Como é voar no ATR 72-600 da Azul

Avaliações de voos realizados na Azul.
erikbarbezan Mensagens: 23
Seg Set 14, 2015 3:20 pm
Olá,

Meu nome é Erik e estou novamente avaliando uma empresa aérea. Hoje, quem vai ser avaliada é a Azul Linhas Aéreas, e a aeronave é o ATR 72-600. O ATR 72-600 é uma aeronave turbo-hélice moderníssima usada pela Azul geralmente em rotas para aeroportos regionais em todo o país e futuramente para a Guiana.

Vocês vão conferir agora a minha experiência na rota VCP - JTC (que não foi bem isso) - VCP. Minha ida foi no dia 07/07/15 com volta PREVISTA para 14/07/15 (voo entorno de 50min).

Ônibus da Azul / Aeroporto de Saída

Com o hub (base da Azul), a saída seria do Aeroporto Internacional de Campinas - Viracopos. A saída prevista era para as 08:20AM no horário de brasília. Acordei bem cedo, já que moro perto de Congonhas. Me arrumei e fui para o Aeroporto de Congonhas pegar o ônibus que faz o translado gratuito entre Congonhas e Viracopos.

Pois bem, peguei o ônibus das 05:00 para chegada em Viracopos as 06:30. O ônibus totalmente impecável, super tranquilo (vazio até, com aproximadamente 10 passageiros e alguns tripulantes), e eu até achei interessante é que eles deixam uma luz azul no teto do ônibus (como o sky interior) e como ainda não havia amanhecido, foi ótimo para tirar uma soneca. Um funcionário checou se todos estavam com o sinto de segurança afivelados e partimos.

Dito e feito, chegamos a Viracopos as 06:30. O Aeroporto já avaliado como um dos melhores do Brasil, não estava muito cheio e me dirigi ao check-in.

Nota 10.0 a Azul neste quesito.

Check-in

O check-in foi realizado através dos totens da Azul em Viracopos sem demais complicações ou filas de espera.
Por ser de manhã, talvez por ser de manhã, não peguei fila alguma na hora de despachar a bagagem. Rapidamente a bagagem foi despachada por uma atendente muito simpática, até então.

Nota 10.0 a Azul na hora do Check-in e despacho.

Sala de Embarque / Embarque

Sala de Embarque limpa, porém cheia. O embarque iria ocorrer de forma remota, claro, pois Viracopos não possui os fingers para voos nacionais. Ainda era cedo, até aproveitei para ir aos outros portões de embarque para fazer um pouco de plane spotting (coisa difícil de se fazer no embarque em VCP, porém fiz boas fotos).

Na hora do embarque foi onde começaram as decepções, não por parte da Azul, mais sim, pelo tempo. A nossa decolagem atrasou um pouco devido a chuva em Viracopos. Antes de irmos ao ônibus para ir até a aeronave, foi avisado que o Aeroporto de Bauru (JTC) estava fechado devido as condições climáticas e íamos até então a Marília. Se na aproximação de Marília, Bauru reabrisse, o pouso seria efetuado em Bauru. Caso contrário, o pouso seria em Marília e o translado terrestre até Bauru (entorno de 1h). Embarcamos, hora de decolar!

Aeronave / O voo / Serviço de bordo / Tripulação / Pouso

A aeronave estava impecável - limpa e com bom odor. Na ida, voei no ATR de prefixo PR-ATW. A configuração dos assentos é de 2-2 e os assentos são bem confortáveis. A distância entre uma poltrona é outra é razoável. Uma pessoa alta vai sentir dificuldade para se acomodar. O banheiro também bem limpo.

Após decolarmos de Viracopos com um pouquinho de atraso, foi começado a servir o lanchinho (serviço de bordo) gratuito da Azul em todas as rotas nacionais. Tinhamos opções de refrigerante, suco e água, para bebida. Para comer, são servidos snacks como batata ships, balinhas de gelatina em forma de avião, biscoito de polvilho e um bolhinho estilo Bauduco. Isso á vontade para todos os passageiros. O voo foi tranquilo! Há uma revista de bordo para entretenimento.

O ATR é uma das aeronaves mais seguras, mesmo sendo um turbo-hélice, super tranquilo e gostoso de voar! A tripulação no voo da ida eram duas comissárias muito mais do que gentis e simpáticas, bati um papo com elas e elas me incentivaram a se tornar um comissário (o que quero futuramente). Conversamos e até pedi mais algumas balinhas de gelatina.

Realmente não tinhamos condições de pousar em Bauru, seguiremos então a Marília. Na primeira aproximação de Marília, já haviamos nos preparado para pouso, quando a aeronave arremete. Algo normal e comum, porém, arremeteu e ficou rodando em circulos (sobrevoando) o aeroporto de Marília por mais de meia hora. Vamos então a segunda aproximação em Marília, e não obtivemos sucesso e a aeronave arremeteu novamente.

Uma passageira um pouco assustada perguntou a alguns tripulantes que estavam a paisana naquele voo o que estava acontecendo e os tripulantes informaram que não tinhamos visibilidade para pouso. Enquanto sobrevoamos mais um pouco o aeroporto de Marília, o capitão avisou o que estava acontecendo, e realmente, Marília junto a Bauru não tinha condições para pouso. Alternamos então para Presidente Prudente onde o pouso aconteceu de forma tranquila. Era necessário a volta para Bauru e também a Marília (pois aquela aeronave depois do previsto pouso em Bauru, seguiria na rota Bauru - Marília sem que todos os passageiros desembarcassem em Bauru. Bauru foi como uma conexão).

A Azul com toda prontificação (afinal, imprevistos acontecem, principalmente imprevistos naturais, como no caso. A Azul não tinha culpa, porém, isso não acontece em todos os voos, tudo depende das condições meteorológicas) já possuia dois ônibus, um ia para o Aeroporto de Marília e outro ao Aeroporto de Bauru. Embarquei, ainda nos solicitaram se gostariamos de fazer paradas no caminho para Bauru, e não optamos por paradas. Tempo de Presidente Prudente a Bauru era de 03h30min de ônibus. Um voo de 50min se tornou de 2h, e a viagem se tornou bastante cansada.

As balinhas que pedi a mais me salvaram da fome neste translado. Solicitaram até para deixarem alguns passageiros no centro de Bauru, já que o Aeroporto é um pouco afastado, porém, não houve sucesso.

Nota: 9.0 para Azul nesse quesito.

A Volta

A volta era a rota JTC-VCP as 18:35 do dia 14/07. Fiz o web-check-in com receio de chegar no Aeroporto e não ter aqueles totens, o que não tinha, mais a balconista faria na hora. Despachei a bagagem e me dirigi ao raio-x e a sala de embarque que estava impecável. A aeronave vinha de Marília com alguns passageiros e Bauru novamente seria uma conexão. Porém a hora passava e nada da aeronave chegar.

Alguns minutos depois, a balconista vai até a sala de embarque dizendo que minha aeronave está em Marília com problemas mecânicos e que aquele voo estava cancelado. Agora, era pegar uma fila para reacomodação, hotel e devolução. Sairia uma van para Campinas (o que dá entorno de 5h de viagem sem paradas), e como estava de noite, achei um pouco perigoso. Uma dor de cabeça e fiquei na fila mais de 1h, já que não eram muitos funcionários (apenas 2 ou 3) para muitos passageiros. A Azul está prontificada para isso, porém faltava mais organização e agilidade. Eu não necessitava de hotel, me reacomodaram no voo das 05:50AM do dia seguinte e até perguntaram se eu prefiro na janela ou corredor rs. Tive que ficar um tempo no aeroporto e eles me ofereceram até alimentação, mais eu não necessitava. Imprevistos como estes também acontece.

Dia 15/07 as 05:50AM é hora de embarcar, web-check-in feito novamente, aeronave em solo e embarque sendo ocorrido! Aeronave da volta era de prefixo PR-ATH. Sem problemas, embarquei tranquilamente! Após finalmente decolar de Bauru, foi servido o serviço de bordo (com mesmas coisas da ida), percebi que os comissários se atrasaram para terminar de servir, já que eles se sentaram já estávamos quase no final da aproximação. Terminei de comer meus biscoitos com aeronave já em solo (ou o voo foi mais rápido). Apenas não gostei da tripulação, um comissário e uma comissária, que não apresentaram um bom humor e simpatia como as da ida, porém, nada acima dos limites. A aeronave estava limpa, e cheirosa. Não deu para checar os banheiros.

Esperei um pouco em VCP pela mala (já que era a mesma esteira para 03 voos diferentes) e iam chegando aos poucos, peguei o ônibus de volta a Congonhas as 08:45.
Nota: 7.0 a Azul nesse quesito.

Conclusão

A Azul está pronta para um imprevisto. Eu não tive sorte e aconteceu imprevistos comigo na ida e na volta. A Azul é uma das melhores empresas do mercado. Os ATR são aeronaves modernas, recentes e muito confortáveis.

Gostei de voar com a Azul e voar no ATR (pela primeira vez) e espero voar novamente. Os imprevistos foram bons para observar como a empresa reage em casos como estes.

Até a próxima!

Contrate aqui o seguro viagem bom, barato e com a maior e melhor cobertura do mundo (2 milhões de dólares).
Busque aqui: https://fdv.im/MaiorCobertura


Buscando Voos mais baratos? Aqui você os encontrará!
Busque aqui: https://fdv.im/VoosBTST


Economize e reserve seus passeios com antecedência
Acesse: https://fdv.im/PasseiosWA

Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Seg Set 14, 2015 3:34 pm
Já voei nesse ATR uma vez entre Campinas e Varginha. Não achei o avião confortável, mas para um voo de pouco mais de meia hora não foi o fim do mundo.

Conclusão da sua epopeia: Teria sido mais rápido ir e voltar de carro. :lol:

erikbarbezan Mensagens: 23
Seg Set 14, 2015 3:48 pm
Hahahaha Fabio, falo isso para todos até hoje!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Ter Set 15, 2015 9:11 am
Já voei no ATR num voo para Montes Claros, e para quem é alto fica bem apertado. Mas ainda assim é bem melhor do que ficar horas num carros, em nossas estradas perigosas.

francis2550514747 Mensagens: 1
Seg Ago 08, 2016 2:27 pm
Cara, primeiro voo com um ATR foi muito tranquilo, após uma turbulência perguntei para a aeromoça se havia a possibilidade de eu me dirigir ao compartimento de bagagens para trocar de calça!Ótima experiência!





Booking.com

Voltar para “Avaliações de Azul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio