Museu Imperial de Petrópolis: Informação e cultura para todas as idades

Troca de informações sobre Petrópolis e Itaipava.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Qua Jan 02, 2013 3:13 pm
Imagem

Site: http://www.museuimperial.gov.br

Visão geral

O Museu Imperial possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, o período governado por Dom Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos preparados pela nossa equipe.

Você terá a oportunidade de conhecer um pouco do nosso passado histórico.

Durante a visita, é preciso calçar as famosas pantufas, contribuindo assim para a preservação dos pisos originais de mármore de Carrara, mármore belga e madeiras nobres.

Imagem

Imagem

Ao entrar, pessoas que estejam com bolsas, mochilas ou sacolas devem deixá-las no guarda-volumes, o que proporciona comodidade na visita e previne acidentes com o público e o acervo. É preciso guardar também máquinas fotográficas e filmadoras, pois, para preservar o acervo e melhorar o fluxo de visitação, não é permitido fotografar ou filmar dentro do palácio. O serviço é gratuito.

Para cadeirantes e pessoas com problemas de locomoção, o Museu Imperial disponibiliza uma entrada especial, com rampa. Dentro do palácio, há um elevador para acesso ao segundo pavimento.

Conheça a área externa do museu através das fotos abaixo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bonito por fora, mais bonito por dentro.

O Museu

Nosso passeio começa deslizando nas pantufas. É engraçado usá-las, mas aos poucos você se acostuma. São várias salas em um caminho único. Em todas você encontrará informações históricas, em português e também em inglês.

Recebemos fotos de divulgação, enviadas pela administração do museu, para que você possa conhecer um pouco do seu incrível acervo histórico.

Cetro de Dom Pedro I e Dom Pedro II.
Imagem

Coroa de Dom Pedro I.
Imagem

Coroa de Dom Pedro II.
Imagem

Corredor Ala Esquerda.
Imagem

Dom Pedro II na abertura da Assembleia Geral.
Imagem

Gabinete de estudos do imperador Dom Pedro II.

Imagem

Imagem

Hall do segundo andar.
Imagem

Pena usada na assinatura da Lei Áurea.
Imagem

Quarto de dormir dos imperadores.
Imagem

Sala das jóias.
Imagem

Sala de Estado.
Imagem

Sala de jantar.
Imagem

Sala de música e baile.

Imagem

Imagem

Sala de visitas da imperatriz d. Teresa Cristina.
Imagem

Sala dos diplomatas.
Imagem

Violino de Dom Pedro II, incrustado em madrepérola; caixa em jacarandá com detalhes em prata.
Imagem

E o histórico passeio chega ao fim. Uma aula de história!

Informações úteis

Esses são os valores cobrados:

Entrada inteira: R$8,00.
Meia entrada: R$4,00.

Imagem

Imagem

Horários de funcionamento:
Visitação: De terça-feira a domingo, das 11:00 às 18:00.
Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 11:00 às 17:30.
Jardins: De terça-feira a domingo, das 8:00 às 18:00.

Anote o endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro - Petrópolis (RJ).
Anote o telefone: (24) 2245-8935.
Anote o e-mail: [email protected]

Para mais informações acesse: http://www.museuimperial.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=99

Redes sociais

O Museu Imperial está presente nas principais redes sociais. Anote os endereços:

Facebook: http://www.facebook.com/museuimperial
Twitter: https://twitter.com/#!/museuimperial
Google+: https://plus.google.com/u/0/+museuimperial/posts

Estacionamento

Na rua do museu há muitas vagas de rua, porém pode não ser fácil encontrar uma livre. O mais fácil é procurar as vagas disponíveis ao longo do canal. A distância não é grande e a chance de sucesso é maior. Elas funcionam no sistema rotativo e custam R$2,00 para cada hora.

Você encontrará ainda estacionamentos particulares na região, entretanto são consideravelmente mais caros.

Conclusão

Adoramos o Museu Imperial! Uma aula de história, um acervo incrível. Tudo muito bem cuidado e preservado. A área externa, dos jardins, também é muito agradável para relaxar.

Apesar de muitas crianças visitarem o museu, é quando adulto que você aproveita mais. E falamos isso por experiência própria, pois já estivemos lá na época de escola.

Aproveite para conhecer o resto do Centro Histórico, que é imperdível.

Recomendamos muito!

O Falando de Viagem visitou o museu a convite do Museu Imperial de Petrópolis.

E você, conhece o Museu Imperial de Petrópolis? Gostou do acervo? O que mais lhe chamou a atenção? Recomenda? Conte para nós a sua experiência!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Nishan Mensagens: 1627
Sex Jan 11, 2013 7:46 pm
Já fui a Petrópolis umas 2 vezes. A primeira no passeio da escola e a segunda com a minha família. No Museu Imperial fui com os meus colegas de sala de aula e foi uma ótima experiência.

Agora tenho vontade de retornar à Petrópolis e ficar lá ao menos por 1 final de semana me hospedando em um bom hotel. Ao contrário da última vez que fiquei por lá.

Avatar do usuário
Fabio Mensagens: 8900
Sáb Jan 12, 2013 1:23 am
Cada país tem o Peterhof que merece . Esse é o nosso .
Já estive lá na infância , adolescência e como adulto e sempre foi um passeio muito interessante , ainda mais combinado com a região , que vale muito a pena

polegarvermelho Mensagens: 62
Seg Jan 14, 2013 3:50 pm
O Museu Imperial é lindo demais!! É fascinante ver os aposentos e pertences da Família Real em sua outrora casa de verão.
Na parte externa do Museu, no canto esquerdo, existe a "Locomotiva e Vagão Leopoldina" que é o original da estrada de ferro inaugurada por D. Pedro II. Informa que a última viagem ocorreu em 5/11/1964.
Tenho várias fotos lá. Bem legal!

:-)

Patricia Mensagens: 2384
Sex Set 25, 2015 6:38 pm
É mesmo incrível esse acervo. Lugar imperdível na cidade.

http://fdv.im/PatriciaLemos" onclick="window.open(this.href);return false;
Avatar do usuário
DaMatta Mensagens: 400
Sex Set 25, 2015 8:35 pm
Opa...olha a minha terrinha aí gente!

Quem precisar de dicas é só falar...

Carpe Diem
Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Sáb Set 26, 2015 11:37 am
Li que estão querendo acabar com as pantufas. Para as crianças, o museu perde metade da graça sem elas! :D





Booking.com

Voltar para “Petrópolis / Itaipava”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Anúncio