Avaliação Emergencial de Crédito

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sáb Dez 15, 2012 9:27 am
Imagem

Você tem um cartão de crédito. E este cartão tem um limite X. Chega sua fatura e você descobre que tal limite foi ultrapassado sem nenhuma compra ser negada. Excelente, não? Em termos, pois logo abaixo você descobre que o banco emissor do cartão também lhe cobrou uma taxa por isso. É um serviço que permite a aprovação de despesas acima do limite do cartão.

Essa taxa chama-se Avaliação Emergencial de Crédito. E a maioria das pessoas só descobre que ela existe ao vê-la na fatura. Ela está na nova regulamentação do BACEN em vigor - Resolução 3.919.

Leia também: 10 dicas para você proteger seus cartões de crédito

O valor varia de banco para banco, mas normalmente fica entre R$ 15,00 e R$ 20,00. Valor este que só pode ser cobrado uma única vez ao mês, mesmo que o banco faça mais de uma avaliação no mesmo mês.

É bom ou ruim? Depende. Se você tem apenas um cartão de crédito, é bom. Se você tem mais de um, poderia ter usado o outro e evitado essa cobrança.

Ter esse serviço ativo não significa que a compra acima do limite será aprovada. Os aspectos que levam a isto são muitos e os bancos não divulgam tais informações.

Se você não quer o serviço ativo, ligue para seu cartão de crédito e solicite o bloqueio. Neste caso, se a compra passar mesmo que R$ 1,00 do limite, não será aprovada.

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boas compras!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
ZedoPalito Mensagens: 2098
Sáb Dez 15, 2012 9:41 am
Geralmente quando passa de 15% do limite que eles cobram a avaliação!

antigo arthur
Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Dez 15, 2012 9:44 am
Na verdade varia de banco para banco. Tem alguns que cobram a partir de 4% acima do limite.

joaomello Mensagens: 3029
Sáb Dez 15, 2012 10:40 am
Quando comecei a ultrapassar (deve ter sido uns 20%, 30% do limite) não me cobraram nada. Agora me cobram mensalmente. rs

Antigo "vesuvio0559"
raverbr Mensagens: 104
Seg Dez 17, 2012 9:29 am
Pra quem trabalha com cartão de crédito (meu caso) temos o jargão "tarifa de overlimit", geralmente se pode isenta-la ligando no atendimento, igual ao que ocorre com cobrança de anuidade, vale aquele bate-papo com a atendente...

Avatar do usuário
Cristyan Mensagens: 2852
Seg Dez 17, 2012 10:11 am
Em partes é bom.
Só não não acho bom não poder aplicar esse bloqueio somente para um cartão adicional (principalmente o da esposa :P )

SOLDADORJ Mensagens: 2314
Seg Dez 17, 2012 9:20 pm
Vou falar pelo Itaú o meu Itaucard tem um limite de R$ 16.000,00 por enquanto, está na hora e momento de aumentar, além deu usar o limite de R$ 16.000,00 do meu cartão (titular) todo mês dar entre -R$ 14.000,00 a - R$ 16.000,00 em compras futuras parceladas, pois uso todo o limite é além ultrapassa nesse negativo... Geralmente no meu caso chegar a dobra o valor do limite disponível, o sistema libera.

Tarifa do Itaucard é atualmente R$ 17,90 mensal.

DigoNS Mensagens: 22
Ter Dez 18, 2012 3:15 pm
Como disse o @ravebr, essa tarifa é cancelada facilmente ligando no atendimento, sempre fiz isso com Itaú e, mais recentemente, Bradesco, que negou na primeira ligação, mas depois cancelaram.

Na verdade, pela regra do BACEN ela é ilegal caso seja efetuada sem o pedido direto do cliente.

Segue o texto da Resolução:

"Avaliação de viabilidade e de riscos para a concessão de crédito em caráter emergencial, a pedido do cliente, por meio de atendimento pessoal, para realização de despesa acima do limite do cartão, cobrada no máximo uma vez nos últimos trinta dias." BACEN, Resolução 3.919

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Ter Dez 18, 2012 3:18 pm
Depende. No Santander já me perguntaram que eu queria que mantivesse ativa. Ou seja, se eu reclamar, vão ter provas de que eu permiti e não vão devolver provavelmente.

DigoNS Mensagens: 22
Ter Dez 18, 2012 5:26 pm
Sim, havendo solicitação específica eles podem cobrar. Mas eu prefiro que neguem a venda, pois uso outro cartão.

Essa taxa é absurda, uma vez me cobraram 18 reais, pq excedi R$ 10,00 no meu limite. Devolveram os 18 reais e cancelaram a avaliação automática (Bradesco). No Itau sempre devolvem e mantêm pra mim.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes


Anúncio