Avaliação Azul: Do Rio de Janeiro até São Paulo

Avaliações de voos realizados na Azul.
jvinicius Mensagens: 507
Qui Abr 07, 2011 12:53 am
Avaliação Azul: Do Rio de Janeiro até São Paulo

Agora é a hora de avaliar a Azul em meu primeiro voo que faço com esta companhia aérea. Já ouvia comentários de que a Azul era boa, tinha um serviço legal, etc, então, numa viagem de emergência que precisei fazer entre Rio (Galeão) e São Paulo (via Viracopos, pegando o ônibus que eles oferecem até a Barra Funda), comparei as tarifas e vi que a Azul era a melhor opção, mesmo descendo em Viracopos e pegando o Ônibus (motivo que não me convencia a voar com eles).

Como ela é uma empresa nova, nem todos os nossos participante tiveram a chance de conhecer ela, portando, vou deixar minhas impressões e visão dela.

Compra: O site da Azul é ruim como o da maioria das nossas empresas. Eu tenho um cadastro antigo (de quando o site e a empresa foram lançados), que fiz a recuperação da senha de uma forma até certo ponto rápida. Porém, o site estava com algum problemas nas duas primeiras páginas (inicial e de seleção de vôos) que estava com um layout todo bagunçado. Depois da escolha do voo, o site voltou ao normal. Durante a compra marquei o assento, mas, ele foi ignorado. Depois disso, compra feita e assento novamente marcado. Nota = 8

Check-in: Chegando ao Galeão não tive problemas para encontrar o check-in da Azul. Nada de fila ( :) ) e vou para uma das duas posições que estavam vazias. O atendente nem me deu boa noite direito e ficou de conversa com os seus colegas, reclamando do chefe, falando mal dele, etc, etc e etc... Fez meu check-in, registrou minha bagagem e esqueceu de dar meu boarding pass. Falta de atenção total. Nota = 4

Embarque: Começou com uns 25 minutos de atraso (ponto negativo para a empresa mais pontual do Brasil), mas, fiquei impressionado ao entrar na aeronave (um EMB-195), não havia filas, nem bagunça. Eu estava no Espaço Azul, que oferece uma maior distância entre os assentos (86 cm) e logo sentei em meu assento. Nota = 9

Apresentação: A aeronave estava limpa, assim como as poltronas. No bolsão, revista de bordo (que só tem notícias da Azul) e o cartão de segurança. Partes da revista estavam resgastas, o que mostra que ela já fez vários pousos e decolagens. Nota = 9,5

Assento: Em termos de espaçamento para um voo doméstico, estava bom. Vale lembrar que o Espaço Azul possui uma distância de 86cm entre as filas (são apenas cinco no EMB-195), enquanto que as demais possuem 76 ou 78cm (não lembro). Porém, apesar do espaçamento a largura é ruim. Tive uma pequena guerra de cotovelos com o passageiro do lado, algo lamentável para um "Espaço Azul". Eles poderiam melhorar o layout dessa parte da aeronave. Nota = 7

Entretenimento: Monitor individual, com programação de canais por assinatura (mas, não era ao vivo, como o pessoal da Azul prometeu que seria) e só. Na entrega era oferecido um fone de ouvido para os passageiros. Senti a falta de um programação musical, pelo menos, além de alguns jogos, etc. Para vôos longos pode ser uma bela diferença para uma viagem mais tranquila. Nota = 5

Pontualidade: Faltou, mas, não posso pontuar a Azul, pelos motivos que ela alegou. Primeiro, o embarque foi retardado, pois, a aeronave chegou com atraso devido a orientação da torre de controle para que ela aguardasse o momento para pouso. Depois disso, já dentro da aeronave, não pudemos iniciar nosso táxi para decolagem, pois, um avião da GOL bateu em um Urubu e teve que voltar pra pista, a pista foi fechada e ficamos mais meia hora esperando. Por fim, já taxiando, tivemos que mudar de pista e cruzar todo o Galeão. Não posso pontuar a Azul nesse quesito, já que eu não pude confirmar se todas as informações eram verídicas, portanto, ela não será pontuada nesse quesito. Nota = -

Serviço: Achei interessante, que na Azul o serviço de bordo difere das concorrentes. Primeiro é não existe o carrinho com comidas e refrigerantes, o que atrapalha a vida do corredor. Num primeiro momento, a comissária pergunta "o que o senhor deseja para beber?". Depois, uma outra comissária, vem com uma cesta de batatas fritas, cookies, goiabinha e mais alguma coisa que não lembro e oferece para você. Em termos de bebidas, temos água, refrigerantes e sucos, onde o suco é em caixa, o refresco em lata e a água em copo.

Como não tinha jantado direito, no meio da correria, pedi mais um pacote do snacks e a comissária me entregou dois, assim como para o camarada que estava do lado. OK. Está acim da média nacional. Nota = 7

Atendimento: Algo que pecou e muito na Azul... A comissária que estava mais próxima do Espaço Azul, disse que trabalha na VARIG (e esqueceu as lições, no mínimo) e não foi de toda simpática e cordialidade. As outras duas não tive muito contato, mas, foram prestativas. Junte isso ao fato do funcionário do check-in e dos funcionários em Viracopos e no geral, a Azul precisa melhorar seu atendimento, que ficou próximo ao oferecido pela WebJet nos últimos tempos OU de uma empresa de ônibus metropolitano. Nota = 4,5

Desembarque: Eu creio que o aeroporto de Viracopos não possui fingers, portanto, descemos na aérea remota, com direito a ônibus. Creio que ficamos dez minutos esperando o ônibus sair, pois, a cada 2 minutos um funcionário da Azul vinha perguntar se alguns dos passageiros iria pra "João Pessoa", depois "Natal", depois "Curitiba", etc. Isso começou a deixar os passageiros irritados. Depois de uma leve chiadeira, o ônibus saiu. Notei que existem aéreas remotas mais próximas do terminal, onde é possível caminhar.

Como precisa pegar o ônibus e estava com medo de perder ele, assim que sai do ônibus, fui atrás da esteira de bagagem e lá estava minha mala, rodando e esperando ao apanhar ela. Fazia tempo que eu não via isso. Para apanhar o ônibus que me levaria até São Paulo (Viracopos fica em Campinas, distante uma hora e pouco de São Paulo), tive que retirar uma senha antes de sair do desembarque. Nota = 6,5

Pós-serviço: O ônibus que liga São Paulo até Barra Funda (existem outras opções, que inclui a Rodoviária de Congonhas), partiu com uma certa pontualidade e chegou antes do previsto. Porém, como eu tenho sorte com os programas de fidelização que participo, minha pontuação do Tudo Azul não foi creditada até a manhã de ontem, quando tive que ligar para a Azul e cobrar.

Por ter voado na tarifa Flex+ (AzulFlexPlus), eu teria direito à 10% da tarifa. A atendente me deu o crédito normal de 5% e questionei ela sobre isso... Ela disse que desconhecia a informação... Tentou convencer-me de que estava errado... Orientei ela pelo site da Azul, para ela tomar ciência de que minha tarifa dava 10% de crédito e não 5%.

Depois de ela buscar a coordenação dela, ela reconheceu que eu estava certo ( :? ) e me disse que os outros 5% só serão creditados na próxima semana, já que o "bônus" só entra depois de 10 dias úteis do vôo ( :?: )... Não entendi o motivo de o crédito não ser feito agora... Questionei e ela não soube responder, mas, fez o crédito dos 5% online. Nota: 6,5

Finalizando, a empresa Azul ficou com uma nota geral:

Nota Final = 6,2

Retirando meio ponto pelo atraso no crédito da pontuação, além do desconhecimento da atendente quanto ao tipo de tarifa que eu adquiri e o valor que eu deveria ter recebido.

Regular! A Azul tem um produto interessante para nosso mercado, mas, precisa de um melhor treinamento para seu pessoal de terra e ar, pois, o atendimento está ruim. Existem empresas piores, com funcionários que se acham o máximo, mas, a Azul precisa tomar esse cuidado.

Uma mudança da largura dos assento, pelo menos no Espaço Azul, seria uma belo diferencial. Eu entendo que espaçamento entre os assentos é bom, mas, de nada adianta se eu tenho que ficar ralando o cotovelo com o camarada do lado. Fora isso, como eu disse, é um bom produto para o mercado nacional.

E vocês, já voaram com a Azul? Como foi a experiência?

18/04/2011 - Verifiquei meu saldo do Tudo Azul e agora a pontuação do voo está correta. Problema solucionado em menos de um dia útil, uma vez que o prazo era de 5 dias úteis.

¡hasta luego!

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Nov 13, 2014 11:46 pm
Como será voar com a Azul para os Estados Unidos http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=377&t=9972" onclick="window.open(this.href);return false;





Booking.com

Voltar para “Avaliações de Azul”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio