Final de semana em Petrópolis: uma das melhores viagens em qualquer época do ano

Troca de informações sobre Petrópolis e Itaipava.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19828 Administrador
Seg Abr 11, 2016 9:53 am
Imagem

Você provavelmente tem férias uma vez por ano, quando faz uma grande viagem. Provavelmente também aproveita os feriados para viajar. Por que não aproveitar um simples final de semana? Quem mora no Rio de Janeiro tem várias opções, seja no litoral ou na serra, sendo Petrópolis uma excelente escolha em qualquer época do ano, não somente no inverno, como alguns pensam.

Em apenas uma hora e meia você chega à cidade imperial, saindo do Rio de Janeiro. Quem mora em São Paulo ou Minas Gerais também não está tão longe, a mais ou menos cinco horas de viagem de carro. Para os cariocas, o ideal é sair sexta-feira, para assim já aproveitar o dia na cidade, mesmo chegando à noite. Você sabia que Petrópolis também é conhecida como a cidade gourmet? Com certeza você terá excelentes experiências gastronômicas, o ano todo, com auge no inverno, harmonizando as refeições com vinhos ou cervejas.

Um dos grandes diferenciais de Petrópolis e Itaipava é que as cidades têm opções para todos os gostos. Casais em busca de romance? Lá tem. Famílias procurando diversão? Também tem. Amigos querendo aventuras? Opções não faltam. Um final de semana, aliás, é pouco tempo para fazer tudo, por isso se você tiver mais tempo vale a pena esticar a viagem para curtir tudo ao máximo.

Escolher uma boa pousada é fundamental para aproveitar bem a viagem e basicamente a escolha dependerá do quesito locomoção. Se você não estiver de carro, procure uma opção no centro histórico, onde poderá fazer tudo andando. Caso esteja de carro, poderá procurar opções mais distantes, onde a paz e o sossego são uma constante, sempre em harmonia com a natureza.

Uma das melhores opções, senão a melhor, é a Locanda Della Mimosa, localizada no Vale Florido, no caminho entre Petrópolis e Itaipava, em um lugar onde a natureza se faz presente e o barulho mais comum é o do canto dos pássaros. Com quartos lindos, é perfeito para casais apaixonados, mas também recebe muito bem as crianças, com muito conforto.

Imagem

Imagem

Imagem

Se você está viajando com crianças, e a viagem é em função delas, a nossa dica é o Solar Fazenda do Cedro, um hotel rural repleto de atividades para as crianças, em um espaço de contato total com a natureza e os animais da fazenda. Aos finais de semana há recreação durante todo o dia, divertindo e educando, em agradáveis momentos.

Imagem

Imagem

Imagem

O que fazer em Petrópolis? Há muito o que ver e fazer, como o Museu Imperial, a Cervejaria Bohemia, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio Quitandinha, o Museu Casa de Santos Dumont, o Palácio de Cristal de Petrópolis, o Museu de Cera de Petrópolis, o Museu Palácio Rio Negro, a Casa da Ipiranga, o Orquidário Binot, a Casa da Princesa Isabel, o Relógio das Flores, o Parque Natural Municipal de Petrópolis e a Praça da Liberdade. Esticando um pouco até Itaipava, você pode ir na famosa Feirinha de Itaipava, visitar os vários shoppings e fazer compras na Cerâmica Luiz Salvador.

No sábado, por exemplo, depois de tomar o café da manhã você pode ir para o centro histórico, estacionando o carro em uma das muitas vagas e fazendo os passeios andando. Tudo é perto, então não há dificuldades. É andando a melhor forma de explorar a região.

Veja algumas fotos:

Imagem
A bela entrada do Museu Imperial.

Imagem
O tour pela Cervejaria Bohemia é interessante e tem degustação ao final.

Imagem
A Catedral de São Pedro de Alcântara é belíssima, por fora e por dentro.

Imagem
O Palácio Quitandinha também é muito bonito.

Imagem
Interior do Museu Casa de Santos Dumont.

Imagem
O Palácio de Cristal de Petrópolis é um agradável passeio.

Imagem
Santos Dumont no Museu de Cera de Petrópolis.

Imagem
O Museu Palácio Rio Negro.

Imagem
A Casa da Ipiranga e o "jogo dos 7 erros".

Imagem
A bela Casa da Princesa Isabel.

Imagem
O lindo Relógio das Flores.

Imagem
Interação com a natureza e os animais no Parque Natural Municipal de Petrópolis.

Imagem
A Praça da Liberdade é muito agradável aos finais de semana, principalmente para as crianças.

Imagem
As mais belas orquídeas no Orquidário Binot.

Para compras de roupas, vá até a Feirinha de Itaipava. Lá vende de tudo um pouco, com bons preços, mas ficamos decepcionados com a grande quantidade de produtos falsificados vendidos em algumas lojas, de marcas famosas. Se você procura bons produtos, de marcas locais, terá boas opções.

Imagem

Para comprar as mais bonitas cerâmicas, o lugar ideal é a Cerâmica Luiz Salvador, com peças produzidas individualmente e pintadas a mão. A beleza é impressionante e dependendo da época do ano há peças temáticas em comemoração a uma data especial.

Imagem

Na hora de escolher onde comer, as opções são bem variadas, agradando a todos os gostos. O café da manhã sempre está incluído no seu hotel ou pousada, então você precisará apenas escolher onde almoçar e jantar. Nós fomos ao Sakura Sushi, uma das melhores opções de culinária japonesa, mas que oferece também comida chinesa, e adoramos. Também almoçamos na Churrascaria Mayorca, que tem excelentes carnes, com os acompanhamentos que você mais gosta. Caso você vá fazer um day use no Solar Fazenda do Cedro, poderá almoçar a comida típica da fazenda, que é simples, gostosa e lembra a comida da vovó. À noite, jantamos na Di Farina Pizzaria, onde comemos pizzas deliciosas. Como estávamos hospedados na Locanda Della Mimosa, reservamos um jantar em seu restaurante, que é conceituado e está entre os melhores do Brasil, aberto para hóspedes e visitantes.

Imagem
O barco perfeito do Sakura Sushi.

Imagem
Na Churrascaria Mayorca as carnes são muito saborosas.

Imagem
O prato "da vovó" no Solar Fazenda do Cedro.

Imagem
A deliciosa pizza da Di Farina Pizzaria.

Imagem
Combinações perfeitas no restaurante da Locanda Della Mimosa.

Se interessar, você pode combinar a viagem em uma época que tenha eventos especiais, que acontecem durante todo o ano, e deixam a cidade ainda mais interessante. Clique aqui para ver o calendário de eventos e se programar.

Petrópolis é um destino perfeito em qualquer época do ano, seja viajando em casal, família, amigos ou até mesmo sozinho. O inverno é o auge, mas ao viajar no verão você sentirá uma grande diferença, parecendo que mudou de estação do ano ao fugir do calor para um clima mais ameno. Primavera e outono também são estações agradáveis. Se você mora no Rio de Janeiro, tem a sorte de poder viajar em todas as estações do ano facilmente.

É impossível não se encantar com a cidade, sua história, as belezas naturais, o clima de interior, a gastronomia, as bebidas locais e o povo simpático e acolhedor, que recebe a todos como sendo parte da família. Engana-se quem acha que é preciso fazer grandes viagens para ter dias perfeitos, pois em Petrópolis isso é possível.

Planeje a sua próxima viagem

Para você não ter trabalho, nós fizemos selecionamos as melhores empresas, com os melhores preços e totalmente confiáveis, para você reservar on-line e com opção de parcelamento.

- Quer pegar a estrada? Alugue um carro clicando aqui.
- Prefere ir de avião? Compre sua passagem aérea clicando aqui.
- Hotel de luxo ou custo-benefício? Escolha a melhor hospedagem clicando aqui.
- Quer curtir sem preocupações? Garanta o seguro de viagem clicando aqui.
- Quer ficar 24 horas on-line? Compre seu chip de internet clicando aqui.
- Quer comprar moeda estrangeira? Receba em casa ou escritório clicando aqui.
- Ingressos para as principais atrações? Compre on-line e parcele clicando aqui.
- Precisa de uma mala nova? Compre on-line e parcele clicando aqui.

Leia também:
- Grupos do Falando de Viagem no WhatsApp
- Grupos do Falando de Viagem no Telegram

Boa viagem!

Texto e fotos: Gabriel Dias.

E você, conhece Petrópolis? Quantos dias ficou lá? O que mais gostou? Tem outras dicas? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Seg Abr 11, 2016 9:55 am
Adoro Petrópolis! A cidade é linda, agradável, calma e tem muito o que fazer durante um final de semana. Vale a pena se programar e aproveitar seus encantos!

Avatar do usuário
JulianaMagalhaes Mensagens: 6026
Seg Abr 11, 2016 11:48 am
Que saudade de Petrópolis! A cidade é mesmo cheia de atrativos.

Quero programar uma ida para fazer todos esses passeios turísticos.
Dicas anotadas! :)

Avatar do usuário
Hugomarcio Mensagens: 3750
Seg Abr 11, 2016 12:41 pm
Amo essa cidade e seus arredores. Já faz um tempo que não vou lá, e vendo as fotos fiquei ainda com mais saudades. Ótima opção para um feriado.

Patricia Mensagens: 2384
Ter Abr 12, 2016 9:13 am
Sempre uma boa opção mesmo para um final de semana na serra. Gosto bastante dessa cidade :)

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Abr 12, 2016 9:26 am
Petrópolis é tudo de bom... além do local em si ter muitas atividades, está perto de Friburgo, Teresópolis e Itaipava...
O que eu mais gosto por lá é o Museu Imperial (não sei se o nome é esse, mas é aquele "pequeno bangalô" que a família real utilizava)... e a Casa de Santos Dumont... já fui lá umas trocentas vezes... e não me canso de apreciar o gênio criativo/inventivo do cara... aquela do "chuveiro elétrico", um balde com resistência dentro.. uma grande sacada para os dias em que foi criado...
Enfim.... é perto do Rio.... +- umas 2 horas... estrada boa...e uma vista deslumbrante na descida...
Quando chegamos lá em cima, o carro já vai no "piloto automático" para a Casa do Alemão... o pessoal já sabe o que eu quero... sempre o sanduba de lombinho defumado e um belo pedaço de torta alemã( eu não sou muito chegado à doce, mas esta torta é irresistível) ...esse sempre é o nosso cartão de visita na cidade...
Tem coisa melhor para começar um fim de semana ????

Avatar do usuário
fcdias Mensagens: 2338
Ter Mai 03, 2016 1:16 pm
Final de semana em Petrópolis/Itaipava é sempre uma excelente pedida, ainda mais para quem é do Rio. Pertinho, clima agradável, boa comida, excelentes opções de hospedagem...

Avatar do usuário
Beatriz Mensagens: 2034
Ter Jul 05, 2016 8:26 pm
Inverno é a melhor época, sempre!!





Booking.com

Voltar para “Petrópolis / Itaipava”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio