Preciso assinar meu cartão de crédito?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19836 Administrador
Qui Jan 17, 2013 8:21 am
Imagem

Ao virar seu cartão você verá um campo onde deve assinar. É a chamada Assinatura Autorizada. Ela é obrigatória? Os bancos dirão que sim e a prática que não. Você conseguirá usar o cartão de crédito normalmente, no Brasil ou no exterior, sem qualquer assinatura. Pode ser que um ou outro lugar exija, quando você encontrar um funcionário chato, mas no geral ninguém irá exigir.

Se antes dos cartões de chip a assinatura nunca foi exigida, imagine agora, onde a imensa maioria das transações é realizada através da sua senha eletrônica. Fica mais evidente ainda que a assinatura não serve para nada.

A maioria dos locais sequer vira o cartão ao recebê-lo. Em outros, você sequer entrega o cartão de crédito ao funcionário.

Alguns vão dizer para escrever no verso 'Solicite o RG', mas isso é besteira e não adianta nada. Também é algo do passado, que atualmente não faz o menor sentido.

Nunca tivemos problema em não assinar nossos cartões de crédito. Nunca mesmo!

Se quiser, você pode assinar, mas se preferir não fazê-lo não há problemas.

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boas compras!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Schincariol Mensagens: 212
Qui Jan 17, 2013 8:41 am
Em 2009 estive em Budapeste e ao fazer uma compra numa loja de roupas com meu cartão AMEX, a atendente me questionou por que meu cartão não estava assinado. Nisso respondi que nunca tinha assinado um cartão no verso e que no Brasil era normal isso.

Resumindo: Compra Aprovada

Obs.: Passei depois em outros 7 países da Europa e ninguém questionou a falta da assinatura.

Avatar do usuário
CodeRJ Mensagens: 2323
Qui Jan 17, 2013 3:02 pm
Eu até assino, mas na prática não serve para nada nos dias de hoje, com os cartões possuindo Chip e mesmo o Diners que não possui nunca ninguém virou o cartão para conferir a assinatura, a Drogaria Pacheco é o único local que pede o RG, ou seja, ela só olha assinatura do RG e ignora a do cartão. :lol:

Nishan Mensagens: 1627
Qui Jan 17, 2013 8:54 pm
O funcionário não pode ser chamado de "chato" por cumprir corretamente o procedimento do seu trabalho. Ao se reclamar por exigir o documento de identidade para se comprar o cartão abre-se mão do direito de reclamar de uma compra feita com o seu cartão não reconhecida por você ?

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 17, 2013 9:11 pm
Se todo funcionário fosse cumprir exatamente o que determina seu contrato o mundo entraria em colapso.

Nishan Mensagens: 1627
Qui Jan 17, 2013 9:27 pm
Então é melhor seguir assim "nas coxas".

Quem faz o certo é taxado de "chato". O bom mesmo é fazer o "agradozinho" para não deixar o cliente chateado.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 17, 2013 9:30 pm
Não é segue "nas coxas". Mas tem procedimentos que são do século passado e estão obsoletos, não havendo necessidade de continuar seguindo um protocolo que não faz mais sentido.

O comentário do CodeRJ mostra que mesmo quem pede, faz errado.

Nishan Mensagens: 1627
Qui Jan 17, 2013 9:40 pm
Criam-se métodos de passar TODA a responsabilidade da compra para o consumidor (implantação da senha e do chip, por exemplo) em nome da agilidade e fim de "procedimentos obsoletos". No dia em que solicitar documento de identidade para efetuar uma compra com o cartão for obsoleto é melhor rever todos os procedimentos de segurança.


Ocorre que quando alguma coisa acontece com o seu cartão, este (consumidor) é o primeiro a choramingar e protestar do porquê o estabelecimento aceitou que passassem uma compra no seu cartão se não era ele que o utilizava.

"Mas a loja não pede a identificação de quem compra ?"

Como eu disse: quem faz o certo é o chato.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Qui Jan 17, 2013 9:47 pm
E identidade comprova algo? As fotos na maioria dos casos não identifica o portador. Isso quando se trata do RG. Na minha foto eu tinha 15 anos. Não dá para me reconhecer. Conheço muitas pessoas que têm fotos de 20, 30 anos atrás. Impossível reconhecer.
Já com a CNH é diferente, pois como sempre é renovada, as fotos são recentes.

E o consumidor está certo em reclamar mesmo. Os bancos ganham bilhões e as perdas que têm por causa de fraudes são mínimas. Prova disto é que estornam o valor sem reclamar na maioria dos casos.

Nishan Mensagens: 1627
Qui Jan 17, 2013 10:02 pm
A identidade compra que a pessoa é a portadora do cartão. Com RG sempre há o problema das fotos. As pessoas não querem renovar e para não criarem caso é aceito mesmo com sua foto de como você era em 1958. Como na CNH você é obrigado a renovar, não tem choro.

O valor é estornado porque (em 99% dos casos) se o consumidor entrar na justiça ganha fácil estando certo ou não. Simples.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Anúncio