ainda mais sabendo que a demanda é inelástica nesse caso, ou seja, com imposto a 2,38% ou a 6,38% não influi na quantidade de gastos ou muito pouco.

Eu tenho conta corrente numa cooperativa do sicoob, o que pra mim foi muito vantajoso em um período que eu morei fora do Brasil, pois eu podia fazer 4 saques por mês sem custo algum e a cotação comercial.

Acho que os custos de se manter uma conta no exterior não compensa, a não ser que sua movimentação seja muito grande e você faça investimentos no exterior. Pois você fica vulnerável a variação cambial, tem que administrar mais uma conta e declarar isso no imposto de renda.

Uma estratégia alternativa para se prevenir da oscilação cambial, seria comprar mini-contratos de dólar na BM&F e fazer um hedge. Mas também a quantidade, tem que compensar, pois são operações um pouco complexas.

Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Seg Out 20, 2014 10:59 pm
Eu nunca usei cartão de debito. Sempre achei mais vantajoso o cartão de credito, mesmo quando havia diferença no imposto. Segurança, praticidade e milhas são os principais atrativos.

Usar papel moeda a principio parece muito interessante, mas é uma ilusão. Vc perde dinheiro na hora da troca, pois os bancos e casas de cambio usam uma cotação superior ao dólar turismo. Já as operadoras de cartão normalmente usam um valor perto do dólar comercial. Claro que dinheiro vivo é muito importante, principalmente em uma emergência, mas eu uso muito pouco em minhas viagens.

Não considero um argumento valido dizer que o cartão de credito não é vantajoso porque a cotação do dólar varia. O cambio varia para todas as modalidades de pagamento. Vc pode comprar dólares hoje achando que ta pagando barato e de uma hora pra outra o dólar entra numa onda de queda. Nesse caso quem usou cartão de credito se deu bem. Ja se o dólar subir, quem paga com dinheiro fica na vantagem.

ludodiniz Mensagens: 1012
Ter Out 21, 2014 12:57 pm
O BB pontua no débito. É pouco, mas pontua.

Nunca usei nos EUA cartão de débito. Na Europa é muito comum o lugar não aceitar crédito ou exigir um valor mais alto para o crédito, então usei um pouco mais, principalmente na Alemanha e Espanha.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Set 22, 2015 5:37 pm
Também acho que valem para emergências. Tento sempre lembrar de desbloquear.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
Falcone Mensagens: 1913
Sáb Jan 14, 2017 1:02 am
A ultima vez que usei foi em setembro de 2015.

Avatar do usuário
Einstein Mensagens: 739
Sáb Jan 14, 2017 11:16 am
Uso o debito no exterior somente pra fazer saque em moeda local

yureco Mensagens: 2490
Sáb Jan 14, 2017 9:36 pm
Usei débito para sacar no Peru em julho de 2016 e não foi muito vantajoso por conta da cotação do dólar usada pelo Itaú. Tudo bem que foi emergência.





Booking.com

Voltar para “Dicas de viagem”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Anúncio