Peru: um roteiro de viagem que foge do lugar-comum e surpreende

Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19834 Administrador
Qui Jul 07, 2016 9:15 am
Imagem

O Peru é um dos destinos que mais tem crescido no gosto dos brasileiros, pelos mais variados motivos. O país possui uma beleza exótica, um povo acolhedor, uma cultura instigante, uma história que fascina e uma gastronomia de excelência. Cada vez mais os viajantes do mundo inteiro são atraídos pelos encantos deste belo país sul-americano.

Quando pensamos no destino, os nomes que frequentemente nos vêm à cabeça são lugares como Lima, Machu Picchu, Cusco e Nazca. São todas estas atrações imperdíveis e justificam a fama que possuem, mas o Peru tem muito mais a oferecer. Com o objetivo de abrir a mente dos viajantes embarcamos em um roteiro diferente por este lindo país.

Para chegar ao país há voo direto com a Avianca Internacional, mas você também tem a opção de viajar via Bogotá e tornar a viagem mais interessante ao combinar dois destinos. No voo via Bogotá a aeronave é o moderno Boeing 787-8 Dreamliner.

Imagem
Classe Econômica do 787-8 Dreamliner.

Imagem
Classe Executiva do 787-8 Dreamliner.

Nossa primeira parada foi a cidade de Arequipa, a segunda maior cidade peruana com cerca de 1 milhão de habitantes em sua região metropolitana. Localizada a 2.300 metros de altitude, ela foi fundada em 1540 pelo espanhol Garci Manoel de Carbajal.

Graças às suas origens, a cidade não foge ao que se espera de uma típica cidade colonial espanhola, com belas igrejas, construções em pedra e a inevitável Plaza de Armas como seu centro histórico. Cercada por 3 vulcões, o Misti, o Pichu Pichu e o Chachani, ela possui uma topografia de vale que lhe confere um microclima favorável à agricultura. Isto, aliado ao fato de possuir fontes relativamente abundantes de água, fez com que o lugar tenha desfrutado de certa prosperidade ao longo dos séculos, desde o período pré-inca.

Nos dois dias que passamos lá pudemos conhecer pontos de grande interesse turístico, como a linda Plaza de Armas, datada do século XVI, o coração da cidade.

Imagem

Imagem

Imagem

Outra atração imperdível é a visita guiada ao Monastério de Santa Catalina, fundado em 1579 e ainda em atividade nos dias atuais.

Imagem

Imagem

Imagem

Inaugurada em 1578, a Igreja da Companhia de Jesus tem sofrido sucessivos danos causados pelos frequentes terremotos na área. Várias vezes reconstruída, ela mantém sua beleza e vale muito a pena visitá-la.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No Molino de Sabandia é possível conhecer um moinho de grãos que está em atividade desde o século XVI. Muito bem preservado, você pode desfrutar de um passeio agradável com toda a família.

Imagem

Imagem

Também é possível realizar uma visita à residência onde viveu Garci Manoel Carbajal, fundador de Arequipa. O local é hoje preservado como um museu.

Imagem

Imagem

Imagem

No Mirador de Carmem Alto podemos ter uma das bonitas vistas dos vulcões que cercam a cidade:

Imagem

Imagem

Imagem

Os admiradores da literatura irão adorar a visita a Casa Museo Mario Vargas Llosa, onde nasceu e por algum tempo viveu o escritos peruano ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.

Imagem

A última atração que visitamos em Arequipa foi o complexo de pedreiras localizado nos arredores da cidade, onde são extraídas as pedras vulcânicas utilizadas nas construções através do milenar processo conhecido como sillar. Tivemos a oportunidade de ver uma demonstração de como é esse processo, considerado como Patrimônio Cultural do Peru.

Imagem

Imagem

Nosso destino seguinte foi o ainda não tão conhecido pelos brasileiros, mas nem por isso pouco interessante, Valle del Colca.

Localizado há cerca de 4 horas de carro de Arequipa, o lugar vem ganhando importância como destino turístico no Peru. Ficamos surpreendidos com a quantidade de americanos e europeus por lá! A uma altitude média de 4.200 metros, o lugar é perfeito para quem estar mais perto das belezas naturais do país.

A viagem até lá em si já nos revela lindas paisagens, como a Reserva Nacional de Salinas Y Aguada Blanca, onde além da cultura dos povos locais, podemos apreciar rebanhos de vicunhas, alpacas, lhamas e guanacos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda no caminho demos uma rápida parada no Valle de los Volcanes, a quase 5 mil metros de altitude, para apreciar a linda paisagens dos vulcões andinos.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na parte mais desértica da região podemos ainda nos deslumbrar com suas formações geológicas típicas e únicas:

Imagem

Imagem

O Valle del Colca é famoso por abrigar um dos cânions mais profundos do mundo, onde em sua profundidade máxima alcança mais de 3.200 metros, o dobro do Grand Canyon!

Imagem

Imagem

Lá mesmo, no Mirador Cruz del Condor, pode-se apreciar diariamente pela manhã o voo desses majestosos pássaros, as maiores aves voadoras do mundo. Um show à parte!

Imagem

Também vale muito fazer paradas pelo caminho para se apreciar a técnica agrícola milenar dos terraços, praticada também pelos Incas.

Imagem

Imagem

Aproveitamos para conhecer rapidamente a pequena cidade de Maca e aprender um pouco mais sobre a cultura do povo local.

Imagem

Imagem

Concluída nossa visita ao Valle del Colca, seguimos nossa viagem para Puno, cidade-base para explorar uma das mais deslumbrantes atrações peruanas: o Lago Titicaca.

Sendo o mais alto lago navegável do mundo, há cerca de 4 mil metros, ele é dividido entre Peru e Bolívia, sendo 60% de sua superfície pertencente ao primeiro e 40% pertencente ao segundo país. Com seu visual de tirar o fôlego, é obrigatório reservar no mínimo um dia inteiro para um cruzeiro pelo magnífico lago.

A primeira atração que visitamos foram suas incríveis ilhas flutuantes de Uros, onde vivem até hoje cerca de 1.500 indígenas descendentes dos povos que fugiram dos conquistadores espanhóis para não serem escravizadas.

As ilhas, construídas pelos indígenas, são uma verdadeira obra-prima de engenhosidade e criatividade. Nelas seus habitantes vivem, preservam sua cultura e criam seus filhos.

Imagem

Imagem
Um habitante local explica como as ilhas são construídas.

Uma visita absolutamente imperdível!

Nosso cruzeiro pelo lago nos levou também a conhecer a Ilha Taquile, onde também vive um povo que em pleno século XXI ainda segue as mesmas tradições de mais de 500 anos atrás. Além de apreciar a linda paisagem, desfrutamos também de uma refeição típica e um espetáculo de folclore local de rara beleza!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ainda na região de Puno foi possível realizar outro interessante passeio. Sillustani é um conjunto de torres funerárias construída inicialmente pelos collas, uma civilização pré-inca, e posteriormente pelos próprios Incas.

Sendo uma península localizada no Lago Umayo, o complexo reúne algumas dezenas de construções do tipo de diferentes períodos. Além da importância histórica, o lugar vale a pena devido à sua incrível beleza natural.

Imagem

Imagem

Imagem

Uma das vantagens de se conhecer a região andina do Peru é que se pode ter uma visão diferenciada da gastronomia do país. Famosa no mundo inteiro, a culinária peruana possui uma riqueza que vai muito além do que estamos acostumados.

Nessa região não encontramos os famosos frutos do mar peruanos e sim pratos diferentes como a carne de alpaca ou o Rocoto Relleno, uma espécie de pimentão recheado com carne moída, legumes picados e pimenta.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

As raízes também são muito valorizadas nessa região. Apenas em termos de batata são mais de 400 tipos diferentes!

Imagem

A região do Lago Titicaca é considerada perfeita para o plantio de quinoa, base de diversos pratos, como a famosa sopa.

Imagem

A fase final de nossa viagem foi em Lima, capital do país. Apesar de não fazer parte de um roteiro exótico, Lima é a principal porta de entrada e saída do país. Você provavelmente chegará e partirá pelo Aeroporto Jorge Chavez, o principal do país.

Sendo uma das maiores cidades da América do Sul, com cerca de 10 milhões de habitantes, às margens do Oceano Pacífico, dona de diversas atrações turísticas e culturais de interesse e tendo se revelado como maior polo gastronômico do continente, por que não passar alguns dias ao chegar ou partir?

Nosso passeio pela cidade nos levou a lugares conhecidos como a Plaza Mayor e sua linda catedral metropolitana.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No bairro de San Izidro visitamos o interessante sítio arqueológico de Huala Hullamarca, um templo cerimonial da era pré-inca. A construção em forma piramidal tem sido utilizada pelos diversos povos que dominaram o lugar por mais de mil anos e um pequeno museu conta a história do local.

Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida fomos conhecer o boêmio bairro de Barranco, onde a vida noturna de Lima é mais intensa. Além dos muitos bares e restaurantes, é possível apreciar uma bela vista do Pacífico nos dias claros.

Imagem

Imagem

No dia seguinte fomos conhecer Pachacamac, o maior sítio arqueológico na região da capital. Lá também encontramos todo um conjunto de construções das eras Inca e pré-inca, que floresceu por mais de 1.300 anos até a chegada dos espanhóis.

Com cerca de 600 hectares de área total, o local possui uma riquíssima história contada dentro e fora de seu museu. Vale muito sua visita!

Imagem

Imagem

Imagem

Nossa passagem por Lima não poderia deixar de contemplar alguns de seus ótimos restaurantes onde foi possível apreciar os típicos pratos da gastronomia limenha, uma das melhores do mundo. Desde os famosos ceviches, passando por toda a gama de frutos do mar e peixes do local, e terminando com o delicioso lomo salteado, ficamos completamente encantados com a culinária local.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Os típicos condimentos da cozinha peruana.

Até uma aula prática de culinária peruana nós tivemos a oportunidade de fazer, no Urban Kitchen Cocina Participativa, sob a orientação do renomado chef Ignacio Barrios.

Imagem

Também aprendemos como fazer o Pisco Sour, o drink nacional peruano:

Imagem

Imagem

Por tudo isso podemos dizer que nossos dias intensos no Peru valeram muito a pena. Tivemos a oportunidade de ver uma faceta ainda pouco conhecida desde encantador país. Sua beleza natural, sua cultura, sua história, sua gastronomia e seu acolhedor povo são verdadeiros convites a um breve retorno.

Tivemos a certeza que o Peru é um país que deve ser conhecido com tempo, pois ele tem muito mais a oferecer do que estamos acostumados a pensar. Um destino que conquista a todos, para onde dá vontade de retornar sempre.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Fabio Macedo.

E você, conhece o Peru? Qual foi o seu roteiro? O que mais gostou? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Ajudante Mensagens: 18088
Qui Jul 07, 2016 9:22 am
Falando de Viagem e Submarino Viagens mergulham nos encantos peruanos http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13477" onclick="window.open(this.href);return false;

Arequipa | A segunda maior cidade peruana tem muitos atrativos http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13776" onclick="window.open(this.href);return false;

8 motivos para você planejar uma viagem ao Peru http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13618" onclick="window.open(this.href);return false;

Lago Titicaca: uma das regiões mais interessantes do Peru http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13609" onclick="window.open(this.href);return false;

10 programas imperdíveis que você precisa fazer ao viajar para o Peru http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13664" onclick="window.open(this.href);return false;

4 bons hotéis para você se hospedar no Peru | Arequipa, Vale do Colca e Puno http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13740" onclick="window.open(this.href);return false;

Imigração no Peru | Cuidado para não perder o cartão de imigração http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13899" onclick="window.open(this.href);return false;

Roteiro do Falando de Viagem na viagem pelo Peru em 2016 http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=38&t=13894" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jul 07, 2016 9:23 am
Realmente esse roteiro é demais e demonstra como o Peru tem muito a oferecer. Sem dúvida é um dos melhores países da América do Sul para passar as férias.

Adriana Mensagens: 2231
Qui Jul 07, 2016 10:17 am
Lindo!
Eu não conheço, mas quero muito.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Qui Jul 07, 2016 10:40 am
Fiquei impressionado com a quantidade de atracoes que o Peru tem a oferecer off-Cusco!

E o melhor eh que se trata de um destino que ainda eh barato, mesmo nessa epoca de real desvalorizado.

O Lago Titicaca foi a cereja do bolo!

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Qui Jul 07, 2016 11:01 am
Não imaginava que o Peru tinha tantos lugares interessantes.

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qui Jul 07, 2016 2:08 pm
Linda a foto do pôr do sol!

E o Peru é interessantíssimo, ainda não conheço o norte do país mas ouvi falar de uma cidade, ao pé de um glaciar, chamada Huaréz que parece ser muito legal!
Penso em um dia ir subindo de Lima até o Equador, quem sabe...

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Sáb Set 10, 2016 11:12 am
Peru é o destino que mais me fascina na América do Sul!
O país é lindo e repleto de opções de roteiros interessantes. Isso sem falar da gastronomia, do povo acolhedor, da cultura...

Louca pra programar minha próxima ida!





Booking.com

Voltar para “Peru”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio