Qual a diferença entre crédito rotativo e parcelamento de fatura?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Ter Nov 01, 2016 9:37 am
Imagem

Não realizar o pagamento total da fatura do seu cartão de crédito é sempre ruim, pois os juros cobrados pelo mercado são abusivos. A maioria dos cartões oferecem a possibilidade de pagar um valor menor, o chamado crédito rotativo, onde você precisa pagar um percentual apenas da fatura, que pode variar de banco para banco. Além disto, alguns bancos só permitem usar o crédito rotativo uma vez a cada dois meses.

Leia também: Qual é o melhor banco para abrir uma conta digital?

Alguns cartões não oferecem a possibilidade do crédito rotativo, como é o caso da linha card do American Express. Outro exemplo recente é o cartão de crédito Digio. Com eles, se você não puder realizar o pagamento total, terá que parcelar a fatura, geralmente em até 12 vezes.

Leia também: Cartões de crédito e Salas VIP

A diferença é que quando você parcela a fatura, seu cartão de crédito fica bloqueado para uso, sendo desbloqueado apenas após a quitação da dívida. Já no crédito rotativo, desde que você pague o valor mínimo exigido, poderá continuar usando o cartão.

Leia também: Qual o melhor cartão de crédito para meu perfil?

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Use essas opções sempre com moderação!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Ter Nov 01, 2016 11:28 am
FDV...
Tem certeza que o parcelamento bloqueia o cartão ??
Será que eles não bloqueiam o LIMITE que você parcelou ???
Exemplo:
Se a pessoa tem um limite de, digamos, R$ 10 mil..
Tem uma dívida de R$ 5 mil e resolve parcelar em 10 parcelas de R$ 700,00 ( eu ia escrever 10 parcelas de R$ 500,00, que inocência, cartão de crédito não entubar juros...)...
Aí, será que o cartão não vai bloquear apenas os R$ 5 mil da dívida ou R$ 7.000,00 da renegociação e deixar livre para o consumidor usar até R$ 5 mil (se bloquear o valor da dívida) ou R$ 3 mil (se bloquear o valor da renegociação) ???

E, na medida em que as parcelas de R$ 700,00 forem sendo pagas, este valor não recompõe o limite ???

De repente a confusão é porque pode ser que a pessoa, quando pedir o parcelamento, já esteja com o limite todo comprometido...aí, realmente não tem jeito... o cara fica sem limite para operar...

Avatar do usuário
Alegarritano Mensagens: 573
Sex Nov 04, 2016 8:13 am
@Zardox,
acho que isso que você exemplificou é o crédito rotativo. Pelo menos é isso que eu conheço como sendo o rotativo.

Acho que parcelamento da fatura é quando você entra em acordo com o banco dizendo que não pode pagar a dívida e pede pra renegociar a mesma.

Porém, não tenho certeza.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Nov 04, 2016 8:16 am
É isso mesmo. O parcelamento diz ao banco "não tenho como pagar", por isso não seria bom senso parcelar e ainda deixar crédito para o endividamento aumentar.

Avatar do usuário
zardox Mensagens: 11619
Sex Nov 04, 2016 9:22 am
Gabriel..
Quando eu usava os cartões da Itaucard, na fatura sempre vinha, automaticamente, a opção de parcelamento em 2/4/6/12 meses e falava que o cliente continuava podendo usar o cartão...
No Santander, também vem com estas informações na fatura....
Mas, como eu não usei, não tenho certeza se realmente se o cliente optar pelo parcelamento, se ele vai poder continuar usando o cartão...

Ale..
Crédito rotativo penso que seja a pessoa pagar um valor entre o mínimo e o valor abaixo do total... este saldo é que é rotativo, e sobre ele incide os juros pesados do cartão...já o parcelamento, pelo menos nas faturas do Itau já vinha informando o juros, que, geralmente, eram menores que o do rotativo, embora tb fossem juros "estratosféricos"...

Aliás, eu sempre achei que o pessoal lá da Base de Lançamentos de Alcântara nunca se atentou para a revolucionária tecnologia que poderiam utilizar para lançamento de foguetes.
Além de terem a vantagem de estando na linha do Equador, com menor quantidade de energia para lançamento dos foguetes, poderiam também inovar no uso do propelente.
Nada de propelente sólido ou líquido, mas sim propelente à base de juros bancários brasileiros...
Certamente os foguetes atingiriam a estratosfera com muito mais facilidade... ;)

JLito2015 Mensagens: 282
Sex Nov 04, 2016 9:27 pm
Parcelar a fatura não significa necessariamente bloquear o crédito do cliente. Há bancos que vão liberando (e restabelecendo) o crédito conforme as parcelas são quitadas.

Não espere bom senso dos bancos.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes


Anúncio