O que significa variação cambial?

Dúvidas gerais sobre cartões de crédito e serviços financeiros.
Avatar do usuário
falandodeviagem Mensagens: 19830 Administrador
Sex Jul 18, 2014 4:17 pm
Imagem

Quando você faz uma compra com cartão de crédito no exterior, independente da moeda, está sujeito à variação cambial. Basicamente isso significa que se o dólar subir você vai pagar mais e se o dólar abaixar você pagará menos.

Isso acontece devido ao fato de você não pagar imediatamente a compra. O valor em reais é definido apenas quando a fatura do cartão de crédito é fechada. Geralmente ocorre variação cambial entre o dia da compra e o dia do fechamento da fatura, mesmo que seja pequena.

A variação cambial pode também ocorrer do dia do fechamento da fatura até o dia de pagamento da mesma. Caso o dólar tenha subido a diferença será cobrada na fatura seguinte. Se tiver abaixado, a diferença será lançada como crédito também na fatura seguinte.

Se você usar um cartão de débito, por exemplo, não terá variação cambial, pois o valor é debitado imediatamente da sua conta corrente. O mesmo é válido para os cartões pré-pago.

Leia também: Como funciona o limite do cartão de crédito

E-books: Guia de Cartão de crédito e Cartão de crédito para Viajantes

No passado, você perdia dinheiro para os bancos. Hoje, você ganha dinheiro dos bancos usando todos os benefícios dos cartões de crédito. Milhas aéreas (para usar e/ou vender), cashback (dinheiro de volta), seguros, proteções, salas VIP, chip de internet, traslado para o aeroporto, Concierge, upgrade e convites exclusivos são alguns dos motivos para você ter um bom cartão de crédito. Dá até para ter uma renda extra vendendo milhas!

São 2 e-books pelo preço de 1 (valor promocional):
- Guia completo de cartão de crédito;
- Cartão de crédito para viajantes.

Compre o seu agora e comece a transformação na sua vida financeira: https://fdv.im/ebookcartoes

Os grupos pagos do Falando de Viagem no WhatsApp

- Cartões, Milhas e Viagens (R$ 39,90 mensal - todos os níveis de conhecimento): esse é o grupo mais completo, com a mentoria diária do Gabriel Dias. Divulgação de promoções, estratégias, oportunidades em vários setores e suporte individualizado (inclusive no privado). Faça a inscrição clicando aqui.

- Cartões de crédito PRO (R$ 10,00 mensal - nível de conhecimento avançado): discussões entre os membros de estratégias avançadas, além de divulgação de promoções e oportunidades em primeira mão. Não é um grupo onde tem a mentoria do Gabriel Dias e tampouco o bê-á-bá. Faça a inscrição clicando aqui.

- Tudo sobre as salas VIP (R$ 10,05 trimestral - todos os níveis de conhecimento): grupo para falarmos sobre as salas VIP no Brasil e no mundo. Os principais gestores de salas VIP do Brasil estão nesse grupo. Os membros podem ser convidados para conhecer os lounges e recebem descontos nos passes de acesso. Faça a inscrição clicando aqui.

- Como tirar o visto americano (R$ 99,00 - pagamento único): grupo para quem deseja tirar pela primeira vez ou renovar o visto americano. Assessoria para orientações no agendamento, preenchimento dos dados, informações e dicas para a entrevista. Faça a inscrição clicando aqui.

- Promoções Premium (R$ 10,00 mensal): grupo para quem deseja receber as melhores ofertas da internet, de todos os setores, para economizar muito no dia a dia. Faça a inscrição clicando aqui.

Boas compras!
Imagem
ImagemImagemImagemImagemImagem

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sex Jul 18, 2014 7:58 pm
É ótimo receber crédito na fatura pelo dólar ter abaixado. Aconteceu comigo esse mês inclusive.

Luissergio Mensagens: 26
Sáb Jul 19, 2014 4:15 pm
Vale ressaltar que muitas lojas, especialmente nos EUA, te dão a opção de escolher o câmbio do dia; quando sua fatura chega não há variação, mesmo que o câmbio oscile. Eu sempre opto pelo câmbio BLR para evitar surpresas.

Avatar do usuário
GabrielDias Mensagens: 41746
Sáb Jul 19, 2014 5:10 pm
Bloquearam isso já os bancos. Nem era uma boa opção, porque cobravam taxa para isso.

Ajudante Mensagens: 18088
Sáb Jul 19, 2014 6:14 pm
Bradesco segue Itaú e também fará mudanças nas transações internacionais convertidas em reais http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=289&t=6643" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
baran Mensagens: 10215
Dom Jul 20, 2014 8:32 pm
A variação cambial me favoreceu este mês. Veio um crédito de R$ 0,88 na fatura que vence em agosto. :P

FightClub Mensagens: 115
Ter Nov 18, 2014 3:13 pm
Gostaria de tirar uma dúvida, em especial relacionada à Caixa. Eu sempre considerei que os bancos utilizassem a cotação do dia anterior ao pagamento efetivo da fatura para fazer aquela correção cambial na fatura do mês seguinte – já que o boleto pode ser pago a qualquer hora do dia, a cotação ao final do dia será diferente. Estou errado?

Ajudante Mensagens: 18088
Ter Nov 18, 2014 3:22 pm
Olá FightClub,

Provavelmente será a cotação ao final do dia que será usada como base.

silviaa2091114345 Mensagens: 2
Dom Ago 02, 2015 5:36 pm
Sobre um dos comentários deixados neste post, eu queria saber quais sites permitem escolher o câmbio do dia, se podem me dar alguns exemplos. Foi dito que "Vale ressaltar que muitas lojas, especialmente nos EUA, te dão a opção de escolher o câmbio do dia; quando sua fatura chega não há variação, mesmo que o câmbio oscile. Eu sempre opto pelo câmbio BLR para evitar surpresas." - quais lojas são essas??

Ajudante Mensagens: 18088
Dom Ago 02, 2015 6:04 pm
Olá silviaa,

Os bancos brasileiros não aceitam mais essa opção.





Booking.com

Voltar para “Dúvidas gerais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes


Anúncio