Feirinha de Itaipava: a tradicional feira de roupas na região serrana do Rio de Janeiro

Troca de informações sobre Petrópolis e Itaipava.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qua Jun 15, 2016 11:30 am
Imagem

Site: http://www.feirinhadeitaipava.com.br

Surgida na década de 80, a Feirinha de Itaipava começou graças à ideia visionária de um empreendedor da região que, ao observar que os turistas vindos nos ônibus de excursão rumo à Petrópolis e às compras na famosa Rua Thereza (uma rua toda dedicada em seus dois lados a vender itens de vestuário, calçados e assessórios a preços muito bons) chegavam cedo e tinham que aguardar o comércio da rua abrir para fazerem suas compras. Ele então percebeu que havia uma forma de ganhar dinheiro com isso.

Esse empreendedor, vendo que os ônibus de turistas vindos das fábricas de cerâmica tinham que fazer hora até o momento da abertura do comércio da Rua Thereza, resolveu comercializar itens para esses tais turistas. A melhor propaganda do mundo se fez presente, a do boca a boca, e logo ele não era mais um empreendedor sozinho.

Muitos outros se aliaram a ele e no pátio do então Restaurante Galisco começaram a vender os produtos. Rapidamente já havia se tornado um espaço com cerca de 1.000 expositores. Tudo que era vendido era de fabricação própria e a maneira que eles encontravam de expor suas mercadorias era sempre de forma improvisada, sendo ou nos capôs dos carros, em bancas feitas em caixotes de madeira ou até mesmo sobre panos estendidos no chão frio da madrugada.

Aos poucos a coisa foi tomando uma proporção ainda maior e sacoleiros passavam a consumir tais mercadorias para poderem revender em suas cidades. Diante da pressão do poder público por uma organização maior do negócio, tudo foi se tornando mais profissional com o passar do tempo e hoje são 390 expositores em um espaço coberto vendendo suas mercadorias de forma organizada e legalizada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Os stands são cobertos e pequenos, tendo as mercadorias expostas de forma a tomar conta de todo o espaço. Muitas vezes você não consegue nem ver tudo que o comerciante tem para vender, visto a quantidade de itens. É realmente bem variado e completo.

Há lojas para o público infantil, masculino, artigos de casa e decoração, porém a maioria dos lojistas têm como clientes em potencial as mulheres. São diversas lojas dedicadas a encantar as mulheres. Acessórios, roupas para malhar, bolsas e lingeries são as que mais atraem esse público.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mesmo havendo muitos produtos de fabricação própria e itens de artesanato, além de fabricantes de lingerie da região que já são conhecidos do público feminino do Rio de Janeiro, alguns stands vendem roupas de marcas internacionais conhecidas do grande público, porém não provenientes do exterior e sim as chamadas falsificações. É bom estar atento, pois ao se deparar com roupas da Tommy Hilfiger, Lacoste, GAP e Puma, por exemplo, é bom estar avisado de que elas não são autênticas. Assim como vimos artigos dessas marcas, vimos de outras também.

Imagem

Imagem

Imagem

A feirinha, localizada a 65 quilômetros da capital do Rio de Janeiro, tem fácil acesso e está na entrada de Itaipava, no quilômetro 63 da Rodovia BR 040, para os que estão vindo do Rio de Janeiro e a segunda entrada é para os que estão vindo de Belo Horizonte. O estacionamento é próprio, gratuito e você pode parar seu carro tranquilamente enquanto percorre os diversos corredores da feirinha em busca de bons achados.

Imagem

A Feirinha de Itaipava é um ponto turístico famoso na Região Serrana do Rio de Janeiro e se você está indo visitar a cidade de Petrópolis e arredores tem que dar uma parada no local para conhecer. Se já conhece é sempre bom parar de novo, pois sempre há novidades. Para comprar itens de frio, por exemplo, é uma ótima pedida.

A estrutura é simples, com aquele ar interiorano acolhedor, porém os funcionários de todos os stands são simpáticos e esperam a todos os turistas com muita vontade de atendê-los bem e satisfazer a todos. É um ótimo passeio!

Boas compras!

Texto e fotos: Fernanda Chaves.

E você, conhece a Feirinha de Itaipava? Gostou? Fez compras? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qua Jun 15, 2016 11:33 am
Ainda é boa, mas pena que muitos comerciantes estejam apelando para falsificações.

DaniMeneses Mensagens: 69
Qua Jun 15, 2016 11:46 am
Visitei a feirinha a muitos anos atrás, e lembro que os tricôs eram o grande chamariz.
Não vi mais nenhum nas fotos... pena!

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qua Jun 15, 2016 1:03 pm
Primeiro Uruguai e agora Itaipava, o FDV tá adivinhando minhas viagens mais próximas hahahah
Com essa onda de frio que está passando pelo sudeste, vou ver se dou uma passada e encontro alguma coisa que valha a pena!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 15, 2016 1:24 pm
Eu (e minha sogra e filha) ainda gostamos da feirinha... mas por um outro motivo:
Amamos comer o milho cozido que eles vendem lá... :)
Já roupas etc, é com a Srª. Zardox e o Zardoxzinho....
Mas.. realmente, cada vez mais eles estão trocando o "made in Itaipava' pelo "made in Tabajara"....
Estão deixando de pensar na sustentabilidade do negócio...

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 15, 2016 1:26 pm
Alegarritano...
Você vai obter produtos melhores e mais opções na Rua Tereza, em Petrópolis...... a feirinha é mais mesmo pela tradição...

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qua Jun 15, 2016 1:39 pm
Vou ver se dou um pulo lá, então.
Valeu, Zardox!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 15, 2016 1:49 pm
Ale...
Se vc chegar lá na Rua Tereza e as coisas tiverem mudado muito, dá um toque aqui... já tem alguns meses que não vamos em Petrópolis e, neste país maluco, como o pessoal da rádio falava, ".. tudo muda em 20 minutos..."

Aliás, em termos de voto na Comissão de Ética, da Câmara, "tudo mudo em 20 segundos...."
Não vamos demorar muito a ouvir um voto do tipo:

"... acho que réu é INOCENTE, por isso voto pela sua CONDENAÇÃO...." :lol: :lol: :lol:

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Qua Jun 15, 2016 1:55 pm
Pela serra carioca, pela feira de petropolis e pela tradição de Itaipava, eu (voto) dou um feedback aqui SIM hahahah!

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Qua Jun 15, 2016 2:02 pm
Pessoal do FDV é meio clarividente mesmo...chega a assustar... :o

Foi minha mãe obter cidadania portuguesa e no dia das mães eu comentar na mesa do almoço para a família que ia correr atrás da minha naturalização e começou a chover tópico aqui do Hugo sobre Portugal...
E, eu só estou "lambendo os beiços" com as comidinhas lá da terrinha.... :lol:





Booking.com

Voltar para “Petrópolis / Itaipava”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Anúncio